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http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/20188
Tipo do documento: | Tese |
Título: | Os Ingovernáveis: uma análise de modos de viver e cuidar no encontro com crianças e adolescentes em situação de rua |
Título(s) alternativo(s): | Los Ingobernables: un análisis de los modos de vivir y cuidar en el encuentro con niñas, niños y adolescentes en situación de calle |
Autor: | Moure, Andrea Paola ![]() |
Primeiro orientador: | Rodrigues, Heliana de Barros Conde |
Primeiro membro da banca: | Arantes, Esther Maria de Magalhães |
Segundo membro da banca: | Silva, Eder Amaral e |
Terceiro membro da banca: | Nascimento, Aline Ribeiro |
Quarto membro da banca: | Latge, Paula Kwamme |
Resumo: | Esta tese é produto de meu percurso no Doutorado no Programa de Políticas Públicas e Formação Humana da UERJ e apresenta as diferentes modulações dos trajetos desenvolvidos durante quase 6 anos. Descreve um processo que começou com a apresentação de um cenário de prática profissional, relatando cenas de uma experiência que resultaram problemáticas, a partir da metodologia do diário de campo. A pesquisa desenha um modo possível da analisar a prática da psicologia no encontro com crianças e adolescentes em situação de rua. A partir das ferramentas da Análise Institucional se propõe pensar a psicologia e a infância como analisadores. Desde essa perspectiva, colocam-se em análise as implicações da pesquisadora que permeiam a pesquisa toda. O primeiro trajeto da pesquisa me levou à construção da primeira pergunta orientadora: que práticas de governo existiam durante essa experiência e quais foram os movimentos de desobediência e as recusas possíveis frente a isso? A pesquisa bibliográfica me aproximou ao corpo de conhecimentos que oferece a Análise Institucional e a conceituação apresentada por Michel Foucault sobre as práticas de governo. O segundo trajeto levanta uma problematização sobre os modos de infantilização na atualidade: como se infantilizam as crianças, a própria psicologia e, também, uma cidade. Os intercessores para abordar esses problemas foram René Schérer e Guy Hocquenghem, com o livro “Coire, album systématique de l’enfance” (1976), traduzido pelo professor Eder Amaral, e parte da obra literária do escritor Fernand Deligny. Por fim, o terceiro trajeto propõe refletir sobre a psicologia e a pesquisa, a produção de determinada prática psicológica e científica, incluindo a questão do território na análise. Nesse trajeto as entrevistas e produções teóricas da filósofa belga Vinciane Despret foram fundamentais nas formulações realizadas. O percurso percorrido durante esse processo foi abrindo e continua provocando novos temas a estudar. O modo de produzir conhecimento e, consequentemente, o modo de afirmar uma prática e uma pesquisa talvez seja uma das problematizações mais importantes que essa experiência me trouxe e que ainda continua me impulsionando a iniciar novos trajetos. |
Abstract: | Esta tesis es producto de mi recorrido en el Doctorado del Programa de Políticas Públicas y Formação Humana de la UERJ y presenta las diferentes modulaciones de los trayectos desarrollados durante casi 6 años. Describe un proceso que empezó con la presentación de un escenario de práctica profesional, relatando escenas de una experiencia que resultaron problemáticas, a partir del uso del diario de campo. La investigación diseña un modo posible de analizar la práctica de la psicología en el encuentro con la niñez y la adolescencia en situación de calle. A partir de las herramientas del Análisis Institucional se propone pensar la psicología y la infancia como analizadores. Desde esta perspectiva, se colocan en análisis las implicaciones de la investigadora, que permean toda la investigación. El primer trayecto de la investigación me llevó a la construcción de la primera pregunta orientadora: qué prácticas de gobierno existían durante esa experiencia y cuáles fueron los movimientos de desobediencia y las recusas posibles frente a eso? La investigación bibliográfica, me aproximó al cuerpo de conocimientos que ofrece el Análisis Institucional y las conceptualizaciones presentadas por Michel Foucault sobre las prácticas de gobierno. El segundo trayecto levanta una problematización sobre los modos de infantilización en la actualidad: como se infantiliza a la niñez, a la psicología y, también, a una ciudad. Los intercesores para abordar esos problemas fueron René Schérer y Guy Hocquenghem, con el libro “Coire, album systématique de l’enfance” (1976), traducido por el profesor Eder Amaral, y parte de la obra literaria del escritor Fernand Deligny. Por último, el tercer trayecto propone reflexionar sobre la psicología y la investigación, la producción de determinada práctica psicológica y científica, incluyendo la dimensión del territorio en el análisis. En ese trajecto las entrevistas y producciones teóricas de la filósofa belga Vinciane Despret fueron fundamentales en las formulaciones realizadas. El camino recorrido durante este proceso, fue abriendo y continua provocando nuevos temas a estudiar. El modo de producir conocimiento y, consecuentemente, el modo de afirmar una práctica y una investigación, tal vez sea una de las problematizaciones más importantes que esta experiencia me trajo y que todavia continua impulsandome a iniciar nuevos trayectos. |
Palavras-chave: | Infancia Psicologia Territorio Infância Psicologia Território |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICA::POLITICAS PUBLICAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Formação Humana |
Citação: | MOURE, Andrea Paola. Os Ingovernáveis: uma análise de modos de viver e cuidar no encontro com crianças e adolescentes em situação de rua. 2023. 127 f. Tese (Doutorado em Políticas Públicas e Formação Humana) – Centro de Educação e Humanidades, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 2023. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/20188 |
Data de defesa: | 2-Jun-2023 |
Aparece nas coleções: | Doutorado em Políticas Públicas e Formação Humana |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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