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Tipo do documento: Dissertação
Título: Sorrisos infantis na luta pela terra: a participação das crianças na vida política da sociedade
Título(s) alternativo(s): Children's smiles in the struggle for land: child participation in the political life of society
Autor: Gonçalves, Bárbara de Oliveira 
Primeiro orientador: Aquino, Lígia Maria Motta Lima Leão de
Primeiro membro da banca: Araújo, Vania Carvalho de
Segundo membro da banca: Pereira, Rita Marisa Ribes
Resumo: A participação das crianças nas diferentes esferas da sociedade levanta questões a respeito de sua condição enquanto sujeitos políticos. A infância inserida em um contexto de lutas apresenta pistas significativas a respeito da vida política que as crianças desenvolvem, atuando junto a seu grupo de pertencimento social na busca pela transformação da realidade. A pesquisa realizada junto às crianças que fazem parte do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) permite observar não só a atuação das crianças em movimentos sociais, mas as especificidades de uma organização política que defende a participação infantil. Partindo dos aportes da Sociologia da Infância que considera que as crianças são parte constituinte do mundo e integram uma realidade social específica, que se relacionam entre si e com todos os outros que as cercam, com quem irão elaborar sentidos para sua existência, direção para suas ações, procurando compreender as relações sociais nas quais estão inseridos, modificando-as à sua maneira e cultura, podemos investigar de que maneira as crianças procuram se posicionar diante dos problemas sociais que vivenciam, como os percebem e de que maneira se organizam, na luta pelos seus direitos, entre eles o direito de se organizar e lutar por aquilo em que acreditam e defendem. Tornando-se necessária para se compreender o ambiente de vida dessas crianças uma investigação sobre a situação do campo no Brasil, suas contradições, história e os debates que se travam em torno de seu conceito. A pesquisa de campo se realiza em dois momentos singulares promovidos durante o ano de 2017 no estado do Rio de Janeiro pelo MST, sendo eles: a visita a uma escola municipal localizada no Assentamento Campo Alegre, durante uma atividade de preparação para o Encontro Estadual; e o próprio XX Encontro Estadual das Crianças Sem Terrinha. Durante o decorrer da pesquisa constatamos que as crianças e as infâncias observadas estiveram à sua maneira, diretamente vinculadas à vida política e econômica da sociedade, participação que foi impulsionada por meio de sua organização em movimento social e que se faz necessária por questões materiais e culturais que a vida impõe a elas. Observando ainda outros casos de participação política das crianças na sociedade, podemos considerar que estas ocorrem independente da opinião pública geral, condicionados pelas suas situações concretas de vida, na medida em que este é fator determinante de suas reivindicações e da legitimidade que estas alcançam socialmente. A participação infantil é naturalizada quando reforça os comportamentos instaurados pela ideologia dominante, porém é coibida quando carrega em si componentes essenciais para a transformação social. Compreender essa questão é fundamental para o debate a cerca da legitimidade da participação social infantil nas esferas decisórias da nossa sociedade.
Abstract: The participation of children in different spheres of society raises questions about their status as political subjects. Childhood in a context of struggles presents significant clues regarding to the political life children develop, working together with their social group in the search for the transformation of reality. The research accomplished with the children who are part of the Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) allows the observation of not only the actions of children in social movements, but also the specificities of a childlike political organization. Beginning from the contribution of Sociology of Childhood which considers children as a constituent part of the world who integrate a specific social reality, that relate to each other and to all the others who surround them, with whom they will elaborate meaning for their existence, direction for their actions, trying to understanding the social relation in which they are inserted, modifying them in their way and culture, we can investigate how children try to position themselves in the face of social problems they experience, how they perceive, and how they organize themselves in the struggle for their rights, among them, the right to organize themselves and fight for what they believe and defend. It’s becoming necessary, to understand the life’s environment of these children, an investigation about the situation in Brazil, its contradictions, history and debates which are made around its concept. The research was performed in two singular moments in 2017 in the State of Rio de Janeiro by the MST. The first moment was the visit to a municipal school situated in Assentamento Campo Alegre during an activity to prepare for the State Meeting; the second moment was the XX Encontro Estadual das Crianças Sem Terrinha itself. During the course of the research it was verified that the observed children and childhood were, in their way, directly linked to the political and economic life of society, participation which was boosted by their organization in social movements, which were necessary due to material and cultural issues life imposes on them. Observing other cases of political participation of children in society, we can consider they occur independently of general public opinion, conditioned by their concrete situation of life, as this is a determining factor of their demands and the legitimacy they achieve socially. Child participation is naturalized when it reinforces the behaviors established by the dominant ideology, although it is curbed when it carries within itself essential components for social transformation. Understanding this issue is fundamental to the debate about the legitimacy of child social participation in the decision-making spheres of our society.
Palavras-chave: Political childhood
Crianças Sem Terrinha
Struggle
Child participation
Infâncias políticas
Crianças Sem Terrinha
Luta
Participação infantil
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: GONÇALVES, Bárbara de Oliveira. Sorrisos infantis na luta pela terra: a participação das crianças na vida política da sociedade. 2018. 243 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/20194
Data de defesa: 21-Dez-2018
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

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