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Tipo do documento: Dissertação
Título: Godzilla e Dr. Strangelove: Representações do medo no cinema da Guerra Fria
Título(s) alternativo(s): Godzilla and Dr. Strangelove: Representations of fear in Cold War cinema
Autor: Costa, Wallace da Silva 
Primeiro orientador: Pereira, Ana Carolina Huguenin
Primeiro membro da banca: Costa, Gustavo Villela Lima da
Segundo membro da banca: Trovão, Flavio Vilas Boas
Resumo: Esta dissertação aponta para a análise de duas obras cinematográficas que marcaram a seara cultural da Guerra Fria – tanto no Oriente, quanto no Ocidente: Gojira (1954) e Dr. Strangelove or: How I Learned to Stop Worrying and Love the Bomb (1964). O primeiro filme é uma produção japonesa de argumento original; o segundo, por sua vez, trata-se de uma produção anglo-americana, adaptação cinematográfica do livro Red Alert, de Peter George. A análise proposta diz respeito não apenas aos filmes em seus enredos, mas ao contexto histórico de suas produções. Discute-se como as obras expressam angústias, traumas e o medo – especificamente o medo da aniquilação nuclear – muito presente no período, marcado por traumas referentes à Segunda Guerra Mundial, ao lançamento das bombas atômicas sobre Hiroshima e Nagasaki, e pelo acirramento da Guerra Fria. Procuraremos, então, compreender o universo no qual os filmes selecionados funcionam como transposições dramáticas e reelaborações artísticas de eventos históricos, e como traduções simbólicas de dramas políticos e sociais.
Abstract: This dissertation aimed to analyze two of the most impactful works of art produced in the Cold War cinema, masterpieces that changed the cultural history at the time for both westerners and easterners: Gojira (1954) and Dr. Strangelove or: How I Learned to Stop Worrying and Love the Bomb (1964). The first movie is a Japanese production with an original screenplay; the second one, in turn, is a British-American production, which screenplay was adapted from the previously book Red Alert, by Peter George. The kind of analyze that we are proposing will not discuss merely the movies’ plots. We will approach their historical context and how these films manifest anguishes, traumas and fear – especially the fear of nuclear annihilation. Those were common feelings in that moment, when the memories of the atomic bombs in World War II still vividly haunted the witnesses of Hiroshima and Nagasaki as the tension between United States and Soviet Union arose. Our effort, here, is to understand the universe in which these selected movies work as dramatic transpositions and artistic re-elaborations of historical events, and symbolic translations of political and social dramas.
Palavras-chave: History and cinema
Cold War
Godzilla
Dr. Strangelove
História e cinema
Guerra Fria
Godzilla
Dr. Strangelove
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA MODERNA E CONTEMPORANEA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores
Programa: Programa de Pós-Graduação de Ensino em Educação Básica - CAp UERJ
Citação: COSTA, Wallace da Silva. Godzilla e Dr. Strangelove: Representações do medo no cinema da Guerra Fria. 2022. 169 f. Dissertação (Mestrado em História Social) – Faculdade de Formação de Professores, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/20197
Data de defesa: 28-Nov-2022
Aparece nas coleções:Mestrado em História Social

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