Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/20203
Tipo do documento: | Tese |
Título: | Música, filosofia e educação: interlocuções com a vida na escola pública |
Título(s) alternativo(s): | Music, philosophy, education: interlocutions with life in the public school |
Autor: | Alfonzo, Neila Ruiz |
Primeiro orientador: | Kohan, Walter Omar |
Primeiro membro da banca: | Paiva, Jair Miranda de |
Segundo membro da banca: | Mello, Maristela Barenco Corrêa de |
Terceiro membro da banca: | Guimarães, Pablo de Vargas |
Quarto membro da banca: | Santos, Regina Márcia Simão |
Resumo: | O propósito desta tese é pensar interlocuções entre música, filosofia e educação na escola pública no exercício de compreender um modo de fazer música, a partir da prática coral do Colégio Pedro II - campus Engenho Novo II. Esta pesquisa parte da necessidade de fazer fugir uma tradição escolar que cumpre finalidades de uma política dominante e de afirmar outros modos de fazer e de ser escola. Escola como vida. Parte das atividades do Núcleo de Estudos de Infâncias e Filosofias – NEFI, são trazidas para pensar as questões desta pesquisa, com ênfase nas experiências filosófico-musicais vividas com as crianças no projeto “Em Caxias, a Filosofia en-caixa?” quando provocam deslocamentos e lançam novas perguntas sobre uma prática coral vivida na escola. É assim que as concepções de escola como tempo livre - skholé (Masschelein e Simons) e como escola dos sentimentos (Ferraro) são exploradas numa escuta atenta aos gestos de uma prática educacional que suscita abertura e criação de mundos. Os conceitos de ritornelo e plano de composição estética (Deleuze e Guattari) são aqui tomados pela abertura que fazem na música e na sua potência de interlocução com a filosofia e a educação. Música como agenciamento. Os movimentos presentes no coral - exercícios de corpo, improvisação, conversas, processos de criação musical - vão tecendo linhas que se atravessam fazendo e desfazendo territórios, produzindo intensidades, liberando e retendo forças, compondo modos de escutar, de fazer soar e ressoar com o(s) outros. As narrativas das experiências aqui pensam um modo de fazer e de ser escola num composto de afetos, sentimentos e abertura ao que vem de fora. As vozes dos cantores entrevistados constituem nesta pesquisa uma polifonia que expressa agenciamentos, devires, toda uma micropolítica traçada numa prática coral em suas indiscerníveis dimensões musical, filosófica e educacional: uma composição infinita daquilo que dá forma e vida à escola: as relações. |
Abstract: | The aim of this thesis is to think interlocutions between music, philosophy and education in public school, in an exercise of understanding a way of making music with choir practice in Colégio Pedro II - campus Engenho Novo II. This research springs from the need to escape a tradition of schooling which serves the objectives of dominant politics, affirming instead different ways of being (in) school. School as life. Part of the activities of the Nucleus of Childhoods and Philosophies Studies (Núcleo de Estudos de Infâncias e Filosofias – NEFI) are considered regarding the subject of the research, especially musical-philosophical experiences with children from the “Em Caxias, a Filosofia en-caixa?” project, bringing displacement and new questions about choir practice in school. The concepts of school as free time - skholé (Masschelein and Simons) and school of feelings (Ferraro) are thus explored, carefully listening to gestures of an educational practice which leads to the opening and creation of worlds. The concepts of ritornello and aesthetic plane of composition (Deleuze and Guattari) are here taken for the opening they perform in music and for their power of interlocution with philosophy and education. Music as agency. The movements of the choir – body exercises, improvisation, conversation, process of musical creation – interweave lines that make and unmake territories, produce intensities, liberate and restrain forces, compose ways of listening, sounding and resounding with the other(s). Here, the narratives of experiences think a way of making and being school in a composite of affects, feelings and opening towards what comes from the outside. In this research, the voices of the choir singers constitute a polyphony that expresses agencies, becomings, a complete micropolitics drawn in music making in its indiscernible aesthetic, philosophical and educational dimensions: an infinite composition of that which gives form and life to schools – the relations. |
Palavras-chave: | Music Philosophy Education Ritornello Plane of composition Choir practice Skholé School of feelings Música Filosofia Educação Ritornelo Plano de composição Prática coral Skholé Escola dos sentimentos |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Citação: | ALFONZO, Neila Ruiz. Música, filosofia e educação: interlocuções com a vida na escola pública. 2019. 438 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/20203 |
Data de defesa: | 28-Jun-2019 |
Aparece nas coleções: | Doutorado em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Tese - Neila Ruiz Alfonzo - 2019 - Completa.pdf | 7,98 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.