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Tipo do documento: Dissertação
Título: Ensino de história, BNCC e trabalhismo: desafios e possibilidades no contexto pandêmico
Título(s) alternativo(s): History teaching, BNCC and labourism: challenges and possibilities in the pandemic context
Autor: Arnaud, Lucas de Paula 
Primeiro orientador: Dezemone, Marcus Ajuruam de Oliveira
Primeiro membro da banca: Fonseca, Vivian Luiz
Segundo membro da banca: Santos, Christiano Britto Monteiro dos
Resumo: O tema central desta pesquisa é a reflexão acerca do processo de ensino-aprendizagem de História em um colégio da cidade do Rio de Janeiro, durante o período de pandemia de COVID-19. A preocupação era a de desenvolver instrumentos de avaliação capazes de fornecer evidências de aprendizagem da habilidade EF9HI06 sobre trabalhismo, presente na BNCC do Ensino Fundamental, e do conceito de populismo, ausente na normativa, mas essencial para a formação política do indivíduo. Assim, o trabalho discute os limites e potencialidades do ensino remoto no Ensino Básico, da plataforma digital utilizada pela instituição de ensino escolhida para a realização da pesquisa e também da BNCC. Ademais, a proposição de uma prática pedagógica e de instrumentos de avaliação que mensurem a aprendizagem desses dois conceitos também são contemplados neste trabalho. Para a elaboração da intervenção pedagógica, foram utilizados os referenciais teóricos de Perrenoud e Zabala, enquanto o Guia de Elaboração de Itens do INEP, as reflexões de Airasian, Russel e Bloom serviram de base para a construções dos instrumentos de avaliação.
Abstract: The central theme of this research is the reflection about the History teaching - learning process in a school from Rio de Janeiro city during “COVID - 19” pandemic period in order to develop evaluation instruments that provide “EF9HI06” skill learning evidences about labourism, that is in the “BNCC” from Primary School and populism concept missing in normative, but essential to individual political education. Therefore, this study aims at discussing the remote teaching limits and potentialities in the Basic Education, discussing the educational platform Google, used by the education institution chosen to do the research and also “BNCC”. Furthermore, the proposition of a pedagogical practice and evaluation instruments that measure the learning of these two concepts, also are these academic work aims. In order to elaborate pedagogical intervention, Perrenoud and Zabala’s theoretical referentials were used, while the Items Elaboration Guide from “INEP” and the Airasian, Russel and Bloom’s reflections served as base to the evaluation instruments construction.
Palavras-chave: History Teaching
Assessment
BNCC
Labor
Populism
Skills
Competence
Following teaching
Ensino de História
Avaliação
BNCC
Trabalhismo
Populismo
Habilidades
Competências
Sequência Didática
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino de História (PROFHISTORIA)
Citação: ARNAUD, Lucas. Ensino de história, BNCC e trabalhismo: desafios e possibilidades no contexto pandêmico. 2023. 198 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Rede Nacional PROFHISTORIA) – Faculdade de Formação de Professores, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/20205
Data de defesa: 31-Mar-2023
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Ensino de História (PROFHISTORIA)

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