Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/20205
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Ensino de história, BNCC e trabalhismo: desafios e possibilidades no contexto pandêmico |
Título(s) alternativo(s): | History teaching, BNCC and labourism: challenges and possibilities in the pandemic context |
Autor: | Arnaud, Lucas de Paula |
Primeiro orientador: | Dezemone, Marcus Ajuruam de Oliveira |
Primeiro membro da banca: | Fonseca, Vivian Luiz |
Segundo membro da banca: | Santos, Christiano Britto Monteiro dos |
Resumo: | O tema central desta pesquisa é a reflexão acerca do processo de ensino-aprendizagem de História em um colégio da cidade do Rio de Janeiro, durante o período de pandemia de COVID-19. A preocupação era a de desenvolver instrumentos de avaliação capazes de fornecer evidências de aprendizagem da habilidade EF9HI06 sobre trabalhismo, presente na BNCC do Ensino Fundamental, e do conceito de populismo, ausente na normativa, mas essencial para a formação política do indivíduo. Assim, o trabalho discute os limites e potencialidades do ensino remoto no Ensino Básico, da plataforma digital utilizada pela instituição de ensino escolhida para a realização da pesquisa e também da BNCC. Ademais, a proposição de uma prática pedagógica e de instrumentos de avaliação que mensurem a aprendizagem desses dois conceitos também são contemplados neste trabalho. Para a elaboração da intervenção pedagógica, foram utilizados os referenciais teóricos de Perrenoud e Zabala, enquanto o Guia de Elaboração de Itens do INEP, as reflexões de Airasian, Russel e Bloom serviram de base para a construções dos instrumentos de avaliação. |
Abstract: | The central theme of this research is the reflection about the History teaching - learning process in a school from Rio de Janeiro city during “COVID - 19” pandemic period in order to develop evaluation instruments that provide “EF9HI06” skill learning evidences about labourism, that is in the “BNCC” from Primary School and populism concept missing in normative, but essential to individual political education. Therefore, this study aims at discussing the remote teaching limits and potentialities in the Basic Education, discussing the educational platform Google, used by the education institution chosen to do the research and also “BNCC”. Furthermore, the proposition of a pedagogical practice and evaluation instruments that measure the learning of these two concepts, also are these academic work aims. In order to elaborate pedagogical intervention, Perrenoud and Zabala’s theoretical referentials were used, while the Items Elaboration Guide from “INEP” and the Airasian, Russel and Bloom’s reflections served as base to the evaluation instruments construction. |
Palavras-chave: | History Teaching Assessment BNCC Labor Populism Skills Competence Following teaching Ensino de História Avaliação BNCC Trabalhismo Populismo Habilidades Competências Sequência Didática |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Ensino de História (PROFHISTORIA) |
Citação: | ARNAUD, Lucas. Ensino de história, BNCC e trabalhismo: desafios e possibilidades no contexto pandêmico. 2023. 198 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Rede Nacional PROFHISTORIA) – Faculdade de Formação de Professores, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2023. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/20205 |
Data de defesa: | 31-Mar-2023 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Ensino de História (PROFHISTORIA) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação - Lucas de Paula Arnaud - 2023 - Completa.pdf | ARQUIVO PRINCIPAL | 4,09 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.