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Tipo do documento: Tese
Título: O brincar, a educação e as crianças Calon do acampamento cigano de Quissamã, RJ: uma fotoetnografia de brincadeiras e de aprendizagens
Título(s) alternativo(s): Playing, education, and Calon children from the romani camp in Quissamã, RJ: a photoethnography of play and learning
Autor: Marques, Maria Cristina 
Primeiro orientador: Caputo, Stela Guedes
Primeiro membro da banca: Louzada, Virgínia Cecília da Rocha
Segundo membro da banca: Mignot, Ana Chrystina Venancio
Terceiro membro da banca: Souza, Edilma do Nascimento
Quarto membro da banca: Souza, Ellen de Lima
Resumo: Esta tese pesquisa brincadeiras e cotidianos das crianças Calon residentes no acampamento cigano Mathias, no município de Quissamã, no estado do Rio de Janeiro. O objetivo é, além de apresentar e descrever o dia-a-dia brincante daquelas crianças, discutir a possibilidade de aprender com seu mundo, o que ocasiona tanto um acionamento, pela memória, de nossas próprias infâncias quanto uma ressignificação das imagens dominantes acerca dos povos romani, as quais configuram estereótipos que reduzem os ciganos a sentidos negativos. Assim, adota, como seu fio condutor, um olhar ao mesmo tempo lúdico e crítico. Lúdico porque não apenas cartografa as brincadeiras das crianças Calon, mas envolve-se com elas, fazendo da participação ativa uma ferramenta de pesquisa. E crítico porque as brincadeiras funcionam como disparadores de reflexão acerca do tempo da infância entre os Calon, bem como do aprendizado de seus modos de existir, mesmo em meio aos estigmas que a sociedade brasileira lhes direciona. Este estudo, portanto, procura aprender com e sobre os ciganos Calon do acampamento Mathias. Para tanto, faz-se a partir de um lugar de escuta, o qual é mobilizado face às narrativas brincantes das crianças acerca de seus cotidianos, de seus conflitos e incertezas, de modo a compartilhar, com a sociedade não cigana, seus modos de pensar e agir; seus traços de pertença étnica e comunitária – o que se conecta a uma perspectiva de educação mais inclusiva e plural, que pleiteia políticas públicas específicas para os povos ciganos. A pesquisa se justifica na medida em que a sociedade brasileira tem pouco conhecimento sobre os Calon e, menos ainda, acerca dos sentidos e do cotidiano de suas crianças, o que favorece o enraizamento de preconceitos e estereótipos. Desta forma, ao pretender uma maior divulgação das percepções que os Calon produzem de si mesmos e do mundo, ao invés daquelas organizadas pelo preconceito dos povos não ciganos, esta escrita assume uma postura política de enfrentamento às reduções estigmatizantes às quais os romani foram e ainda são submetidos. Em relação à metodologia, optou-se pela fotoetnografia miúda, tal como proposta por Caputo (2008). Assim, a criança Calon torna-se protagonista do texto, que gira sempre em torno dela – mesmo quando memórias brincantes não ciganas são acionadas, uma vez que estas surgem quando provocadas pelas brincadeiras em Mathias ou em caso de necessidade de propor estímulos alternativos. A partir da fotoetnografia miúda, busca-se o respeito às imagens e a valorização dos diálogos oriundos do dia-a-dia Calon. Neste sentido, voz e imagem das crianças Calon de Mathias permeiam esta tese, convocando à criação dos conceitos de “criante-brincante” e “criante-narrante”, os quais fazem referência à brincadeira de faz de conta tão presente entre as crianças do acampamento. O ato de brincar é o que configura um “criante-brincante”: a criação de gestos e movimentos, o ato de desenhar a própria cultura ou rememorar jogos lúdicos do passado. Já o “criante-narrante” relaciona-se à atividade fabuladora, ou seja, à criação de narrativas que têm como base o cotidiano cigano. A pesquisa revelou que o cotidiano das crianças Calon de Quissamã e suas brincadeiras estão estreitamente associados às tradições de seu povo, sendo que algumas delas permitiram verificar a preservação da cultura do acampamento.
Abstract: This thesis investigates the play and daily life of Calon children residing in the Mathias gypsy camp, in the municipality of Quissamã, in the state of Rio de Janeiro. The objective is not only to present and describe the playful daily routines of these children but also to discuss the possibility of learning from their world, which triggers memories of our own childhoods and reshapes the dominant images surrounding the Romani people, which often reduce them to negative stereotypes. Thus, it adopts a playful and critical approach as its guiding thread. Playful, because it not only maps out the play activities of Calon children but also engages with them, using active participation as a research tool. And critical, because play functions as a trigger for reflecting on the concept of childhood among the Calon, as well as their modes of existence amidst the stigmas directed towards them by Brazilian society. Therefore, this study seeks to learn from and about the Calon Roma of the Mathias camp. To do so, it adopts a listening perspective, mobilized through the playful narratives of the children about their daily lives, conflicts, and uncertainties, in order to share with non-Roma society their ways of thinking and acting, their sense of ethnic and communal belonging. This connects to a perspective of more inclusive and plural education, advocating for specific public policies for Roma communities. The research is justified by the fact that Brazilian society has limited knowledge about the Calon and even less understanding of the experiences and daily lives of their children, which perpetuates prejudices and stereotypes. By aiming for a broader dissemination of the Calon's own perceptions of themselves and the world, instead of those organized by non-Roma prejudice, this writing assumes a political stance in confronting the stigmatizing reductions to which the Romani people have been and still are subjected. In terms of methodology, a "micro-photoethnography" approach was chosen, as proposed by Caputo (2008). Thus, the Calon child becomes the protagonist of the text, always at the center of it - even when non-Roma playful memories are evoked, as they arise when prompted by the play activities in Mathias or as a need to propose alternative stimuli. Through micro-photoethnography, the aim is to respect the images and value the dialogues arising from the Calon's daily life. In this sense, the voices and images of Calon children from Mathias permeate this thesis, giving rise to the creation of the concepts of "play-creator" and "narrating-creator," which refer to the imaginative play so prevalent among the children in the camp. The act of playing is what constitutes a "play-creator": the creation of gestures and movements, drawing their own culture, or reminiscing about playful games from the past. The "narrating-creator" relates to the act of storytelling, creating narratives based on the gypsy daily life. The research revealed that the daily lives and play activities of Calon children in Quissamã are closely associated with the traditions of their people, and some of them have allowed for the observation of the preservation of the camp's culture.
Palavras-chave: Romani children
Education
Play
Daily life
Micro-photoethnography
Crianças ciganas
Educação
O brincar
Cotidiano
Fotoetnografia
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: MARQUES, Maria Cristina. O Brincar, a educação e as crianças Calon do acampamento cigano de Quissamã, RJ: uma fotoetnografia de brincadeiras e de aprendizagens. 2023. 408 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/20206
Data de defesa: 30-Mar-2023
Aparece nas coleções:Doutorado em Educação

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