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Tipo do documento: Tese
Título: Pelas mãos das Ekedis e Makotas: o poder matriarcal nos processos educacionais nos candomblés
Título(s) alternativo(s): By the hands of Ekedis and Makotas: the matriarchal power in the educational processes in candomblés
Autor: Silva, Isadora Souza da 
Primeiro orientador: Caputo, Stela Guedes
Primeiro membro da banca: Souza, Ellen Lima de
Segundo membro da banca: Franco, Nanci Helena Rebouças
Terceiro membro da banca: Alves, Luciana Pires
Quarto membro da banca: Santos, Edméa Oliveira dos
Resumo: O presente trabalho investiga como as Ekedis e Makotas, cargo exclusivamente feminino dos candomblés de Ketu e Angola, respectivamente, se relacionam com suas comunidades de terreiros, como elas se inserem nas estruturas hierárquicas e tradicionais destas comunidades e como essa relação nos ajuda a refletir sobre o feminino em sociedade, podendo ainda nos auxiliar na reflexão crítica sobre educação. As razões pelas quais se propõe essa investigação encontram eco na construção de uma proposta educacional antirracista e antissexista, que possa auxiliar na construção de uma educação plural e respeitosa com as diversidades socioculturais. Ela nasce dos Estudos com Crianças de Terreiros (CAPUTO, 2012), dialoga com Estudos da Infância, a partir da sua historiografia, e com a Sociologia da Infância. Os estudos que alicerçam o referencial teórico são os conhecimentos filosóficos afrocentrados que se ocupam em analisar o espaço e o conceito da mulher em sociedade. Dentre os autores e conceitos utilizados como referencial teórico de base, destacam-se Cleonora Hudson-Weems (2021), com o Mulherismo Africana, e Oyèrónkẹ́ Oyěwùmí (2021), com estudos sobre a construção do conceito de gênero em África. Como metodologia, foram utilizadas as narrativas de diferentes mulheres, ocupantes do cargo, obtidas através de conversas e entrevistas, privilegiando assim a categoria analítica da História Oral e Memória de Conceição Evaristo (2017, 2020), Amadou Hampâté Bâ (2010) e Maurice Halbwachs (2006). Os resultados encontrados apontam para a necessidade de novas construções dos paradigmas educacionais e escolares que levem em conta a importância do afeto e do cuidado, aspectos fundamentais de um cargo de Ekedi, caracterizado no binômio cuidar e educar.
Abstract: The present work investigates how the Ekedis and Makotas, an exclusively female position in the Ketu and Angola Candomblés, respectively, relate to their terreiros communities, how they fit into the hierarchical and traditional structures of these communities and how this relationship helps us to reflect about the feminine in society, and can also help us in critical reflection on education. The reasons why this investigation is proposed are echoed in the construction of an anti-racist and anti-sexist educational proposal, which can help in the construction of a plural and respectful education with sociocultural diversities. It is born from Studies with Children from Terreiros (CAPUTO, 2012), dialogues with Childhood Studies from its historiography and with the Sociology of Childhood. The studies that support the theoretical framework are the Afro-centered philosophical knowledges, which are concerned with the studying the place and concept of women in society. Among the authors and concepts used as a basic theoretical framework, the following stand out: Cleonora Hudson-Weems (2021) with African Womanism and Oyèrónkẹ́ Oyěwùmí (2021) with studies on the construction of the gender concept in Africa. As a methodology, the narratives of different women occupying the position obtained through conversations and interviews were used, thus favoring the analytical category of Oral History and Memory by Conceição Evaristo (2017, 2020), Amadou Hampâté Bâ (2010) and Maurice Halbwachs (2006). The results found point to the need for new constructions of educational and school paradigms that take into account the importance of affection and care, fundamental aspects of an Ekedi position, characterized in the binomial care and education.
Palavras-chave: Ekedis
Makotas
Candomblés
Childhood
Ekedis
Makotas
Candomblés
Infância
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: SILVA, Isadora Souza da. Pelas mãos das Ekedis e Makotas: o poder matriarcal nos processos educacionais nos candomblés. 2023. 226 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/20213
Data de defesa: 24-Mai-2023
Aparece nas coleções:Doutorado em Educação

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