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Tipo do documento: Dissertação
Título: Atividades lúdicas realizadas pelos enfermeiros junto à criança com bexiga neurogênica para a educação em Saúde
Título(s) alternativo(s): Ludic activities carried out by nurses with children with neurogenic bladder for health education
Autor: Braga, Caroline Ponte Fonseca 
Primeiro orientador: Pacheco, Sandra Teixeira de Araújo
Primeiro membro da banca: Nunes, Michelle Darezzo Rodrigues
Segundo membro da banca: Moraes, Juliana Rezende Montenegro Medeiros de
Resumo: A Bexiga Neurogênica (BN), refere-se aos distúrbios miccionais ocasionados por afecções neurológicas no Sistema Nervoso Central ou Periférico, onde estes provocam alterações dos padrões miccionais do paciente, principalmente nas inervações vesico-esfincterianas, e nas fases de enchimento ou esvaziamento vesical. As crianças, com esta condição crônica podem apresentar diferentes demandas de cuidado, tais como: de Cuidado Tecnológico, Habitual Modificado, Medicamentoso e de Desenvolvimento, entre outras. Frente a essas múltiplas demandas de cuidados, torna-se importante que o enfermeiro instrumentalize essas crianças frente a realização de seus cuidados, a partir de atividades lúdicas. Objetivos: identificar as atividades de educação em saúde mediadas por atividades lúdicas realizadas pelo enfermeiro junto às crianças com bexiga neurogênica; descrever como são desenvolvidas as atividades lúdicas pelo enfermeiro junto às crianças com bexiga neurogênica no contexto ambulatorial e analisar as facilidades e dificuldades para a realização destas atividades junto às crianças com Bexiga Neurogênica no contexto ambulatorial. Metodologia: pesquisa qualitativa, descritiva e exploratória desenvolvida por meio de uma entrevista semiestruturada com 18 enfermeiros. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê Ética em Pesquisa, sob o parecer 3.971.136. Os dados foram analisados com a utilização do software IRAMUTEQ®. Resultados: As atividades de educação em saúde são mediadas pelos enfermeiros por meio de atividades lúdicas para explicar prioritariamente a criança com bexiga neurogênica sobre o procedimento de realização do cateterismo vesical intermitente e os cuidados relacionados a visualização e higiene da genitália. Para tanto, utilizam-se de diferentes objetos lúdicos, como: bonecos, espelhos, materiais hospitalares e extra hospitalares, desenhos e histórias em quadrinhos, além de estratégias de simulações e apresentação de vídeos educativos. O lúdico foi apontado como elemento facilitador para a compreensão, o entendimento e a segurança da criança na realização dos cuidados, além de tornar o cuidado para a criança menos traumático. Dentre as dificuldades elencadas, os enfermeiros revelaram a resistência dos pais frente a realização do cateterismo vesical intermitente em e por seus filhos, a falta de adequação de alguns espaços físicos e o quantitativo reduzido de salas para o atendimento à criança; a falta de insumos e de tempo por parte dos enfermeiros para preparar e realizar as atividades lúdicas. Considerações finais: conclui-se que os enfermeiros no contexto ambulatorial, apesar dos desafios enfrentados, buscam por meio da realização de atividades lúdicas promover uma educação em saúde visando a promoção da qualidade de vida de crianças com bexiga neurogênica.
Abstract: Neurogenic Bladder (BN) refers to voiding disorders caused by neurological disorders in the Central or Peripheral Nervous System; where they cause changes in the patient's voiding patterns, mainly in vesico-sphincter innervations, and in the phases of bladder filling or emptying. Children with this chronic condition may present different demands for care, such as: Technological, Modified Habitual, Medication and Developmental Care, among others. Faced with these multiple demands for care, it is important for nurses to equip these children with care based on playful activities. Objectives: to identify health education activities mediated by recreational activities carried out by nurses with children with neurogenic bladder; to describe how the ludic activities are developed by the nurse with children with neurogenic bladder in the outpatient context, to analyze the facilities and difficulties for carrying out these activities with children with Neurogenic Bladder in the outpatient context. Methodology: qualitative, descriptive and exploratory research developed through a semi-structured interview with 18 nurses. The research was approved by the Research Ethics Committee, under opinion 3,971,136. Data were analyzed using the IRAMUTEQ®️ software. Results: Health education activities are mediated by nurses through playful activities to explain primarily the child with a neurogenic bladder about the procedure for performing intermittent bladder catheterization and care related to visualization and hygiene of the genitalia. To this end, different playful objects are used, such as: dolls, mirrors, hospital and extra-hospital materials, drawings and comics, as well as simulation strategies, and presentation of educational videos. The ludic was pointed out as a facilitating element for the understanding, understanding and safety of the child in carrying out the care, in addition to making the care for the child less traumatic. Among the listed difficulties, the nurses revealed the parents resistance to performing intermittent bladder catheterization in and for their children, the lack of adequacy of some physical spaces, and the reduced number of rooms for child care; the lack of inputs and time on the part of nurses to prepare and carry out recreational activities.Final considerations: it is concluded that nurses in the outpatient context, despite the challenges faced, seek to promote health education by carrying out recreational activities aimed at promoting the quality of life of children with neurogenic bladder.
Palavras-chave: Child
Neurogenic Urinary Bladder
Games and toys
Health education and nursing
Criança
Bexiga urinaria neurogênica
Jogos e brinquedos
Educação em saúde e enfermagem
Área(s) do CNPq: CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro Biomédico::Faculdade de Enfermagem
Programa: Programa de Pós-Graduação em Enfermagem
Citação: BRAGA, Caroline Ponte Fonseca. Atividades lúdicas realizadas pelos enfermeiros junto à criança com bexiga neurogênica para a educação em Saúde. 2023. 100 f. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) – Faculdade de Enfermagem, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/20216
Data de defesa: 29-Mai-2023
Aparece nas coleções:Mestrado em Enfermagem

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