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Tipo do documento: Dissertação
Título: Reestruturação metropolitana e regional: integração entre o leste metropolitano e o norte fluminense
Título(s) alternativo(s): Metropolitan and regional restructuring: integration between the metropolitan east and the north of Rio de Janeiro
Autor: Carvalho, D´Jeanine Candido e Souza 
Primeiro orientador: Oliveira, Floriano José Godinho de
Primeiro membro da banca: Tunes, Regina Helena
Segundo membro da banca: Pessanha, Roberto Moraes
Resumo: Essa pesquisa pretende investigar em que medida as mudanças nas estruturas produtivas ocorridas no leste metropolitano do Rio de Janeiro e no Norte fluminense, após a construção grandes projetos de investimento, contribuem para a construção de redes técnicas e uma reordenamento territorial direcionado a uma nova espacialização das atividades econômicas, induzindo na formação de novos arranjos espaciais. A presente pesquisa busca compreender dinamização e as mudanças no território possibilitado por um fortalecimento (de algumas redes já existentes, como a BR 101, parte da linha férrea “linha do litoral”, e linhas de transmissão de energia elétrica) e formação de novas redes (gasodutos, aeroportos...) na integração da região metropolitana do estado com o norte fluminense, fortemente ligada pela atividade do setor de petróleo e gás. O Estado do Rio de Janeiro depois de uma longa estagnação político-econômica, iniciou em 2006, políticas de desenvolvimento nacional de incentivo em base de produção, dinamizando a cadeia produtiva de petróleo e gás. O uso de infraestruturas logísticas (fixos) que comportassem ao grande fluxo decorrente de grandes instalações produziu um reordenamento territorial no Estado do Rio de Janeiro. Considera-se que, a inserção destes grandes projetos de investimento teve um efeito regional que passou a influir na produção do espaço que por vez formaram novas territorialidades e novos espaços de circulação. O fortalecimento de eixos viários na região metropolitana, como a BR101 (Niterói e Campos de Goytacazes, atualmente sendo duplicada), o Arco Metropolitano (ligando a área periférica da região metropolitana), e a inserção de usinas termelétricas (movidas a gás natural), gasodutos, linhas de transmissão de energia elétrica são atuais redes técnicas que passaram a integrar diferentes regiões do estado e conjuntamente fazem parte do circuito de petróleo e gás do país. As redes técnicas são instrumentos que constituem uma modernização, podendo ser de diferentes funções, proporcionando uma lógica espacial de produção. Logo, são cruciais para o processo de reestruturação espacial, expandindo o processo de metropolização fluminense e possibilitado uma futura integração com a região Norte do estado. Portanto, o dinamismo metropolitano tem tido considerável expansão posteriormente a construção e ampliação de novas redes técnicas. Nesse sentido, esta pesquisa dedica-se a compreender como as diferentes formas de intervenção nas estruturas produtivas interferem no território, criam ou dinamizam a integração entre essas regiões. Diante desse cenário, o papel do Estado tem sido cada vez mais fundamental, pois é base para a produção do espaço conforme as particularidades da lógica expansão dos circuitos espaciais de produção. Há, portanto, um movimento que parte da concentração de poder na metrópole, enquanto há uma expansão destas redes técnicas para a periferia e o interior do estado tratado como base operacional dos fluxos. Logo, há um movimento de dispersão e concentração na função destas regiões. Reflete-se então, como pensar em uma organização territorial voltada as políticas públicas efetivas diante dos efeitos que os arranjos espaciais têm ocasionado na região.
Abstract: This research intends to investigate to what extent the changes in the productive structures that occurred in the metropolitan east of Rio de Janeiro and in the north of the state of Rio de Janeiro, after the construction of large investment projects, contribute to the construction of technical networks and a territorial reorganization directed to a new spatialization of the economic activities, inducing the formation of new spatial arrangements. The present research seeks to understand dynamization and changes in the territory made possible by a strengthening (of some existing networks, such as BR 101, part of the “coastal line” railway line, and electricity transmission lines) and the formation of new networks. (gas pipelines, airports...) in the integration of the metropolitan region of the state with the north of Rio de Janeiro, strongly linked by the activity of the oil and gas sector. The State of Rio de Janeiro, after a long political-economic stagnation, began in 2006, national development policies to encourage production based, streamlining the oil and gas production chain. The use of (fixed) logistical infrastructures that could accommodate the large flow resulting from large installations produced a territorial reorganization in the State of Rio de Janeiro. It is considered that the insertion of these large investment projects had a regional effect that began to influence the production of space that in turn formed new territorialities and new circulation spaces. The strengthening of road axes in the metropolitan region, such as the BR101 (Niterói and Campos de Goytacazes, currently being duplicated), the Arco Metropolitano (connecting the peripheral area of the metropolitan region), and the insertion of thermoelectric plants (powered by natural gas), gas pipelines, electricity transmission lines are current technical networks that have come to integrate different regions of the state and together form part of the country's oil and gas circuit. Technical networks are instruments that constitute a modernization, and may have different functions, providing a spatial logic of production. Therefore, they are crucial for the process of spatial restructuring, expanding the fluminense metropolitanization process and enabling a future integration with the northern region of the state. Therefore, the metropolitan dynamism has had considerable expansion after the construction and expansion of new technical networks. In this sense, this research is dedicated to understanding how the different forms of intervention in productive structures interfere in the territory, create or dynamize the integration between these regions. Given this scenario, the role of the State has been increasingly fundamental, as it is the basis for the production of space according to the particularities of the logical expansion of spatial production circuits. There is, therefore, a movement that starts from the concentration of power in the metropolis, while there is an expansion of these technical networks to the periphery and the interior of the state treated as the operational base of the flows. Therefore, there is a movement of dispersion and concentration in the function of these regions. It reflects, then, how to think of a territorial organization aimed at effective public policies in the face of the effects that spatial arrangements have caused in the region.
Palavras-chave: Redes técnicas
Infraestrutura
Logística
Região metropolitana do Rio de Janeiro
Norte Fluminense
Technical networks
Infrastructure
Logistics
Metropolitan Region of Rio de Janeiro
Northern region of the state of Rio de Janeiro
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICA::POLITICAS PUBLICAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades
Programa: Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Formação Humana
Citação: CARVALHO, D’Jeanine Candido e Souza. Reestruturação metropolitana e regional: integração entre o leste metropolitano e o norte fluminense. 2023. 231 f. Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas e Formação Humana) – Centro de Educação e Humanidades, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/20219
Data de defesa: 31-Mar-2023
Aparece nas coleções:Mestrado em Políticas Públicas e Formação Humana

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