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Tipo do documento: Tese
Título: Viajar, observar e propor: Bertha Lutz na circulação de modelos internacionais de Economia Doméstica Agrícola (1922-1937)
Título(s) alternativo(s): Traveling, observing and proposing: Bertha Lutz in the circulation of international models of Agricultural Domestic Economy (1922-1937)
Autor: Venâncio Júnior, André Luiz 
Primeiro orientador: Mignot, Ana Chrystina Venancio
Primeiro membro da banca: Souza, Elizeu Clementino de
Segundo membro da banca: Faria, Lia Ciomar Macedo de
Terceiro membro da banca: Araújo, Marta Maria de
Quarto membro da banca: López Pérez, Oresta
Resumo: Estudo sobre a trajetória de viagens de Bertha Lutz em torno da apropriação de modelos de Economia Doméstica Agrícola na educação rural nos Estados Unidos e Bélgica e seus desdobramentos entre os anos de 1922 até 1937. Esta pesquisa, a partir dessas duas viagens feitas por essa importante intelectual, cientista, museóloga e feminista, buscou compreender a maneira pela qual ela articulou discursos e ações para criar projetos dessa modalidade educacional, vista por uma série de movimentos feministas, dentro e fora do Brasil, como emancipadora. Além disso, esse trabalho analisou como essa experiência internacional, influenciou em numa série de suas medidas, como a participação em congressos e por ocasião da criação de instituições como a Associação Brasileira de Educação (ABE), importante centro de discussão educacional nacional nesse período. Na tese foram usadas diversas fontes, como cartas, telegramas, relatórios de viagem, atas de congressos, discursos parlamentares, impressos de jornais e fotos da época. A pesquisa, portanto, quis elucidar a tentativa de Bertha Lutz por meio da efetivação desses modelos de Economia Doméstica Agrícola, modalidade da educação rural, nos moldes dos modelos norte-americano e belga, sua tentativa de fomentar um projeto de educação amplo e nacional para as mulheres, em consonância com aquilo que vinha sendo discutido em movimentos feministas internacionais, com os quais ela e a Federação Brasileira pelo Progresso Feminino que presidiu já vinham construindo diálogo, desde a sua criação em 1922, que entendiam nessa educação, o caminho para a democratização do acesso ao ensino para todas as mulheres.
Abstract: Study on the trajectory of Bertha Lutz's travels around the appropriation of Agricultural Home Economics models in rural education in the United States and Belgium and its developments between the years 1922 to 1937. This research, based on these two trips made by this important intellectual, scientist, museologist and feminist, sought to understand the way in which she articulated discourses and actions to create projects of this educational modality, seen by a series of feminist movements, inside and outside Brazil with which she wove a dialogue, as an emancipator. In addition, this work analyzed how her international experience influenced a series of her measures, such as participation in congresses and the creation of institutions such as the Associação Brasileira de Educação (ABE), an important center of national educational discussion in that period. In the thesis several sources were used, such as letters, telegrams, travel reports, congress minutes, parliamentary speeches, newspaper prints and photos of the time. The research, therefore, wanted to elucidate Bertha Lutz's attempt to implement these models of Agricultural Domestic Economy modality of rural education, along the lines of the North American and Belgian models, her attempt to foster a broad and national education project for women, in line with what was being discussed in international feminist movements, with which she and the Brazilian Federation for Women's Progress that she chaired had already been building dialogue, since its creation in 1922, that they understood in this education, the way to the democratization of access to education for all women.
Palavras-chave: Bertha Lutz
Economia Doméstica Agrícola
Viagens pedagógicas
Agricultural Home Economics
Pedagogical trips
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: VENÂNCIO JÚNIOR, André Luiz. Viajar, observar e propor: Bertha Lutz na circulação de modelos internacionais de Economia Doméstica Agrícola (1922-1937). 2023. 224 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/20221
Data de defesa: 27-Jun-2023
Aparece nas coleções:Doutorado em Educação

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