Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/20234
Tipo do documento: Dissertação
Título: Autoria e produção de sentidos na escola a partir da perspectiva discursiva de ensino de língua
Título(s) alternativo(s): Authorship and production of meanings at school from discursive perspective of language teaching
Autor: Alegria, Andréa Costa 
Primeiro orientador: Rodrigues, Andrea
Primeiro membro da banca: Mariani, Bethania Sampaio Corrêa
Segundo membro da banca: Dias, Juciele Pereira
Resumo: Este estudo buscou desenvolver atividades de leitura e produção de textos na sala de aula de ensino fundamental como práticas sociais, que constituiram um corpus discursivo em que foi possível analisar traços de autoria por parte dos alunos. O pressuposto é que o funcionamento material da língua não seja somente linguístico, mas vinculado ao social e ao modo de produção dos processos discursivos. A premissa mais representativa quanto a isso, segundo Pêcheux (1988), é que o sentido estrito de um texto não existe somente em si, ele é definido pelas posições ideológicas desenvolvidas no processo sócio-histórico de sua produção. Ou seja, esse discurso vem da memória exposta aos efeitos dos acontecimentos sócio-históricos, o que a torna suscetível a regularizações e desregularizações enunciativas concomitantes e os sentidos entram em um processo de constante re-atualização. Além disso, pretende-se analisar como, quando e se acontece autoria nos textos de estudantes do ensino fundamental 2 em práticas de leitura e escrita, além de apreender os sentidos decorrentes da articulação entre os enunciados, tanto na escrita como na leitura. A proposta é enfatizar os efeitos que a Análise do Discurso pode produzir no trabalho docente e, consequentemente, nas atividades de leitura e escrita realizadas na escola. Os contos populares de origem indígena e afro-brasileiros foram o ponto de partida, como uma forma de resgatar saberes e valores silenciados em relação a esses povos ao longo dos tempos, quando os não indígenas e os não africanos se distanciaram desses saberes, que se revelam em diferentes materialidades discursivas e como esses discursos ressoam na escola. A partir do arquivo formado com os textos dos alunos, formou-se o corpus discursivo. O corpus discursivo foi estendido pelas atividades de leitura oral dos textos produzidos em rodas de leituras semanais com turmas do oitavo ano, constituindo um repositório de leituras. Durante processo, os alunos leram contos, lendas, mitos indígenas e afro-brasileiros, de autores diversos, construíram um repertório de leituras, formando um arquivo pedagógico, o que serviu de base para a atividade de leitura e de produção dos textos que produziram. A análise do corpus discursivo, de caráter descritivo-interpretativo, fundamentou-se na abordagem teórico-metodológica da Análise do Discurso materialista, especialmente nos seguintes conceitos: (1) o papel da memória na produção discursiva do sentido (PÊCHEUX, 1999), (2) nas reflexões de Mariani (2016a, 2016b) sobre a língua e a diversidade linguístico-social, nos estudos de Orlandi e outros pesquisadores sobre as práticas de leitura, escrita e autoria (INDURSKY, 2001, 2010, 2011a, 2019; LAGAZZI-RODRIGUES, 2017; ORLANDI, 1987, 1999, 2017).
Abstract: This study seeks to initiate and encouragereading- and writing-related activities in the primary-school classroom as a form of socialization. These activities constitute a discursive corpus through which authorial characteristics can be analyzed on the part of the students. I begin from the premise that the materialistic function of language is not merely linguistic but indeed linked to the individual's Society and the mode of production of discursive processes. According to Pêcheux (1988), the most coherent explanation for this phenomenon is that the strictinter pretation of a text does not exist in of it self, but is defined by the ideological positions developed over the socio-historical course of its production. That is, such discourse comes from memory exposed to the effects of socio-historical events, which leaves it susceptible to concomitante standardizations and de-standardizations of enuncations and in which meaning is constantlyre-evaluated. Furthermore, i intend to show how, when and if authorship occurs in the texts of students in primary school (escola fundamental II), particularly in reading and writing practices, in addition to how we learn to identify meaning derived from articulations between enunciations in both written and spoken discourse. The intente is to emphasize the effects that Discursive Analysis can have on teaching practices, and consequently on reading and writing exercises in schools. Folk tales with in both indigenous and afro-brazilian culture initiate the analysis, as a form of regaining often-silenced form sofknowledge and values. These peoples' histories were overlooked when non-indigenous and non-africanauthorities sought to distance themselves from this knowledge, a pattern to be seen in several discursive subjects and how this discourse is disseminated in schools. The data analysis, with a descriptive-interpretative nature, was based on the theoretical-methodological approach of the Analysis of the Materialist Discourse, specially on the following concepts: (1) Pêcheux's (1999) notions about the role of memory in the discursive production of meaning, (2) in the reflections of Mariani on language and linguistic-social diversity (MARIANI, 2016a, 2016b), in the studies of Orlandi and Other researchers about the practices of reading, writing and authorship (INDURSKY, 2001, 2010, 2011a, 2019; LAGAZZI-RODRIGUES, 2017; ORLANDI, 1987, 1999, 2017).
Palavras-chave: Leitura
Escrita
Ensino
Autoria
Reading
Writing
Teaching
Authorship
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística
Citação: ALEGRIA, A. C. Autoria e produção de sentidos na escola a partir da perspectiva discursiva de ensino de língua. 2023. 124 f. Dissertação (Mestrado em Letras e Linguística) – Faculdade de Formação de Professores, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/20234
Data de defesa: 5-Jul-2023
Aparece nas coleções:Mestrado em Letras e Linguística

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Andréa Costa Alegria - 2023 - Completa.pdfDocumento principal808,28 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.