Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/20236
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Produção de subjetividade na experiência de leitura do romance Frankenstein de Mary Shelley |
Título(s) alternativo(s): | Production of subjectivity in the reading experience of Mary Shelley’s novel Frankenstein |
Autor: | Cherém, Luíza Klein |
Primeiro orientador: | Pinto , Madalena Simões de Almeida Vaz |
Primeiro membro da banca: | Amparo, Flávia Vieira da Silva |
Segundo membro da banca: | Pereira, Maria Betânia Almeida |
Resumo: | Neste trabalho foi apresentada uma pesquisa cartográfica, desenvolvida no contexto do sistema público de ensino, na Escola Municipal Jardim Ipitangas, Saquarema, Rio de Janeiro, com os alunos da turma 601, durante o ano letivo de 2019. O observado desinteresse dos alunos pela Literatura e por seu ensino em sala de aula, resultaram em inquietações e reflexões que motivaram o desenvolvimento do projeto de intervenção “Produção de subjetividade na experiência de leitura do romance Frankenstein de Mary Shelley”. No projeto em questão, buscou-se estimular a prática da leitura literária como produção de subjetividade a partir da leitura do romance Frankenstein, de Mary Shelley. Esse processo possibilitou, também, entender o tipo de conhecimento proporcionado pela Literatura, que, se é não mensurável e não pragmático contribui para desenvolver nos alunos a capacidade de fabulação, afectação, humanização e despertar do senso crítico. Durante o processo, foram percorridas as seguintes etapas: I) identificar as causas do desinteresse do aluno pela Literatura; II) descrever e tentar reverter o processo de automatização que incide sobre a maioria dos alunos; III) promover uma atitude de experimentação frente ao texto literário e IV) estimular a leitura literária a partir da via dupla: subjetividade-texto, texto-subjetividade. A cartografia foi a metodologia utilizada para, percorrer, ao longo do ano letivo, os processos de promover nossa aproximação com os alunos; impulsionar a troca de experiências e o estabelecimento da confiança entre nós; o desenrolar do projeto de leitura literária; sua reverberação e culminância. Assim foi criada a abertura e autonomia nos alunos para efetivarem e participarem das atividades propostas e se apropriarem do que aprendemos. No que tange ao referencial teórico, que fundamentou as reflexões e o desenvolvimento da proposta de intervenção, foram fundamentais as contribuições de Bondía (2002), Chklovski (1971), Deleuze (2004), Guattari (2007) e Rolnik (2002) dentre outros postas em diálogo para materializar a perspectiva da produção de subjetividade, o que levou os sujeitos investigados a problematizarem a realidade na qual viviam dentro e fora da escola. Os resultados produzidos e analisados apontaram que a pesquisa-intervenção favoreceu não só a promoção de leitores efetivos e atuantes, mas também o despertar de sua consciência acerca da importância da leitura literária, como possibilidade de transfiguração e reinvenção da realidade. |
Abstract: | In this work, it was presented a cartographic research, developed in the context of the public education system, at the Municipal School Jardim Ipitangas, in Saquarema, Rio de Janeiro, with the students of the class 601, during the 2019 academic year. The observed lack of interest of students for Literature and its learning in classroom resulted in concerns and reflections that motivated the development of the intervention project “Production of subjectivity in the reading experience of Mary Shelley's novel Frankenstein”. In this project, we sought to encourage the practice of literary reading as a production of subjectivity based on reading the novel Frankenstein, by Mary Shelley. This process also made it possible to understand the type of knowledge provided by Literature, which, if it is not measurable and not pragmatic, it contributes to develop in students the capacity for fabulation skills, affectation, humanization and awakening of critical sense. During the process, the following steps were developed: I) to identify the causes of the student's lack of interest in Literature; II) describe and try to reverse the automation process that affects most students; III) to promote an experimentation attitude towards the literary text and IV) to stimulate literary reading from a double path: subjectivity-text, text-subjectivity. Cartography was the methodology used to cover, throughout the school year, the processes of promoting our proximity with students; boost the exchange of experiences and the establishment of trust between us; the development of the literary reading project; its reverberation and culmination. Thus it was created the openness and autonomy in the students to carry out and participate in proposed activities and to appropriate what we learn. Regarding the theoretical framework, which supported the reflections and development of the intervention proposal, the contributions of Bondía (2002), Chklovski (1971), Deleuze (2004), Guattari (2007) and Rolnik (2002), among others, were fundamental, to put it into dialogue to materialize the perspective of the production of subjectivity. This led the investigated subjects to problematize the reality in which they lived inside and outside the school. The results produced and analyzed showed that the intervention research favored not only the promotion of effective and active readers, but also the awakening of their awareness about the importance of literary reading, as a possibility of transfiguration and reinvention of reality. |
Palavras-chave: | Produção de subjetividade Afecto Experiência Leitura literária Production of subjectivity Affection Experience Reading literary |
Área(s) do CNPq: | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Letras, Mestrado Profissional em Rede Nacional (PROFLETRAS) - FFP |
Citação: | CHERÉM, Luíza Klein. Produção de subjetividade na experiência de leitura do romance Frankenstein de Mary Shelley. 2020. 191 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras – PROFLETRAS) – Faculdade de Formação de Professores, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2020. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/20236 |
Data de defesa: | 3-Jul-2020 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional (PROFLETRAS) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação - Luiza Klein Cherém - 2020 - Completa.pdf | Documento principal | 5,95 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.