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http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/20239
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Sirè dos saberes: um estudo sobre as culturas de asé no Ilè Asé Omi Larè Ìyá Sagbá |
Título(s) alternativo(s): | Sìrè of Knowledge: a study about cultures of asé at Ilè Asé Omi Larè Ìyá Sagbá |
Autor: | Alves, Jéssica de Oliveira Nonato ![]() |
Primeiro orientador: | Bezerra, Nielson Rosa |
Primeiro membro da banca: | Rodrigues Junior, Luiz Rufino |
Segundo membro da banca: | Oliveira, Otair Fernandes de |
Resumo: | Sirè é brincar, é o movimento realizado pelos orisás quando chegam no terreiro e neste estudo sirè também é saber, representando as manifestações dos conhecimentos que circulam no terreiro. Sendo assim a dinâmica do saber se dá em relação ao movimento dos orisás, circula de modo dinâmico e tem os ìtàn e a ancestralidade como elementos fundantes. O saber do terreiro é responsável por constituir as culturas de asé, um saber que tem dialogado com a academia ao mesmo tempo que cria estratégias para uma educação de combate a lógica colonial/moderna. Um saber de vida e por isso age negociando e driblando a morte do saber, do ser e do poder. Pesquisei como essas culturas têm sido mobilizadas a partir de atividades educativas/culturais/artísticas promovidas pelo terreiro, sustentando uma tradição que valoriza a diversidade de pensar e viver o mundo. O objetivo dessa dissertação é promover e valorizar formas outras de produzir conhecimento. |
Abstract: | Sirè is to play, is the movement made by the orisás when they arrived at the terreiro and in this study sirè is also knowledge, representing the manifestations of the knowledge that flows at the terreiro. This way, the dynamics of the knowledge occurs in relation to the movement of the orisás, it flows in a dynamic way and has the ìtàn and the ancestry as fundamental elements. The terreiro’s knowledge is responsible to constitute the asé’s cultures, a knowledge that has been dialoguing with academia at the same time that creates strategies to an education that fights colonial/modern logic. A life’s knowledge that acts negotiating and avoiding the knowledge’s death, the self’s death and the power’s death. I researched how these cultures have been mobilized as of educational/cultural/artistic activities promoted by the terreiro, sustaining a tradition that values diversity of thinking and living. The objective of this dissertation is to promote and value other ways of producing knowledge. |
Palavras-chave: | Education Asé's culture Yard Educação Culturas de Asé Terreiro |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação da Baixada Fluminense |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação |
Citação: | ALVES, Jéssica de Oliveira Nonato. Sirè dos saberes: um estudo sobre as culturas de asé no Ilè Asé Omi Larè Ìyá Sagbá. 2022. 110 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação) - Faculdade de Educação da Baixada Fluminense, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, 2022. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/20239 |
Data de defesa: | 14-Jun-2022 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação |
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Dissertação - Jéssica Alves - 2022 - Completa.PDF | 1,99 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
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