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Tipo do documento: Dissertação
Título: Educação de Jovens e Adultos: uma análise dos Referenciais Curriculares da disciplina Ciências na rede municipal de Niterói, RJ
Título(s) alternativo(s): Youth and Adult Education: an analysis of the Curricular References of Science in the municipal network of Niterói, RJ
Autor: Oliveira, Tâmara Faria Silva de 
Primeiro orientador: Ayres, Ana Cléa Braga Moreira
Primeiro membro da banca: Beiral, Hellen Jannisy Vieira
Segundo membro da banca: Torres, Mariana Cassab
Resumo: A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade de ensino da educação básica destinada especificamente àqueles que, por diferentes motivos, não concluíram os estudos na idade própria. No município de Niterói, RJ, o segundo segmento do ensino fundamental da modalidade é oferecido em cinco escolas e é orientado pelos Referenciais Curriculares aprovados em 2010 e revistos em 2019/2020, originando um novo documento em 2022. Este estudo focalizou a disciplina Ciências tendo como objetivo compreender os padrões de estabilidade e mudança nestes referenciais. O estudo baseou-se nas ideias de Goodson (1997, 2005, 2007) e outros autores do campo do currículo, além de teóricos que se dedicam às pesquisas sobre a EJA, como Arroyo (2005, 2013, 2017), Freire (1996, 2003, 2011) e Di Pierro e Haddad (2000, 2001). A pesquisa analisou os contextos e os processos de elaboração dos documentos, bem como os agentes envolvidos em sua construção e procurou entender as relações que se estabelecem com documentos curriculares nacionais e com o currículo tradicionalmente desenvolvido no ensino regular. A abordagem metodológica utilizada nesta pesquisa foi qualitativa aproximando-se da análise de conteúdo proposta por Bardin (2011). Os Referenciais Curriculares (RC) foram elaborados por professores da modalidade e gestores da rede municipal, com suporte de agentes externos como da Fundação Darcy Ribeiro (RC/2010) e professores universitários (RC/2022). A análise dos documentos demonstrou a consonância com diferentes temáticas que norteiam a vida dos sujeitos da EJA, sendo organizados por Temas de Trabalho/Projetos e divididos em eixos e áreas de conhecimento nos dois ciclos que compreendem o segundo segmento do ensino fundamental, porém há pouco diálogo destes com os objetivos e conteúdos expostos para a disciplina Ciências. Assim, apontamos que embora haja mudanças na estrutura proposta pelos documentos, há um padrão de permanência na disciplina Ciências, com a manutenção de conteúdos que tradicionalmente compõem o currículo do ensino regular. Esperamos que a pesquisa possa contribuir para a compreensão da relação entre currículo da EJA e a disciplina Ciências, visto a importância da construção de um currículo que reflita os interesses e anseios dos sujeitos que frequentam a modalidade e a escassez de estudos deste tipo.
Abstract: The Education of Youth and Adults (EJA) is a modality of the teaching of basic education aimed specifically at those who, for different reasons, have not completed their studies at their own age. In the city of Niterói, RJ, the second segment of elementary education of the modality is offered in five schools and is guided by the Curricular References approved in 2010 and revised in 201/2020, originating a new document in 2022 This study focused on the discipline of Sciences aiming to understand the patterns of stability and change in these references. The study was based on the ideas of Goodson (1997, 2005, 2007) and other authors in the field of curriculum, as well as theorists who are dedicated to research on EJA, such as Arroyo (2005, 2013, 2017), Freire (1996, 2003, 2011) and Di Pierro and Haddad (2000, 2001). The research analyzed the contexts and processes of elaboration of the documents, as well as the agents involved in their construction, and sought to understand the relationships that are established with national curricular documents and with the curriculum traditionally developed in regular education. The methodological approach used in this research was qualitative, approaching the content analysis proposed by Bardin (2011). The Curricular References (RC) were developed by teachers of the modality and managers of municipal education, with the support of external agents such as the Darcy Ribeiro Foundation (RC/2010) and university professors (RC/2022). The analysis of the documents demonstrated the consonance with different themes that guide the lives of the students of the EJA, being organized by Work Themes/Projects and divided into axes and areas of knowledge in the two cycles that comprise the second segment of elementary school, but there is little dialogue between these and the objectives and contents exposed for the discipline Sciences. This way, we point out that although there are changes in the structure proposed by the documents, there is a pattern of permanence in the discipline of Sciences, with the maintenance of contents that traditionally make up the curriculum of regular education. We hope that the research can contribute to understanding the relationship between the EJA curriculum and the Science discipline, given the importance of building a curriculum that reflects the interests and desires of the people who attend the modality and the scarcity of studies of this type.
Palavras-chave: Science education
Curriculum
Young and adults education
EJA
Niterói
Stability and change
Ensino de ciências
Currículo
Educação de jovens e adultos
EJA
Niterói
Estabilidade e mudança
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TEORIAS DA INSTRUCAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Ambiente e Sociedade
Citação: OLIVEIRA, Tâmara Faria Silva de. Educação de Jovens e Adultos: uma análise dos Referenciais Curriculares da disciplina Ciências na rede municipal de Niterói, RJ. 2023. 129 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências, Ambiente e Sociedade) – Faculdade de Formação de Professores, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/20241
Data de defesa: 13-Jun-2023
Aparece nas coleções:Mestrado em Ensino de Ciências, Ambiente e Sociedade

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