Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/20243
Tipo do documento: Dissertação
Título: Pertencimento etnicorracial e práticas pedagógicas antirracistas com crianças pequenas: narrativas de professoras negras de Educação Infantil
Título(s) alternativo(s): Ethnic-racial belonging and anti-racist pedagogical practices with young children: narratives of black teachers’s Childhood Education
Autor: Sousa, Roberta Dias de 
Primeiro orientador: Araújo, Mairce da Silva
Primeiro membro da banca: Silva, Joselina da
Segundo membro da banca: Tavares, Maria Tereza Goudard
Terceiro membro da banca: Santos, Patrícia Elaine Pereira dos
Resumo: A presente pesquisa tem como proposta trazer a reflexão sobre a autoidentificação etnicorracial de professoras negras e as possíveis relações entre essa identificação e práticas pedagógicas antirracistas nos espaços escolares que atuam, sendo estas, turmas de Educação Infantil no município de Itaboraí. A pesquisa está ligada ao programa de Pós-graduação Processos Formativos e Desigualdades Raciais da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ/FFP e ao grupo de pesquisa Alfabetização, Memória, Formação Docente e Relações Étnico-raciais (ALMEFRE). A pesquisa é de cunho qualitativo e nesse sentido contou com seis professoras negras que aceitaram o convite para participar dos encontros, que ocorreram entre os meses de janeiro e março de 2020. Os caminhos metodológicos percorridos envolveram; a produção do memorial de formação onde vivências pessoais da autora dialogam com questões raciais que atravessam nossa sociedade; levantamento e estudo bibliográfico envolvendo a história das lutas e as conquistas das pessoas negras em nosso país, uma breve contextualização da história do município de Itaboraí, relembrando seu passado escravagista, e uma abordagem sobre o atendimento à Educação Infantil e a formação continuada para os/as docentes deste segmento; e por fim rodas de conversas com professoras negras utilizando a conversa como metodologia nos encontros e a investigaçãoformação como aporte teóricometodológico da pesquisa, buscando um diálogo franco e aberto sobre as vivências e práticas dessas professoras a fim de narrarmos nossos processos de vidaformação. Os diálogos com as professoras negras da pesquisa nos possibilitaram reconhecer o entrelaçamento entre os processos de autoidentificação etnicorracial e práticas pedagógicas cotidianas comprometidas com uma educação antirracista, que apesar de não ocorrerem muitas vezes de forma intencional, estão presentes nas práticas dessas professoras a partir de suas experiências de racismo e preconceito enquanto mulheres professoras negras.
Abstract: The present research has as purpose bring the reflection about the ethnic-racial self-identification of black teachers who work at the city of Itaboraí in children’s education classes, and the possible relations between this identification and the pedagogical practices that happen at scholar spaces that they have part. The research has a qualitative nature and is linked to the Graduate Program of Formative Processes and Social Inequalities at the Faculty of Teacher Education of the State University of Rio de Janeiro - UERJ / FFP and to the research group Literacy, Memory, Teacher Education and Ethnoracial Relations (ALMEFRE). The methodological paths followed involved; the production of the formation memorial; bibliographical survey and study and conversations with black teachers. The bibliographic survey involved the history, struggles and conquests of black people in our country, a brief contextualization of the Itaboraí history, remember its slave past, and an approach on attending to early childhood education and continuing education for teachers in this segment. Using conversation as a methodology and research-training as theoretical and methodological inputs of the research, meetings were held with a group of six teachers to narrate our life-formation processes. The dialogues with the research subjects enabled us to recognize the intertwining between the processes of ethno-racial self-identification and everyday pedagogical practices committed to an anti-racist education.
Palavras-chave: Black female teachers
Children education
Anti-racist practices
Professoras negras
Educação Infantil
Práticas antirracistas
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais
Citação: SOUSA, Roberta Dias de. Pertencimento etnicorracial e práticas pedagógicas antirracistas com crianças pequenas: narrativas de professoras negras de Educação Infantil. 2021. 143 f. Dissertação (Mestrado em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais) – Faculdade de Formação de Professores, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/20243
Data de defesa: 15-Abr-2021
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Roberta Dias de Sousa - 2021 - Completa.pdf1,5 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.