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Tipo do documento: Tese
Título: Displacement and (un)belonging: the pathways of diasporic women in Small Island, Kehinde and Brick Lane
Título(s) alternativo(s): Deslocamento e (não) pertencimento: os caminhos de mulheres diaspóricas em Small Island, Kehind e Brick Lane
Autor: Sereno, Julia Goulart 
Primeiro orientador: Harris, Leila Assumpção
Primeiro membro da banca: Gonçalves, Adriana de Souza Jordão
Segundo membro da banca: Salgueiro, Maria Aparecida Andrade
Terceiro membro da banca: Alcântara, Christiane Fontinha
Quarto membro da banca: Mendes, Maria Elizabeth Peregrino Souto Maior
Resumo: Esta tese visa analisar a sensação de deslocamento e a busca por pertencimento das protagonistas dos romances Small Island (2004a), de Andrea Levy, Kehinde (1994), de Buchi Emecheta e Brick Lane (2003), de Monica Ali, no contexto pós-colonial de Londres. Hortense, Kehinde e Nazneen migram para Londres por razões diferentes, vindo de três ex-colônias britânicas (Jamaica, Nigéria e Bangladesh, respectivamente) e em momentos históricos distintos. Em Small Island, Andrea Levy focaliza as expectativas e frustrações da geração Windrush na chegada à Inglaterra após a segunda guerra mundial. Em Kehinde, Buchi Emecheta descreve as dificuldades enfrentadas por mulheres africanas aprisionadas em papéis tradicionais em uma estrutura patriarcal. Em Brick Lane, Monica Ali revela os desafios da experiência diaspórica de uma mulher que migra de Bangladesh para Londres por meio de um casamento arranjado. As experiências de deslocamento e adaptação dos personagens são diretamente afetadas por questões relacionadas ao gênero, raça, classe, e etnia como constituintes identitários importantes. Textos de Avtar Brah, James Clifford, Sandra Almeida e Susan Friedman, entre outros, são utilizados para investigar a natureza da diáspora gendrada e a sua articulação com elementos espaciais e temporais. A sobreposição do pós-colonialismo e feminismo é estudada através da análise dos trabalhos de teóricos como Elleke Boehmer, Deepika Bahri, Chandra Mohanty e Gayatri Spivak. O papel crucial desempenhado pela cidade de Londres nas narrativas – considerando as diferentes cronologias – também é analisado, com foco na complexidade dos processos de mudanças culturais e sociais que a cidade tem enfrentado desde a intensificação dos movimentos migratórios, especialmente após a segunda guerra mundial. Textos de Doreen Massey e Saskia Sassen são trabalhados com o objetivo de investigar os efeitos dos processos diaspóricos e de globalização na configuração espacial da cidade de Londres. Os três romances exploram os aspectos multiculturais de Londres, revelando uma história de discriminação, resistência, transformação e criatividade. Definições de multiculturalismo e cosmopolitismo são articuladas com a discussão sobre as políticas migratórias excludentes presentes na Grã-Bretanha. Tais medidas restritivas refletem o pensamento discriminatório e racista da sociedade britânica contemporânea. O caráter fluido das identidades é outro aspecto que pode ser observado nas trajetórias pessoais das três protagonistas. Textos de Stuart Hall e Zygmunt Bauman são estudados e relacionados com as narrativas. Esta tese também é guiada pelo conceito de geografias emocionais, desenvolvido por Joyce Davidson e Christine Milligan. Ao revelar como os deslocamentos das protagonistas afetam a sua sensação de ser no mundo, essas narrativas transgridem as fronteiras geográficas de pertencimento, colocando o movimento, a instabilidade, e o processo de transformação no seu centro
Abstract: This dissertation aims to analyse the sense of displacement and the search for belonging of the protagonists from the novels Small Island (2004a), by Andrea Levy, Kehinde (1994) by Buchi Emecheta and Brick Lane (2003), by Monica Ali, in the context of post-colonial London. Hortense, Kehinde and Nazneen migrate to London for different reasons, from former British colonies (Jamaica, Nigeria and Bangladesh, respectively) and at distinct moments in history. In Small Island, Andrea Levy focuses on the settling of the Windrush generation in England after the Second World War. In Kehinde, Buchi Emecheta depicts the difficulties faced by African women trapped in traditional roles in a patriarchal structure. In Brick Lane, Monica Ali exposes the challenges of the diasporic experience for a woman who moves from Bangladesh to London through an arranged marriage. The characters’ experiences of dislocation and adaptation are directly affected by issues related to gender, race, class, and ethnicity as important identity constituents. Texts by theorists Avtar Brah, James Clifford, Sandra Almeida and Susan Friedman, among others, are used to investigate the nature of the gendered diaspora and its articulation with spatial and temporal elements. The overlapping of postcolonialism and feminism is examined by looking at the works of scholars such as Elleke Boehmer, Deepika Bahri, Chandra Mohanty and Gayatri Spivak. The crucial role played by the city of London in the narratives – considering the distinct time frames – is also analysed, with a focus on the complexity of the processes of cultural and social changes that the city has undergone since the intensification of migratory movements, especially after the Second World War. Texts by Doreen Massey and Saskia Sassen are covered in order to investigate the effects of diasporic and globalization processes on the spatial configuration of the city of London. The three novels engage in exploring London’s multicultural aspects, revealing a history of discrimination, resistance, transformation and creativity. Definitions of multiculturalism and cosmopolitanism are articulated together with an overview of exclusionary migratory policies that have been adopted in Britain. Such restrictive measures have reflected the discriminatory and racist mindset in contemporary British society. The fluid character of identities is another aspect that can be observed in the journeys of the three protagonists. Texts by Stuart Hall and Zygmunt Bauman are studied and related to the narratives. This dissertation also resorts to the concept of emotional geographies, as it is developed by Joyce Davidson and Christine Milligan. By revealing how the protagonists’ dislocations affect their sense of being in the world, these narratives transgress the boundaries of geographical belonging, placing movement, instability, and the process of becoming at their core
Palavras-chave: Londres pós-colonial
Diáspora gendrada
Andrea Levy
Buchi Emecheta
Monica Ali
Levy, Andrea, 1956-2019 - Crítica e interpretação
Levy, Andrea, 1956-2019. Small island
Emecheta, Buchi, 1944-2017 – Crítica e interpretação
Emecheta, Buchi, 1944-2017. Kehinde
Ali, Monica, 1967- - Crítica e interpretação
Ali, Monica, 1967-. Brick Lane
Pós-colonialismo na literatura
Diáspora africana na literatura
Londres (Inglaterra) – Migração – História
Postcolonial London
Gendered diaspora
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
Idioma: eng
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Citação: SERENO, Julia Goulart. Displacement and (un)belonging: the pathways of diasporic women in Small Island, Kehinde and Brick Lane. 2023. 162 f. Tese (Doutorado em Letras) – Instituto de Letras, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/20245
Data de defesa: 21-Jul-2023
Aparece nas coleções:Doutorado em Letras

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