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Tipo do documento: Dissertação
Título: Impressões de educadores sobre suas experiências com educação ambiental em empresas privadas na cidade do Rio de Janeiro
Título(s) alternativo(s): Impressions of educators about their experiences with environmental education in private companies in the city of Rio de Janeiro
Autor: Nóbrega, Andrea Martins da 
Primeiro orientador: Silva, Flávia Venâncio
Primeiro membro da banca: Beiral, Hellen Jannisy Vieira
Segundo membro da banca: Guimarães, Mauro
Resumo: O presente trabalho objetivou investigar as experiências de formação continuada e as práticas de ensino de docentes que atuam em empresas localizadas no Rio de janeiro, RJ, que promovem Educação Ambiental em escolas. Um levantamento bibliográfico sobre o tema proporcionou um embasamento teórico para a pesquisa. Autores como Moacir Gadotti, Fritjof Capra, Francisco Gutierrez e Cruz Prado, entre outros, constituíram nosso referencial teórico de área. A coleta de dados se deu por meio de entrevista estruturada de acordo com Marconi e Lakatos (2021) com quatro perguntas, as quais foram realizadas com dez professores que atuam em três empresas. A análise dos dados foi feita através da técnica de análise de conteúdo de dados proposta por BARDIN (2016). A partir dos resultados, consideramos que as três empresas oferecem capacitações aos docentes que trabalham em seus projetos de Educação Ambiental. Além disso, a maioria dos professores que participaram desta pesquisa externaram um reconhecimento das aprendizagens de formação continuada que alcançaram ao trabalharem nestas empresas, pois ocorreram aprendizagens sobre o fazer docente e sobre os princípios que guiam diferentes denominações da Educação Ambiental com muitas proximidades em seus valores e conceitos priorizados. Outra coisa a ser enfatizada, é que as empresas empregam práticas diferenciadas de ensino-aprendizagem nas ações que desenvolvem com os alunos das escolas parceiras, as quais se distanciam de uma abordagem de ensino tradicional. Além disso, destacamos que as ações dos projetos de Educação Ambiental das empresas parecem ser pautadas nos pressupostos teóricos da Ecoalfabetização, da Ecopedagogia e da Educação Ambiental Crítica. Desta forma, foi percebida uma práxis, onde prática e teoria estão integradas nas ações realizadas pelos projetos destas empresas. Isso pode ser um indicativo de que estas empresas se situam no campo crítico da Educação Ambiental. Ademais, diferentes culturas humanas parecem ser valorizadas numa forma de transpor barreiras para a construção de uma visão de mundo mais ampliada e de um fazer docente despido de arrogância, onde o diálogo é a base para a construção de conhecimento sobre o ambiente.
Abstract: This study aimed to investigate the experiences of continuing education and teaching practices of teachers who work in companies located in Rio de Janeiro, RJ, which promote Environmental Education in schools. A bibliographic survey on the subject provided a theoretical basis for the research. Authors such as Moacir Gadotti, Fritjof Capra, Francisco Gutierrez and Cruz Prado, among others, constituted our theoretical framework of the area. Data collection took place through structured interviews according to Marconi and Lakatos (2021) with four questions, which were conducted with ten teachers working in three companies. Data analysis was done through the technique of data content analysis proposed by BARDIN (2016). From the results, we consider that the three companies offer training to teachers who work on their Environmental Education projects. In addition, most of the teachers who participated in this research expressed recognition of the continuing education learning they achieved when working in these companies, as there was learning about teaching and the principles that guide different denominations of Environmental Education with many similarities in their values and prioritized concepts. Another thing to be emphasized is that companies employ differentiated teaching-learning practices in the actions they develop with students from partner schools, which distance themselves from a traditional teaching approach. In addition, we highlight that the actions of the companies' Environmental Education projects seem to be based on the theoretical assumptions of Ecoliteracy, Ecopedagogy and Critical Environmental Education. In this way, a praxis was perceived, where practice and theory are integrated in the actions carried out by the projects of these companies. This may be an indication that these companies are in the critical field of Environmental Education. In addition, different human cultures seem to be valued in a way of overcoming barriers to the construction of a broader worldview and a teaching practice devoid of arrogance, where dialogue is the basis for building knowledge about the environment.
Palavras-chave: Environmental education
Ecopedagogy
Ecoliteracy
Science teaching
Educação ambiental
Ecopedagogia
Ecoalfabetização
Ensino de ciências
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Ambiente e Sociedade
Citação: NÓBREGA, Andréa Martins. Impressões de educadores sobre suas experiências com educação ambiental em empresas privadas na cidade do Rio de Janeiro. 2023. 78 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências, Ambiente e Sociedade) – Faculdade de Formação de Professores, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/20247
Data de defesa: 26-Mai-2023
Aparece nas coleções:Mestrado em Ensino de Ciências, Ambiente e Sociedade

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