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Tipo do documento: Dissertação
Título: O novo ensino médio e a formação omnilateral: concepções docentes sobre ensino médio em tempo integral com ênfase em empreendedorismo aplicado ao mundo do trabalho da rede estadual de educação do Rio de Janeiro
Título(s) alternativo(s): The new high school and omnilateral training: teachers' conceptions on fulltime high school with emphasis on entrepreneurship applied to the world of work of the state education network of Rio de Janeiro.
Autor: Madeira, Filipe Cavalcanti 
Primeiro orientador: Barbosa , Carlos Soares
Primeiro membro da banca: Lino, Lucilia Augusta
Segundo membro da banca: Frigotto, Gaudencio
Terceiro membro da banca: Souza, José Carlos Lima de
Quarto membro da banca: Alves, Miriam Fábia
Resumo: Esta dissertação tem como objetivo analisar a consolidação da ideologia do empreendedorismo, em meio à contrarreforma empresarial do Ensino Médio, tendo como foco as concepções docentes acerca das mudanças curriculares implementadas pela Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (SEEDUC-RJ) através do Programa de Educação Integral do Estado do Rio de Janeiro. Nessa direção, tomamos como objeto de estudo o Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI) com Ênfase em Empreendedorismo Aplicado ao Mundo do Trabalho (EMTI em Empreendedorismo) – uma modalidade de Ensino Médio ofertada pela SEEDUC-RJ. Sob a perspectiva do materialismo histórico-dialético, a análise insere-se no campo Trabalho e Educação, apoiando-se na metodologia qualitativa para investigar as concepções de professores e professoras sobre o empreendedorismo. Para o levantamento de dados, foram utilizadas diversas técnicas de pesquisa: investigação da produção científica (teses, dissertações e artigos) sobre o tema; análise documental, tendo como principais fontes primárias documentos normativos da SEEDUC-RJ sobre o Ensino Médio e EMTI em Empreendedorismo e a Lei Federal n.º 13.415/2017, que institui a contrarreforma do ensino médio; aplicação de questionários e realização de roda de conversa com professores e professoras de escolas públicas regulares de Ensino Médio estaduais localizadas no município de Maricá-RJ. Durante as interações, os professores discutiram a conexão entre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o “novo” Ensino Médio, foram abordadas as seguintes questões: (i) como o curso o EMTI em Empreendedorismo se relaciona com a reforma proposta pela Lei nº 13.415/2017; (ii) quais as concepções dos docentes sobre esse modelo de ensino; (iii) em que medida o curso reforça a dualidade do sistema educacional brasileiro na visão dos professores; e (iv) quais movimentos de conformação/resistência são empreendidos pelos professores em relação ao estímulo ao empreendedorismo como meio de inserção profissional dos jovens das classes populares. A análise das concepções docentes com base nas interações mostrou a conformação com o modelo atual de Ensino Médio e a confusão em relação ao termo empreendedorismo, com poucos questionamentos sobre os propósitos da formação empreendedora. Os resultados indicam que a rede de ensino do Estado do Rio de Janeiro serviu como “laboratório” para a atual contrarreforma do Ensino Médio, e que os arranjos curriculares desenvolvidos foram fortemente influenciados pelo Instituto Ayrton Senna (IAS). Além disso, os resultados apontam as finalidades implícitas do estímulo ao empreendedorismo na atual fase do regime de acumulação flexível e o significado da ideologia do empreendedorismo na especificidade histórica brasileira.
Abstract: This dissertation aims to analyze the consolidation of the ideology of entrepreneurship, in the midst of High School business counter-reform, having as a focus teachers' conceptions about the curricular changes implemented by the State Departament of Education of Rio de Janeiro (SEEDUC-RJ) through the Full-time Program of Education of Rio de Janeiro. In this direction, we take as object of study Full-time High School (EMTI) with Emphasis on Entrepreneurship Applied to the World of Work (EMTI in Entrepreneurship) - a modality of high school offered by SEEDUC-RJ. From the perspective of historical-dialectical materialism, the analysis belongs to the field of Work and Education, relying on the qualitative methodology to investigate the conceptions of male and female teachers about entrepreneurship. For data collection, several research techniques were used: investigation of scientific production (theses, dissertations and articles on the subject); documentar analysis, having as main primary sources normative documents from SEEDUC-RJ about High School and EMTI in Entrepreneurship and Federal Law No.13.415/2017, which institutes the counter-reform of high school; the application of interviews through questionnnaires and execution conversation wheel with teachers from regular state public high school located in the Municipality of Maricá-RJ. During the interactions, teachers discussed the connection between the National Common Curricular Base (BNCC) and the 'new' High School, the following questions were addressed: (i) how the course in EMTF in Entrepreneurship relates with the reform proposed by the Law No. 13.415/2017; (ii) which are teachers’ conceptions about this teaching model; (iii) to what extent the course reinforces the duality of Brazilian educational system; and (iv) which conformation/ resistance movements are undertaken by teachers in relation to encouraging entrepreneurship as a means of professional insertion for young people from popular classes. The analysis of teachers’ conceptions based on interactions showed conformation with the current model of High School and misunderstanding regarding the term entrepreneurship, with few questions about the purposed of entrepreneurship training. Results indicate that the teaching network of the State of Rio de Janeiro served as a ‘laboratory’ for the current high school counter-reform and that the curricular arrangements developed were strongly influenced by Ayrton Senna Institute (IAS). In addition, results point out the implicit goals of stimulating entrepreneurship in the present phase of flexible accumulation regime and the meaning of ideology of entrepreneurship in Brazilian historical specificity.
Palavras-chave: Novo ensino médio
Empreendedorismo
Contrarreforma do ensino médio
EMTI
New high school
Entrepreneurship
Counter-reform of high school
EMTI
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais
Citação: MADEIRA, F. C. O novo ensino médio e a formação omnilateral: concepções docentes sobre ensino médio em tempo integral com ênfase em empreendedorismo aplicado ao mundo do trabalho da rede estadual de educação do Rio de Janeiro. 2023. 120 f. Dissertação (Mestrado em Educação – Processos Formativos e Desigualdades Sociais) – Faculdade de Formação de Professores, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/20266
Data de defesa: 27-Jul-2023
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais

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