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Tipo do documento: Dissertação
Título: Pela perfectibilidade da raça: a infância no Primeiro Congresso Brasileiro de Eugenia (1929)
Título(s) alternativo(s): For the perfectibility of race: childhood at the First Brazilian Congress of Eugenics (1929)
Autor: Moura, Victoria Guilherme Guedes de 
Primeiro orientador: Rangel, Sônia de Oliveira Camara
Primeiro membro da banca: Rangel, Jorge Antonio da Silva
Segundo membro da banca: Sily, Paulo Rogério Marques
Terceiro membro da banca: Ferreira, Luiz Otávio
Resumo: Essa pesquisa tem como objetivo analisar o Primeiro Congresso Brasileiro de Eugenia identificando qual era o lugar da infância na construção dos “projetos” (VELHO, 1987) de nação brasileira, a partir dos trabalhos apresentados pelos congressistas presentes ao evento. Participaram do certame médicos, antropólogos, jornalistas, educadores, juristas e militares, que apresentaram trabalhos nas seções de 1) Anthropologia, 2) Heredologia e 3) Educação e Legislação, permitindo compreender a articulação e congregação num espaço de troca e sociabilidades. Como hipótese de pesquisa compreende-se que a infância foi considerada um dos elementos fundamentais para a construção de uma nação brasileira forte e sadia em trabalhos e conferências apresentados no Primeiro Congresso Brasileiro de Eugenia (1929). O recorte temporal justifica-se em 1929 por ser o ano de realização do certame, mas também por agregar a promoção de outras iniciativas, como a fundação do Boletim de Eugenia e a escolha da “criança ideal” no Primeiro Concurso de Eugenia. Dentre as fontes analisadas na pesquisa, o Relatório do Posto de Prophylaxia Rural de Merity (1919), as Actas e Trabalhos do Primeiro Congresso de Eugenia (1929) e periódicos, como O Paiz, A Manhã, Correio Paulistano. Quanto aos referenciais teórico-metodológicos acionados, destacaram-se: Velho (1987); Certeau (1982, 1998), Gomes e Hansen (2016); Schwarcz (1993, 2011); Souza (2006a, 2006b, 2008, 2009, 2012, 2017); Stepan (2005); Camara (2010, 2013, 2014a, 2014b, 2017), entre outros.
Abstract: This research aims to analyze the First Brazilian Congress of Eugenics, identifying what was the place of childhood in the construction of “projects” (VELHO, 1987) of the Brazilian nation, based on the works presented by the participants present at the event. Physicians, anthropologists, journalists, educators, jurists and miltary participated in the event, who presented works in the sections of 1) Anthropology, 2) Heredology and 3) Education and Legislation, allowing for an understanding of articulation and congregation in a space of exchange and sociability. As a research hypothesis, it is understood that childhood was considered one of the fundamental elements for the construction of a strong and healthy Brazilian nation in works and conferences presented at the First Brazilian Congress of Eugenics (1929). The time frame is justified in 1929 because it was the year the event was held, but also because it included the promotion of other initiatives, such as the foundation of the Eugenia Bulletin and the choice of the “ideal child” in the First Eugenia Contest. Among the sources analyzed in the research, the Relatório do Posto de Prophylaxia Rural de Merity (1919), the Actas e Trabalhos do Primeiro Congresso de Eugenia (1929) and periodicals such as O Paiz, A Manhã, Correio Paulistano. As for the theoretical-methodological references used, the following stood out: Velho (1987); Certeau (1982, 1998), Gomes and Hansen (2016); Schwarcz (1993, 2011); Souza (2006a, 2006b, 2008, 2009, 2012, 2017); Stepan (2005); Camara (2010, 2013, 2014a, 2014b, 2017), among others.
Palavras-chave: Primeiro Congresso Brasileiro de Eugenia
Infância
Década de 1920
História da educação
First Brazilian Congress of Eugenics
Childhood
Decade of 1920
History of education
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais
Citação: MOURA, Victoria Guilherme Guedes de. Pela perfectibilidade da raça: a infância no Primeiro Congresso Brasileiro de Eugenia (1929). 2021. 184 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais. Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Faculdade de Formação de Professores, São Gonçalo, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/20267
Data de defesa: 28-Jul-2021
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais

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