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Tipo do documento: Dissertação
Título: Investigando a relação de crianças na/com a cidade de São Gonçalo: identidades e pertencimentos na (trans)formação de infâncias do Condomínio Venda da Cruz
Título(s) alternativo(s): Investigating the relationship of children in/with the city of São Gonçalo: identities and belongings in the (trans)formation of childhoods at Condomínio Venda da Cruz
Autor: Larangeira , Cintia 
Primeiro orientador: Sangenis, Luiz Fernando Conde Sangenis
Primeiro membro da banca: Lopes, Jader Janer Moreira
Segundo membro da banca: Ribetto, Anelice Astrid
Terceiro membro da banca: Carreiro, Heloisa Josiele Santos
Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo investigar a relação de infâncias com a cidade de São Gonçalo, trazendo como delimitação o processo de construção de relações de identidades e pertencimentos de crianças e adolescentes no Condomínio Venda da Cruz, localizado na cidade, no bairro de mesmo nome, após a mudança de seus outros bairros (territórios de pertencimento) dos quais saíram - no que vem se entendendo como um processo de migração forçada – a partir de políticas públicas de reassentamento. Buscou-se uma investigação cúmplice de abordagem qualitativa, etnográfica, pela qual crianças, partícipes da investigação e da produção de saberes outros, são compreendidas como sujeitos de direito, constituídos histórica, social e culturalmente, com o aporte, principalmente, da Sociologia da Infância. Autoras e autores como Castro, Santos, Tavares, Lefebvre, Arendt, Benjamin, entre outras e outros, auxiliaram-me a pensar as experiências de nossos encontros e desencontros – a partir do advento da pandemia que atravessou a pesquisa no meio de seu processo. Assim como, refletir sobre as relações das crianças e seus contextos de ação política, especialmente nos espaços coletivos públicos, reafirmando a constante tensão entre sua formação para cidadania e as relações entre os diferentes grupos etários; principalmente ao sofrerem, para além de uma mudança, a interrupção da pesquisa, ocasionando um desvio no conjunto de interlocutores e também nas geografias experienciadas no percurso da investigação. Do ponto de vista metodológico, foi dada especial atenção às narrativas expressas pelas crianças, em suas múltiplas linguagens que abarcam as infâncias: brincadeira, literatura, corporeidade, seus desenhos, que têm sido dispositivos de produção de dados junto às crianças. Os conceitos do “recém-chegado”, pensando a criança como a estrangeira, aquela que chega a um mundo que a precede; e “educabilidade”, tomando a Educação como relacional e dialógica, para além da escolarização e possível “não apenas para nos adaptar mas sobretudo para transformar a realidade, para nela intervir, recriando-a” (FREIRE, 1996, p. 35); foram essenciais para investigar e compreender as relações de crianças na/com a cidade e as (trans)formações derivadas dessas experiências.
Abstract: This research aims to investigate the relationship of childhoods with the city of São Gonçalo, bringing as a delimitation the process of construction of identity relations and belongings of children in the Venda da Cruz Condominium, located in the city, in the neighborhood of the same name, after the change of their other neighborhoods (territories of belonging) from which they left - in what sought an accomplice investigation with a qualitative, ethnographic approach, by which children, participants in the investigation and production of other knowledge, are understood as subjects of law, constituted historically, socially and culturally, with the contribution, mainly, of the Sociology of Childhood. Authors such as Castro, Santos, Tavares, Lefebvre, Arendt, Benjamin, among others, helped me to think about the experiences of our meetings and disagreements - from the advent of the pandemic that crossed the research in the middle of its process. As well as reflecting on the relationships of children and their contexts of political action, especially in public collective spaces, reaffirming the constant tension between their formation for citizenship and the relations between different age groups; especially when they suffer, in addition to a change, the interruption of research, causing a deviation in the set of interlocutors and also in the geographies experienced in the course of the From a methodological point of view, special attention was paid to the narratives expressed by children, in their multiple languages that cover childhoods: play, literature, corporeality and their drawings, which have been a data production device with children. The concepts of the "newcomer", thinking of the child as the foreigner, the one who reaches a world that precedes it; and "educability", taking Education as relational and dialogic, beyond schooling and possible "not only to adapt us but above all to transform reality, to intervene in it, recreating it" (FREIRE, 1996, p. 35); there were essential to investigate and understand the relationships of children in/with the city and the (trans)formations derived from these experiences.
Palavras-chave: Children and city
Newcomer
Educability
Right to the city
Infâncias e cidade
Recém-chegado
Educabilidade
Direito à cidade
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais
Citação: LARANGEIRA, Cintia. Investigando a relação de crianças na/com a cidade de São Gonçalo: identidades e pertencimentos na (trans)formação de infâncias do Condomínio Venda da Cruz. 2021. 141 f. Dissertação (Mestrado em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais) – Faculdade de Formação de Professores, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/20268
Data de defesa: 12-Jul-2021
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais

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