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Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/20272
Tipo do documento: Dissertação
Título: Negras vozes femininas – travessias: um defeito de cor, de Ana Maria Gonçalves e a lírica de Luedji Luna
Título(s) alternativo(s): Black female voices – crossings: um defeito de cor, by Ana Maria Gonçalves and the lyric by Luedji Luna
Autor: Carvalho, Isabelle Lins 
Primeiro orientador: Lima, Norma Sueli Rosa
Primeiro membro da banca: Carreira, Shirley de Souza Gomes
Segundo membro da banca: Santiago, Ana Rita
Resumo: A pesquisa objetiva, por meio dos Estudos Literários Comparados, identificar semelhanças e diferenças entre abordagens e temáticas relacionadas ao feminino negro em diáspora presente nas produções das artistas Ana Maria Gonçalves (2006) e Luedji Luna (2017 e 2020) a fim de assinalar possíveis contribuições com as (re)existências femininas negras na literatura brasileira. A lírica das canções compostas por Luedji Luna (2017 e 2020) apresenta aspectos históricos de escrevivências das mulheres negras. Ancestralidade, identidade e maternidade são traços marcantes de suas composições. O romance Um defeito de cor (2006), escrito por Ana Maria Gonçalves, é obra narrada em primeira pessoa por sua protagonista – Kehinde/ Luíza – que viveu a diáspora e a escravização, mas que conseguiu transgredir a condição de subalterna e de subjugada em uma sociedade colonialista-patriarcal de modo altivo, por meio de serendipidade e resistência. O eixo norteador de nosso estudo concentra-se na questão: como os textos produzidos por Luedji Luna e Ana Maria Gonçalves podem contribuir com as (re)existências femininas negras em nossa literatura? Como base teórica deste trabalho, embora não exclusivamente, utilizamos as autoras e autores: Conceição Evaristo (2013) – para pensarmos o conceito de escrevivências; Aimeé Bolaños (2010) – para discutirmos diáspora; Grada Kilomba (2019) – para estudarmos sobre colonialismo e resistência feminina negra; Achille Mbembe (2018) – para tratarmos do conceito de necropolítica; Denys Cuche (1999) – a fim de tratarmos identidade e cultura; Lélia González (1988) e Audre Lorde (2019) – para pensarmos vivências das mulheres negras. O corpus analisado é composto pelo romance Um defeito de cor (2006), de Ana Maria Gonçalves, e pelas letras poéticas: “Acalanto”; “Asas”; “Cabô”; “Iodo + Now frágil”; “Saudação malungo” e “Um corpo no mundo”, presentes no álbum Um corpo no mundo (2017) e “Ain’t I a Woman”; “Banho de folhas”, “I Ain’t Got No” e “Uanga”, presentes no álbum Bom mesmo é estar debaixo d´água (2020). Os textos aqui selecionados como objeto de pesquisa dialogam mimeticamente com o contexto histórico aos quais se referem e entre si, na perspectiva do protagonismo das mulheres negras, à diáspora africana, à cultura. Criações literárias que vão além da representatividade, miram (re)existências como caminhos para ampliar leituras e debates, produzir novas construções de significados nos âmbitos social e literário – resultados prévios esperados.
Abstract: The research aims, through Comparative Literary Studies, to identify similarities and differences between approaches and themes related to the black female in the diaspora present in the productions of artists Ana Maria Gonçalves (2006) and Luedji Luna (2017 and 2020) to point out possible contributions to black female (re)existences in Brazilian literature. The lyrics of the songs composed by Luedji Luna (2017 and 2020) present historical aspects of black women's writings. Ancestry, identity, and motherhood are striking features of her compositions. The novel Um defeito de cor (2006), written by Ana Maria Gonçalves, is narrated in the first person by its protagonist - Kehinde/Luíza - who lived through the diaspora and slavery, but who managed to transgress the subordinate and subjugated condition in a colonialist-patriarchal society in a haughty way, through serendipity and resistance. The guiding axis of our study concentrates on the question: how can the texts produced by Luedji Luna and Ana Maria Gonçalves contribute to the black female (re)existence in our literature? As the theoretical basis of this work, although not exclusively, we use the authors: Conceição Evaristo (2013) - to think about the concept of escrevivências; Aimeé Bolaños (2010) - to discuss diaspora; Grada Kilomba (2019) - to study about colonialism and black female resistance; Achille Mbembe (2018) - to deal with the concept of necropolitics; Denys Cuche (1999) - to deal with identity and culture; Lélia González (1988) and Audre Lorde (2019) - to think about black women's experiences. The analyzed corpus is composed by the novel Um defeito de cor (2006), by Ana Maria Gonçalves, and the poetic lyrics: "Acalanto"; "Asas"; "Cabô"; "Iodo + Now fragile"; "Saudação malungo" and "Um corpo no mundo", present in the album Um corpo no mundo (2017) and "Ain't I a Woman"; "Banho de folhas", "I Ain't Got No" and "Uanga", present in the album Bom mesmo é estar debaixo d'água (2020). The texts selected here as research objects dialog mimetically with the historical context to which they refer and with each other, from the perspective of the protagonism of black women, the African diaspora, and culture. Literary creations that go beyond representation, aimed at (re)existences as ways to expand readings and debates, and produce new constructions of meaning in the social and literary scopes - expected previous results.
Palavras-chave: Black female (re)existence
Escrevivências
African diaspora
Comparative literature
(Re)existência feminina negra
Escrevivências
Diáspora africana
Literatura comparada
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística
Citação: CARVALHO, Isabelle Lins. Negras vozes femininas – travessias: um defeito de cor, de Ana Maria Gonçalves e a lírica de Luedji Luna. 2023. 142 f. Dissertação (Mestrado em Letras e Linguística) – Faculdade de Formação de Professores, Universidade do Estado do Rio de Janeiro), São Gonçalo, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/20272
Data de defesa: 15-Fev-2023
Aparece nas coleções:Mestrado em Letras e Linguística

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