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Tipo do documento: Dissertação
Título: A leitura literária como expressão da subjetividade: poesia e música na sala de aula do 8º ano do ensino fundamental
Título(s) alternativo(s): Literary reading as an expression of subjectivity: poetry and music in the 8th grade classroom of Elementary School
Autor: Freitas, Andrea Camelo de 
Primeiro orientador: Pinto, Madalena Simões de Almeida Vaz
Primeiro membro da banca: Amparo, Flávia Vieira da Silva do
Segundo membro da banca: Lima, Norma Sueli Rosa
Resumo: Esta pesquisa apresenta uma proposta de intervenção desenvolvida na Escola Municipal Vereador Antônio Duarte Lopes, com alunos do 8º ano do Ensino Fundamental. Ao reconhecer a dificuldade de trabalhar a leitura literária no Ensino Fundamental agravada com o contexto pós-pandêmico e o uso excessivo das tecnologias, procurei estimular o interesse dos alunos com atividades que incluíram leitura de poemas e suas versões musicalizadas. Como fundamentação teórica na orientação desse processo, partimos do conceito de cartografia, formulado por Gilles Deleuze e Felix Guattari em Mil Platôs (1980), e desenvolvido posteriormente por um grupo de pesquisadores brasileiros (ESCÓSSIA; KASTRUP; PASSOS, 2015). A cartografia parte da ressignificação do conceito de metodologia e a subverte na medida em que não há regras nem objetivos preestabelecidos, mas sim um traçado sobre as metas a serem alcançadas a ser delineado durante o percurso. Por essa razão, as rodas de conversa, por sua espontaneidade e descentramento, foram escolhidas como espaço privilegiado de troca e compartilhamento entre os alunos, suas leituras e experiências singulares. A partir dessa proposta de intervenção, constatou-se que é possível envolver os alunos do Ensino Fundamental com a leitura literária, a partir de atividades lúdicas, as quais, como foi observado, despertaram o interesse, a curiosidade e participação nas atividades propostas.
Abstract: This research presents an intervention proposal developed at the Municipal School Vereador Antônio Duarte Lopes, with 8th grade students from Elementary School. Recognizing the difficulty of working with literary reading in Elementary School aggravated by the post-pandemic context and the excessive use of technologies, I sought to stimulate students' interest with activities that included reading poems and their musical versions. The theoretical foundation for guiding this process was based on the concept of cartography, formulated by Gilles Deleuze and Felix Guattari in A Thousand Plateaus (1980), and later developed by a group of Brazilian researchers (ESCÓSSIA; KASTRUP; PASSOS, 2015). Cartography starts from the re-signification of the concept of methodology and subverts it to the extent that there are no rules or pre-established objectives, but rather a trace of the goals to be achieved to be outlined during the journey. For this reason, conversation circles, due to their spontaneity and decentralization, were chosen as a privileged space for exchange and sharing among students, their readings, and singular experiences. From this intervention proposal, it was found that it is possible to involve Elementary School students with literary reading, based on ludic activities, which, as observed, aroused interest, curiosity and participation in the proposed activities.
Palavras-chave: Rodas de leitura
Subjetividade
Experiência
Poesia
Música
Liberdade de expressão
Reading circles
Subjectivity
Experience
Poetry
Music
Freedom of expression
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA BRASILEIRA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras, Mestrado Profissional em Rede Nacional (PROFLETRAS) - FFP
Citação: FREITAS, Andrea Camelo de. A leitura literária como expressão da subjetividade: poesia e música na sala de aula do 8º ano do Ensino Fundamental. 2023. 104 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) – Faculdade de Formação de Professores, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/20273
Data de defesa: 12-Mai-2023
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional (PROFLETRAS)

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