Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/20280
Tipo do documento: Dissertação
Título: Escritas de vivências: uma proposta de escrita autobiográfica com turmas regulares de 9º ano do ensino fundamental
Título(s) alternativo(s): Writing experiences: a proposal for autobiographical writing with regular classes of 9th grade of elementary school
Autor: Chirico, Luciano Carvalho 
Primeiro orientador: Oliveira, Marcia Lisbôa Costa de
Primeiro membro da banca: Silva, Nadja Pattresi de Souza e
Segundo membro da banca: Pinto, Madalena Simões de Almeida Vaz
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo refletir acerca da importância da prática da escrita na escola, com foco na escrita confessional, ou escrita de si. Nesse sentido, propõe-se o desenvolvimento de capacidades e conhecimentos necessários para a produção de textos, a partir da construção de narrativas autobiográficas nas aulas de Língua Portuguesa. Pretende-se que os estudantes consigam interagir melhor socialmente, usando a modalidade escrita para expressarem ideias, pontos de vista, sensações e emoções, ao relatarem suas experiências. Tendo como referência as contribuições teóricas de Luiz Antônio Marcuschi (2008; 2010), Mikhail Bakhtin (1997; 2016), Irandé Antunes (2003; 2009), Philippe Lejeune (2008), Bernard Schneuwly e Joaquim Dolz (2004), entre outros, entende-se o gênero textual autobiográfico como elemento desencadeador de um trabalho diretamente conectado com a realidade imediata e globalizada dos educandos. Assim, pretendeu-se proporcionar-lhes oportunidades de aprimoramento dos seus conhecimentos sobre a escrita, na teoria e na prática, transcorrendo sobre suas vidas pessoais e acadêmicas, ao mesmo tempo em que se estimulou o desenvolvimento dos seus sensos críticos, artísticos e das suas autonomias como escritores. A proposta de intervenção desta pesquisa teve como foco o desenvolvimento, com um grupo de alunos do 9º.ano, de uma proposta que explorou as características do gênero textual autobiográfico. A sequência didática implementada baseou-se na orientação defendida por Schneuwly e Dolz (2004), levando em consideração a interação comunicativa, a prática social do intercâmbio e a cooperação ativa dos participantes na leitura e na elaboração de textos vivos e autênticos. Apresenta-se uma análise dos resultados, empregando-se processos de inferência e interpretação, com base em Bardin (1977).
Abstract: This work aims to reflect on the importance of the writing practice at school, focusing on confessional writing, or self-writing. In this sense, it proposes the development of skills and the necessary knowledge to produce texts, based on the construction of autobiographical narratives in Portuguese classes. It intends that students can interact better socially, using the written modality to express ideas, points of view, sensations, and emotions, when reporting their experiences. With reference to the theoretical contributions of Luiz Antônio Marcuschi (2008; 2010), Mikhail Bakhtin (1997; 2016), Irandé Antunes (2003; 2009), Philippe Lejeune (2008), Bernard Schneuwly and Joaquim Dolz (2004), among others, the autobiographical textual genre is understood as a triggering element of a work directly connected to the immediate and globalized reality of the students. Thus, it intended to provide them opportunities to improve their knowledge about writing, in theory and in practice, taking place in their personal and academic lives, while stimulating the development of their critical and artistic senses and their autonomy as writers as well. The intervention proposal of this research focused on the development, with a group of 9th grade students, of a proposal that explored the characteristics of the autobiographical textual genre. The didactic sequence implemented was based on the orientation defended by Schneuwly and Dolz (2004), considering the communicative interaction, the social practice of exchange and the active cooperation of the participants in reading and in the elaboration of living and authentic texts. An analysis of the results is presented, using processes of inference and interpretation, based on Bardin (1977).
Palavras-chave: Textual genres
Writing
Autobiography
Didactic Sequence
Gêneros textuais
Escrita
Autobiografia
Sequência didática
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras, Mestrado Profissional em Rede Nacional (PROFLETRAS) - FFP
Citação: CHIRICO, Luciano Carvalho. Escritas de vivências: uma proposta de escrita autobiográfica com turmas regulares de 9º ano do ensino fundamental. 2023. 93 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) – Faculdade de Formação de Professores, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/20280
Data de defesa: 26-Mai-2023
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional (PROFLETRAS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Luciano Carvalho Chirico - 2023 - Completa.pdfDocumento principal2,21 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.