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Tipo do documento: Dissertação
Título: Masculinidades em salas de aula da Educação Infantil da Rede municipal de Educação de Niterói
Título(s) alternativo(s): Masculinities in Early Childhood Education classrooms in the Municipal Network of Niterói
Autor: Romão, Marcia de Oliveira 
Primeiro orientador: Carvalho, Rosa Malena de Araújo
Primeiro membro da banca: Sepulveda, Denize de Aguiar Xavier
Segundo membro da banca: Vianna, Cláudia Pereira
Terceiro membro da banca: Fontoura, Helena Amaral da
Resumo: Esta pesquisa tem como foco a observação e análise do fenômeno das masculinidades presentes no espaço da Educação Infantil pública. Para tanto, tomamos como base pesquisas que já investigaram o quanto à docência se estabelece como um espaço do feminino, no qual, apesar das transformações históricas, sociais e legislativas, se mantém uma cultura de estereótipos que gera um “perfil” esperado de docente, principalmente para aquele que ocupa o espaço da Educação Infantil. Ao “puxarmos o fio” que coloca docentes homens em certos lugares e não em outros, entramos na reflexão em curso, relacionada a gênero e a corpo. O tema investigado envolve a inserção da figura masculina nas salas de Educação Infantil (EI). O campo de pesquisa são instituições escolares que fazem parte da rede do município de Niterói, situado na região metropolitana do Rio de Janeiro. Selecionamos documentos que registram o deslocamento de docentes homens para outras funções, que não a de professor, efetivamente regente, das turmas de crianças pequenas em idade de ocupar as unidades públicas, bem como a devolução desses sujeitos por parte de diretores. O “estranhamento” institucional daqueles que insistem em adentrar esses espaços nos leva a um caminho investigativo no qual se fez necessário observar o processo de construção das masculinidades e das feminilidades no espaço escolar. Qual processo naturalizou a docente nesse espaço público e vem expulsando o corpo docente masculino da sala de EI, em virtude de um rearranjo que sempre o deixa fora desse lugar? Nossas considerações finais indicam que os componentes de gênero e corpo estão implicados nessa construção desigual entre masculinos e femininos, bem como o poder institucional, ora mais ou menos influenciados por forças conservadoras, mas sempre sob o esteio de raízes patriarcais, onde se reproduzem práticas comuns a outras instituições submetidas ao Estado e ao sistema.
Abstract: This research focuses on the observation and analysis of the phenomenon of masculinities present in the space of public Early Childhood Education. Based on previous research about teaching as a space largely established for women, in which, despite historical, social and legislative changes, a culture of stereotypes remains and that generates an expected "profile" of teachers, especially for those who occupies the space of Early Childhood Education. When we “pull the thread” that keeps male teachers in certain places and not in others, we enter into the reflection related to gender and body. The problem investigated involves the insertion of the male figure in the Early Childhood Education (EC) rooms. The research field comprises schools that are part of the Municipality of Niterói, a city located in the metropolitan region of Rio de Janeiro. We selected documents that record the displacement of male teachers to other roles, other than that of effectively regent teacher, of groups of children of early age to attend public units, as well as the return of these male teachers by directors. The institutional “strangeness” of those who insist on entering these spaces leads us to an investigative path in which it is necessary to observe the process of construction of masculinities in the school space. What process has naturalized the female teacher in this public space and has been excluding the male faculty from the EC room, due to a rearrangement that always leaves them out of this place? Our final considerations indicate that the components of gender and body are involved in this unequal construction between men and women, as well as institutional power, on occasions more or less influenced by conservative forces, but always under the support of patriarchal roots, in which there is reproduction of practices common to other institutions under the State and the system.
Palavras-chave: Gender
Body
Male
Child Education
Teaching
Gênero
Corpo
Masculino
Educação Infantil
Docência
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais
Citação: ROMÃO, Marcia de Oliveira. Masculinidades em salas de Aula da educação Infantil da Rede Municipal de Educação de Niterói. 2022. 130 f. Dissertação (Mestrado em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais) – Faculdade de Formação de Professores, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/20304
Data de defesa: 22-Jun-2022
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais

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