Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/20304
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Masculinidades em salas de aula da Educação Infantil da Rede municipal de Educação de Niterói |
Título(s) alternativo(s): | Masculinities in Early Childhood Education classrooms in the Municipal Network of Niterói |
Autor: | Romão, Marcia de Oliveira ![]() |
Primeiro orientador: | Carvalho, Rosa Malena de Araújo |
Primeiro membro da banca: | Sepulveda, Denize de Aguiar Xavier |
Segundo membro da banca: | Vianna, Cláudia Pereira |
Terceiro membro da banca: | Fontoura, Helena Amaral da |
Resumo: | Esta pesquisa tem como foco a observação e análise do fenômeno das masculinidades presentes no espaço da Educação Infantil pública. Para tanto, tomamos como base pesquisas que já investigaram o quanto à docência se estabelece como um espaço do feminino, no qual, apesar das transformações históricas, sociais e legislativas, se mantém uma cultura de estereótipos que gera um “perfil” esperado de docente, principalmente para aquele que ocupa o espaço da Educação Infantil. Ao “puxarmos o fio” que coloca docentes homens em certos lugares e não em outros, entramos na reflexão em curso, relacionada a gênero e a corpo. O tema investigado envolve a inserção da figura masculina nas salas de Educação Infantil (EI). O campo de pesquisa são instituições escolares que fazem parte da rede do município de Niterói, situado na região metropolitana do Rio de Janeiro. Selecionamos documentos que registram o deslocamento de docentes homens para outras funções, que não a de professor, efetivamente regente, das turmas de crianças pequenas em idade de ocupar as unidades públicas, bem como a devolução desses sujeitos por parte de diretores. O “estranhamento” institucional daqueles que insistem em adentrar esses espaços nos leva a um caminho investigativo no qual se fez necessário observar o processo de construção das masculinidades e das feminilidades no espaço escolar. Qual processo naturalizou a docente nesse espaço público e vem expulsando o corpo docente masculino da sala de EI, em virtude de um rearranjo que sempre o deixa fora desse lugar? Nossas considerações finais indicam que os componentes de gênero e corpo estão implicados nessa construção desigual entre masculinos e femininos, bem como o poder institucional, ora mais ou menos influenciados por forças conservadoras, mas sempre sob o esteio de raízes patriarcais, onde se reproduzem práticas comuns a outras instituições submetidas ao Estado e ao sistema. |
Abstract: | This research focuses on the observation and analysis of the phenomenon of masculinities present in the space of public Early Childhood Education. Based on previous research about teaching as a space largely established for women, in which, despite historical, social and legislative changes, a culture of stereotypes remains and that generates an expected "profile" of teachers, especially for those who occupies the space of Early Childhood Education. When we “pull the thread” that keeps male teachers in certain places and not in others, we enter into the reflection related to gender and body. The problem investigated involves the insertion of the male figure in the Early Childhood Education (EC) rooms. The research field comprises schools that are part of the Municipality of Niterói, a city located in the metropolitan region of Rio de Janeiro. We selected documents that record the displacement of male teachers to other roles, other than that of effectively regent teacher, of groups of children of early age to attend public units, as well as the return of these male teachers by directors. The institutional “strangeness” of those who insist on entering these spaces leads us to an investigative path in which it is necessary to observe the process of construction of masculinities in the school space. What process has naturalized the female teacher in this public space and has been excluding the male faculty from the EC room, due to a rearrangement that always leaves them out of this place? Our final considerations indicate that the components of gender and body are involved in this unequal construction between men and women, as well as institutional power, on occasions more or less influenced by conservative forces, but always under the support of patriarchal roots, in which there is reproduction of practices common to other institutions under the State and the system. |
Palavras-chave: | Gender Body Male Child Education Teaching Gênero Corpo Masculino Educação Infantil Docência |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais |
Citação: | ROMÃO, Marcia de Oliveira. Masculinidades em salas de Aula da educação Infantil da Rede Municipal de Educação de Niterói. 2022. 130 f. Dissertação (Mestrado em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais) – Faculdade de Formação de Professores, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2022. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/20304 |
Data de defesa: | 22-Jun-2022 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação - Marcia de Oliveira Romão - 2022 - Completa.pdf | Documento principal | 1,21 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.