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Tipo do documento: Dissertação
Título: As cotas raciais no ensino superior e sua relação com as condições de vida da população negra
Título(s) alternativo(s): Racial quotas in higher education and their relation to the living conditions of the black population
Autor: Santos, Natanael Firmino dos 
Primeiro orientador: Ribeiro Neto, Alexandre
Primeiro membro da banca: Batalha, Alzira Alcântara
Segundo membro da banca: Hora, Dayse Martins
Terceiro membro da banca: Souza, Rolf Malungo de
Resumo: O presente trabalho procura abordar o trajeto educacional da população negra na perspectiva de que no Brasil o processo de abolição permanece inconcluso visto que, foi incapaz de garantir plenitude de direitos a esta parcela da população que tem na interdição ao acesso a educação, especialmente no que diz respeito ao nível superior, uma de suas principais características. Interdição que se repete e perdura até os dias atuais nos mais diversos aspectos da vida na sociedade brasileira que, registra níveis dos mais elevados de assimetria social - maracadamente racializada - justificada em grande medida pela inserção forçada e desigual da população negra, elemento estruturante de nossa sociedade. Buscamos apresentar algumas das contradições que envolvem este tema, o papel da participação e mobilização social em defesa desta modalidade de ação afirmativa, bem como, apresentar a evolução do arcabouço jurídico sobre as cotas raciais. Abordaremos neste trabalho o impacto da adoção de medidas afirmativas com recorte racial, relacionadas ao acesso ao Ensino Superior, nas condições de vida desta parcela da população brasileira.
Abstract: The present work aims to address the educational trajectory of the Black population from the perspective that in Brazil, the process of abolition remains inconclusive, as it has been unable to ensure full rights to this segment of the population. They have been hindered in accessing education, especially at the higher education level, which is one of its main characteristics. This hindrance continues to repeat and persist to this day in various aspects of life in Brazilian society, which records some of the highest levels of social asymmetry— largely racialized—largely justified by the forced and unequal integration of the Black population, a foundational element of our society. We seek to present some of the contradictions surrounding this theme, the role of social participation and mobilization in defense of this affirmative action approach, as well as to present the evolution of the legal framework regarding racial quotas. In this work, we will address the impact of adopting affirmative measures with a racial focus, related to access to higher education, on the living conditions of this portion of the Brazilian population.
Palavras-chave: Education
Racism
Racial quotes
Affirmative actions
Educação
Racismo
Cota racial
Ações afirmativas
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação da Baixada Fluminense
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação
Citação: SANTOS, Natanael Firmino dos. As cotas raciais no ensino superior e sua relação com as condições de vida da população negra. 2023. 156 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação) - Faculdade de Educação da Baixada Fluminense, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/20308
Data de defesa: 31-Mar-2023
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação

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