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Tipo do documento: Dissertação
Título: Mulheres no Recôncavo da Guanabara: professoras e escolas femininas em Estrella, Iguassú e Magé (1862-1872)
Título(s) alternativo(s): Women in the Recôncavo da Guanabara: female teachers and schools in Estrella, Iguassú and Magé (1862-1872)
Autor: Pereira, Kimberly Araujo Gomes 
Primeiro orientador: Borges , Angélica
Primeiro membro da banca: Silva, Márcia Cabral da
Segundo membro da banca: Schueler, Alessandra Frota Martinez de
Resumo: As mulheres do Recôncavo da Guanabara exerceram alguns ofícios para a sua subsistência, e o magistério era um deles. O presente estudo tem como objetivo analisar o processo de escolarização e o magistério feminino nos municípios de Estrella, Iguassú e Magé, entre 1862 e 1872. Com esta finalidade, utilizamos o Almanak Laemmert, os relatórios dos presidentes da Província do Rio de Janeiro, a imprensa periódica e as legislações da época. Desta forma, para construir as análises usamos um quadro teórico metodológico que discute a história regional e local, a história da Baixada Fluminense, a micro-história e o conceito de experiência. As escolas públicas femininas foram criadas na década de 1840 para atender às meninas moradoras do Recôncavo da Guanabara e seu principal foco era a preparação para a vida doméstica. Ao longo dos anos, surgiram mais escolas para atender a demanda da região e, com isso, foram realizados concursos para que as mestras provessem as escolas. A metodologia do Fio do Nome nos ajuda a conhecer as trajetórias docentes, as questões religiosas, suas relações familiares, sociais e com as demais professoras. Destacamos a experiência de cinco famílias que atuaram na instrução de Magé, Estrella e Iguassú. As experiências docentes nos permitem analisar as possibilidades de ser mulher e o espaço que ocupavam na sociedade Oitocentista onde deveriam instruir as meninas na arte de ler e escrever.
Abstract: The women of Recôncavo da Guanabara exercised some craft for their subsistence, and teaching was one of them. The present study aims to analyze the schooling process and female teaching in the municipalities of Estrella, Iguassú and Magé between 1862 and 1872. For this purpose, we use the Laemmert Almanak, the reports of the presidents of the Province of Rio de Janeiro, the periodical press of the time, laws. To build the analyzes we used a methodological theoretical framework that discusses regional and local history, the history of Baixada Fluminense, micro history and the concept of experience. Female public schools were created in the 1840s to serve girls living in the Recôncavo da Guanabara. Female education was directly linked to preparing girls for domestic life. Over the years, schools werecreated to meet the demand in the region. With the increase in the number of schools,competitions were held for female teachers to supply the schools. The methodology of Fio do Nome helps us to know the teaching trajectories, their religious issues, their family relationships and with the other teachers. We highlight the experience of five families that worked in the instruction of Magé, Estrella and Iguassú.Teaching experiences allow us to analyze the possibilities of being a woman and her space in nineteenth-century Society Wherethey were to instruct the girls in the art of reading and writing.
Palavras-chave: Women
Female teachers
19th century
Mulheres
Professoras
Recôncavo da Guanabara
Século XIX
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação da Baixada Fluminense
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação
Citação: PEREIRA, Kimberly Araujo Gomes. Mulheres no Recôncavo da Guanabara: professoras e escolas femininas em Estrella, Iguassú e Magé (1862-1872). 2023. 198 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação) - Faculdade de Educação da Baixada Fluminense, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/20314
Data de defesa: 17-Abr-2023
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação

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