Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/20315
Tipo do documento: Dissertação
Título: Modelagem Matemática na Escola básica como uma metodologia facilitadora e incentivadora na aprendizagem: Função Afim, um caso de estudo
Título(s) alternativo(s): Mathematical Modeling in the Basic School as a facilitating and encouraging methodology in learning: Affine Function, a case study
Autor: Freitas, George Borges de 
Primeiro orientador: Costa, Marcus Vinicius Tovar
Primeiro membro da banca: Oliveira, Alexandre Lopes de
Segundo membro da banca: Machado, Aline de Lima Guedes
Terceiro membro da banca: Busse, Ronaldo da Silva
Quarto membro da banca: Villapouca, Mariana Gesualdi
Resumo: Durante anos de docência no Ensino Médio, tenho compartilhado das dificuldades encontradas pelos alunos na compreensão do tema função. Essas dificuldades influenciam, inevitavelmente, na depreensão de outros tópicos dentro da Matemática e de alguns em disciplinas correlatas que dependem da boa construção e entendimento das funções. Neste sentido, a presente dissertação, propõe o emprego da Modelagem Matemática como Metodologia de trabalho e como um agente facilitador e incentivador no estudo de funções. Como exemplo de tópico, escolhemos a função Afim, que apesar de sua simplicidade pode se tornar uma importante ferramenta na modelagem de situações problemas do nosso cotidiano. Com este objetivo, sugerimos uma atividade relacionada com a escolha do melhor software de aplicativo para transporte oferecidos por três empresas na cidade. Esta atividade tem seu foco embasado sobre os princípios básicos de modelagem matemática, a partir da escolha do tema e das hipóteses elaboradas no processo de pesquisa, até a obtenção de uma função Afim que modela a despesa de cada aluno ao utilizar o aplicativo como meio de transporte. Ao final, concluímos com uma análise crítica dos resultados encontrados. Esta atividade foi desenvolvida com a intenção de motivar os alunos, valendo-se do interesse que o tema pode instigar, num processo que irá ajudá-los a consolidar o conceito de função. Além disso, acreditamos que esta metodologia contribui para autonomia no pensar e na construção de suas próprias estratégias para resolver problemas. A atividade proposta foi elaborada e desenvolvida em uma Escola no estado do Rio de Janeiro, e apesar da simplicidade do tema foi aplicada a alunos do terceiro ano do Ensino Médio. A atividade proposta, a princípio, é adequada a alunos de outras séries, pressupõe que estes já tenham construído conceitos básicos envolvidos no tema proposto
Abstract: During the teaching years in high school, I have shared the difficulties faced by students regarding the understanding of the theme ‘function’. Such difficulties inevitably influence the comprehension of others Mathematical topics and some related subjects that depend on the proper construction and understanding of functions. In this sense, this dissertation proposes the use of Mathematical Modeling as a work methodology and as a facilitating and encouraging agent in the study of functions. As an example of a topic to be studied, we chose the Affine function, which in despite of its simplicity can become an important tool in modeling problem situations in our daily lives. For this purpose, we suggest an activity related to the choice of the best transport Apps among three companies available in the city. This activity focuses on the basic principles of mathematical modeling, from the choice of the theme and the hypotheses elaborated in the research process, until obtaining an Affine Function that models the expense of each student when using the apps as a means of transport. At the end, we conclude our study with a critical analysis of the results found. This activity was developed with the intention of motivating students, taking advantage of the interest that the theme can instigate, in a process that will help them to consolidate the function concept. In addition, we believe that this methodology contributes to autonomy in thinking and building students own strategies to solve problems. The proposed activity was elaborate and developed at a school in the state of Rio de Janeiro, and in spite of the simplicity of the theme, it was applied to students in the third grade of high school. In fact, this activity, is quite suitable for students from other grades, just assuming that they have already built basic concepts involved in suggested theme
Palavras-chave: Mathematical Modeling
Function
Linear Function
Funções (Matemática) - Estudo e ensino
Modelos matemáticos
Modelagem Matemática
Função
Função Afim
Área(s) do CNPq: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA::ALGEBRA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Tecnologia e Ciências::Instituto de Matemática e Estatística
Programa: Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT)
Citação: FREITAS, George Borges de. Modelagem Matemática na Escola básica como uma metodologia facilitadora e incentivadora na aprendizagem: Função Afim, um caso de estudo. 2020 154f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional – PROFMAT) – Instituto de Matemática e Estatística, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/20315
Data de defesa: 27-Nov-2020
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Rede Nacional em Matemática (PROFMAT)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - George Borges de Freitas - 2020 - Completa.pdfDissertação completa2,43 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.