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Tipo do documento: Dissertação
Título: Crianças vulneráveis: infâncias e precariedades em Jane Eyre, Wuthering Heights e Agnes Grey
Título(s) alternativo(s): Vulnerable Children: childhoods and precariousness in Jane Eyre, Wuthering Heights and Agnes Grey
Autor: Menezes, Ana Cristina Faria de 
Primeiro orientador: Gonçalves, Adriana de Souza Jordão
Primeiro membro da banca: Monteiro, Maria Conceição
Segundo membro da banca: Carneiro, Leonardo Bérenger Alves
Resumo: Esta dissertação propõe investigar as diferentes infâncias figuradas nas obras Agnes Grey (1847), de Anne Brontë (1820-1849), Jane Eyre (1847), de Charlotte Brontë e Wuthering Heights (1847), de Emily Brontë (1818-1848). Essas infâncias são necessariamente plurais uma vez que não há um tipo único de infância vitoriana, mas sim diversos desdobramentos da experiência de crianças que viveram nesse período em diferentes situações de infantilização (FROST, 2008). Dado que as irmãs de Haworth viram de perto as opressões trazidas pela Revolução Industrial e, antes disso, as complicações da agricultura capitalista (EAGLETON, 2005a; WILLIAMS, 2011), os entrelaçamentos entre o contexto histórico no qual viveram e a criação ficcional de suas personagens infantis contribui para uma percepção mais matizada das respectivas precariedades (BUTLER, 2019) em jogo. Proponho, assim, que o ato de narrar tais infâncias, marcando-as materialmente quanto às suas distintas precariedades expõe um sistema que precisa explorar os vulneráveis para que possa crescer
Abstract: This dissertation proposes to investigate the different childhoods portrayed in the works Agnes Grey (1847), by Anne Brontë (1820-1849), Jane Eyre (1847), by Charlotte Brontë, and Wuthering Heights (1847), by Emily Brontë (1818-1848). These childhoods are necessarily plural since there is no single type of Victorian childhood, but rather various manifestations of the experiences of children who lived during this period in different situations of infantilization (FROST, 2008). Given that the Haworth sisters witnessed firsthand the oppressions brought about by the Industrial Revolution and, before that, the complications of capitalist agriculture (EAGLETON, 2005a; WILLIAMS, 2011), the intersections between the historical context in which they lived and the fictional creation of their child characters contribute to a more nuanced perception of the respective precariousness (BUTLER, 2019) at stake. Thus, it is proposed that the act of narrating such childhoods, marking them materially with their distinct precariousness (BUTLER, 2019), exposes a system that needs to exploit the vulnerable in order to grow
Palavras-chave: Brontë sisters
Childhood
Irmãs Brontë
Infância
Vulnerabilidade
Era Vitoriana
Literatura inglesa – História e crítica
Infância na literatura
Inglaterra – Usos e costumes - Séc. XIX
Brontë, Anne, 1820-1849 – Crítica e interpretação
Brontë, Charlotte, 1816-1855 - Crítica e interpretação
Brontë, Emily, 1818-1848 - Crítica e interpretação
Vulnerability
Victorian studies
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Citação: MENEZES, Ana Cristina Faria de. Crianças vulneráveis: infâncias e precariedades em Jane Eyre, Wuthering Heights e Agnes Grey. 2023. 87 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Instituto de Letras, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/20318
Data de defesa: 19-Jun-2023
Aparece nas coleções:Mestrado em Letras

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