Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/20322
Tipo do documento: Dissertação
Título: Projetando práticas de ensino-aprendizagem: o design no cotidiano, ação e reflexão do professor da educação básica
Título(s) alternativo(s): Creating teaching and learning practices: design in daily life, action and reflection of basic education teachers
Autor: Hack, Justine Noronha 
Primeiro orientador: Martins, Bianca Maria Rêgo
Primeiro coorientador: Emanuel, Bárbara
Primeiro membro da banca: Necyk, Bárbara Jane
Segundo membro da banca: Portas, Roberta
Resumo: Alguns autores do Brasil e do exterior já traçaram os caminhos costurando Design e Educação, assim como algumas escolas já adotam o design, seja como metodologia – de forma que sirva para os professores elaborarem suas aulas – ou como componente curricular – em forma de projeto no qual os alunos sejam envolvidos. Fala-se, nesta dissertação, entretanto, não do designer especialista/profissional designer na escola, mas do professor designer de práticas de ensino-aprendizagem, ou seja, do design como processo de pensamento e desenvolvimento de atividades e gerenciamento de espaços. A partir de uma pesquisa bibliográfica e uma entrevista com 6 professores da educação básica da rede pública, conceitua-se o design como processo de pensamento, e investiga-se se a premissa de que o design é inerente à todo ser humano, e neste caso, a todos os professores.
Abstract: Some authors from Brazil and abroad have already traced the paths connecting Design and Education, just as some schools have already adopted design, either as a methodology – so that teachers can prepare their classes – or as a curricular component – in the form of a project which students are involved. However, this dissertation doesn’t speak about the specialist/professional designer at school, but of the teacher-designer of teaching-learning practices, that is, design as a process of thought and developing activities and managing spaces. Based on a bibliographical research and an interview with 6 public school basic education teachers, design was conceptualized as a thought process, and it was investigated whether in fact this process is inherent to every human being – or in this case to all teachers.
Palavras-chave: Teacher-designer
teaching-learning
Design at school
Design Thinking
Design in Pedagogical Practices
Education
Professor-designer
Ensino-aprendizagem
Design na escola
Design em práticas pedagógicas
Desenho industrial
Educação
Área(s) do CNPq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DESENHO INDUSTRIAL
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Tecnologia e Ciências::Escola Superior de Desenho Industrial
Programa: Programa de Pós-Graduação em Design
Citação: HACK, Justine Noronha. Projetando práticas de ensino-aprendizagem: o design no cotidiano, ação e reflexão do professor da educação básica. 2023. 118 f. Dissertação (Mestrado em Design) - Escola Superior de Desenho Industrial - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de janeiro, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/20322
Data de defesa: 12-Mai-2023
Aparece nas coleções:Mestrado em Design

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Justine Noronha Hack - 2023 - Completa.pdf792,74 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.