Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/20322
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Projetando práticas de ensino-aprendizagem: o design no cotidiano, ação e reflexão do professor da educação básica |
Título(s) alternativo(s): | Creating teaching and learning practices: design in daily life, action and reflection of basic education teachers |
Autor: | Hack, Justine Noronha ![]() |
Primeiro orientador: | Martins, Bianca Maria Rêgo |
Primeiro coorientador: | Emanuel, Bárbara |
Primeiro membro da banca: | Necyk, Bárbara Jane |
Segundo membro da banca: | Portas, Roberta |
Resumo: | Alguns autores do Brasil e do exterior já traçaram os caminhos costurando Design e Educação, assim como algumas escolas já adotam o design, seja como metodologia – de forma que sirva para os professores elaborarem suas aulas – ou como componente curricular – em forma de projeto no qual os alunos sejam envolvidos. Fala-se, nesta dissertação, entretanto, não do designer especialista/profissional designer na escola, mas do professor designer de práticas de ensino-aprendizagem, ou seja, do design como processo de pensamento e desenvolvimento de atividades e gerenciamento de espaços. A partir de uma pesquisa bibliográfica e uma entrevista com 6 professores da educação básica da rede pública, conceitua-se o design como processo de pensamento, e investiga-se se a premissa de que o design é inerente à todo ser humano, e neste caso, a todos os professores. |
Abstract: | Some authors from Brazil and abroad have already traced the paths connecting Design and Education, just as some schools have already adopted design, either as a methodology – so that teachers can prepare their classes – or as a curricular component – in the form of a project which students are involved. However, this dissertation doesn’t speak about the specialist/professional designer at school, but of the teacher-designer of teaching-learning practices, that is, design as a process of thought and developing activities and managing spaces. Based on a bibliographical research and an interview with 6 public school basic education teachers, design was conceptualized as a thought process, and it was investigated whether in fact this process is inherent to every human being – or in this case to all teachers. |
Palavras-chave: | Professor-designer Ensino-aprendizagem Design na escola Design em práticas pedagógicas Desenho industrial Educação Teacher-designer teaching-learning Design at school Design Thinking Design in Pedagogical Practices Education |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DESENHO INDUSTRIAL |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Tecnologia e Ciências::Escola Superior de Desenho Industrial |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Design |
Citação: | HACK, Justine Noronha. Projetando práticas de ensino-aprendizagem: o design no cotidiano, ação e reflexão do professor da educação básica. 2023. 118 f. Dissertação (Mestrado em Design) - Escola Superior de Desenho Industrial - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de janeiro, 2023. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/20322 |
Data de defesa: | 12-Mai-2023 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Design |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação - Justine Noronha Hack - 2023 - Completa.pdf | 792,74 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.