Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/20324
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Benefícios, desafios e dilemas do ensino colaborativo online em programas de pós-graduação em Administração e Contabilidade durante a pandemia da Covid-19 |
Título(s) alternativo(s): | Benefits, challenges, and dilemmas of online collaborative teaching postgraduate programs in Administration and Accounting during the Covid-19 pandemic |
Autor: | Silveira, Igor da Cunha Ferreira Martins da |
Primeiro orientador: | Tractenberg, Leonel Estevao Finkelsteinas |
Primeiro membro da banca: | Gouveia, Tânia Maria de Oliveira Almeida |
Segundo membro da banca: | Sauerbronn, Fernanda Filgueiras |
Resumo: | Entende-se como ensino colaborativo a modalidade de ensino que ocorre a colaboração de dois ou mais professores, que compartilham as atividades e tarefas de uma mesma disciplina para o mesmo grupo de alunos. O trabalho teve como objetivo analisar como o ensino colaborativo online tem sido aplicado nos programas de pós-graduação em Administração e Contabilidade durante a pandemia da Covid-19. Nesse trabalho, nós analisarmos a visão de oito docentes de cursos de mestrado e doutorado desses programas que, durante a pandemia, ministraram aulas e disciplinas em colaboração com outros docentes. O estudo identificou as formas de ensino colaborativo utilizados pelos professores entrevistados, os principais benefícios, desafios e dificuldades que enfrentaram em relação à modalidade de ensino remoto ao durante a pandemia e o papel do ensino colaborativo durante esse processo. |
Abstract: | Collaborative teaching is understood as the teaching modality in which two or more teachers collaborate, and share the activities and tasks of the same discipline for the same group of students. The objective of this work was to analyze how online collaborative teaching has been applied in graduate programs in Business Administration and Accounting during the Covid-19 pandemic. In this work, we analyzed the point of view of eight professors of master's and doctoral courses in these programs who, during the pandemic, taught classes and disciplines in collaboration with other teachers. The study identified the forms of collaborative teaching used by the interviewed teachers, the main benefits, challenges, and difficulties they faced with the remote teaching modality during the pandemic, and the role of collaborative teaching during this process. |
Palavras-chave: | Collaborative teaching Online education Accounting teaching Ensino colaborativo Educação online Ensino de contabilidade Educação a distância |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Ciências Sociais::Faculdade de Administração e Finanças |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis |
Citação: | SILVEIRA, Igor da Cunha Ferreira Martins da. Benefícios, desafios e dilemas do ensino colaborativo online em programas de pós-graduação em Administração e Contabilidade durante a pandemia da Covid-19. 2023. 78f. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) - Faculdade de Administração e Finanças, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/20324 |
Data de defesa: | 16-Fev-2023 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Ciências Contábeis |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação - Igor da Cunha Ferreira Martins da Silveira - 2023 - Completa.pdf | 748,74 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.