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http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/20325
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Da avenida para as galerias: Carnaval de Escolas de Samba e suas exposições no circuito artístico contemporâneo carioca |
Título(s) alternativo(s): | From the avenue to the galleries: carnival samba schools and their exhibits throughout the contemporary artistic circuit in Rio de Janeiro |
Autor: | Valoura, Thales Gonçalves ![]() |
Primeiro orientador: | Castro, Maurício Barros de |
Primeiro membro da banca: | Campos, Marcelo Gustavo Lima de |
Segundo membro da banca: | Name, Daniela dos Passos Miranda |
Resumo: | A pesquisa trata da inserção da visualidade de desfiles das escolas de samba do carnaval do Rio de Janeiro em espaços institucionais de arte. A partir de três exposições ocorridas entre os anos de 1980 a 2021, a saber: Fernando Pinto e Mocidade de Padre Miguel em 1983 na Galeria César Aché, Rosa Magalhães e Acadêmicos do Salgueiro em 1990 na Escola de Artes Visuais do Parque Lage e Leandro Vieira e a Estação Primeira de Mangueira no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro em 2021, pretende-se compreender quando e de que modo o carnaval se institucionaliza como arte. Na realização de uma análise crítica não só dos objetos de pesquisa, mas da escassez de exemplos de inserções da visualidade carnavalesca no circuito artístico contemporâneo carioca, debruça-se nas mediações, intercâmbios, negociações, conflitos e tensões no diálogo entre carnaval das escolas de samba e os espaços institucionais de arte |
Abstract: | This study addresses the insertion of the visuality of Samba school parades from the Carnival of Rio de Janeiro into institutional spaces of art. Starting from three exhibits that took place between 1980 and 2021, to wit: Fernando Pinto and Mocidade de Padre Miguel in 1983 at the Galeria César Aché( César Aché Galery), Rosa Magalhães and Acadêmicos do Salgueiro in 1990 at the Escola de Artes Visuais of Parque Lage(Parque Lage School of Visual Arts) and Leandro Vieira and Estação Primeira de Mangueira at the Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro(Modern Art Museum of Rio de Janeiro) in 2021, it is intended to understand when and how carnival is institutionalized as art. By performing a critical analysis not only of the research objects, but also of the scarcity of examples of the insertion of the visuality of Carnival in the contemporary artistic circuit of Rio de Janeiro, the mediations, interchanges, negotiations, conflicts, and tensions in the dialogue between Carnival samba schools and institutional spaces of art are examined |
Palavras-chave: | Carnival Contemporary art Popular culture Samba schools Contemporary artistic circuit Carnaval Arte contemporânea Cultura popular Escola de samba Circuito artístico contemporâneo Carnaval – Rio de Janeiro (RJ) Escolas de samba - Rio de Janeiro (RJ) Arte moderna – Séc. XXI - Rio de Janeiro (RJ) Arte moderna – Séc. XXI – Exposições Cultura popular - Rio de Janeiro (RJ) |
Área(s) do CNPq: | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Artes |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Artes |
Citação: | VALOURA, Thales Gonçalves. Da avenida para as galerias: carnaval de escolas de samba e suas exposições no circuito artístico contemporâneo carioca. 2023. 117 f. Dissertação (Mestrado em Artes) – Instituto de Artes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/20325 |
Data de defesa: | 29-Mai-2023 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Artes |
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Dissertação - Thales Gonçalves Valoura - 2023 - Completo.pdf | 7,89 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
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