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http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/20327
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Limites e contradições da democracia brasileira: os espaços consultivos na construção do Plano Municipal de Educação de Duque de Caxias - RJ (2009 - 2018) |
Título(s) alternativo(s): | Límites y contradicciones de la democracia brasileña: espacios consultivos en la construcción del Plan Municipal de Educación de Duque de Caxias - RJ (2009 - 2018) |
Autor: | Sarmento, Leandro Marins ![]() |
Primeiro orientador: | Santos, Lincoln de Araújo |
Primeiro membro da banca: | Faria, Lia Ciomar Macedo de |
Segundo membro da banca: | Bezerra, Nielson Rosa |
Terceiro membro da banca: | Freixo, Adriano de |
Resumo: | A história da emancipação da educação como um direito se confunde com os (des)caminhos da democracia brasileira. Entendendo os movimentos sociais como manifestações explícitas da prática social da democracia, e que intensificaram transformações importantes no Brasil nos anos de 1980 e 2000, este trabalho traz os sujeitos e suas trajetórias como elementos centrais para interpretar as relações de poder que sustentaram as dinâmicas e contradições das Conferências Municipais de Educação do Município de Duque de Caxias (Confeducs), nos anos de 2009 até o ano de 2018. Os limites e contradições da democracia brasileira encontra, na experiência caxiense, similaridades que reproduziram as mesmas relações de poder, fundada sob a cultura do mandonismo, herança de um processo que enfrenta as interdições de uma tradição autoritária mesmo quando constrói um horizonte, a partir de um ineditismo, de práticas democráticas. |
Abstract: | La historia de laemancipación de laeducación como derecho está entrelazadaconlos (mal)camino de la democracia brasileña. Entendiendolosmovimientossociales como manifestaciones explícitas de lapráctica social de la democracia, y que intensificaron importantes transformacionesen Brasil enlas décadas de 1980 y 2000, este trabajotrae a lossujetos y sus trayectorias como elementos centrales para interpretar las relaciones de poder que sustentaronlasdinámicas y contradicciones de la Jornadas Municipales de EducacióndelMunicipio de Duque de Caxias (Confeducs), de 2009 a 2018. Los límites y lascontradicciones de la democracia brasileñaencuentran, enla experiencia de Caxias, semejanzas que reprodujeronlasmismas relaciones de poder, fundadas enla cultura del mandonismo, herencia de unproceso que enfrenta lasinterdicciones de una tradiciónautoritaria, auncuandoconstruyeun horizonte desde una originalidad de lasprácticas democráticas. |
Palavras-chave: | Educación Planes Municipales de Educación Democracia Educação Planos Municipais de Educação Conferências educacionais Planejamento educacional |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação da Baixada Fluminense |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação |
Citação: | SARMENTO, Leandro Marins. Limites e contradições da democracia brasileira: os espaços consultivos na construção do Plano Municipal de Educação de Duque de Caxias - RJ (2009 - 2018). 2022. 169 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação) - Faculdade de Educação da Baixada Fluminense, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, 2022. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/20327 |
Data de defesa: | 17-Nov-2022 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação |
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Dissertação - Leandro Martins Sarmento - 2022 - Completa.pdf | Documento principal | 3,68 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
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