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Tipo do documento: Dissertação
Título: Limites e contradições da democracia brasileira: os espaços consultivos na construção do Plano Municipal de Educação de Duque de Caxias - RJ (2009 - 2018)
Título(s) alternativo(s): Límites y contradicciones de la democracia brasileña: espacios consultivos en la construcción del Plan Municipal de Educación de Duque de Caxias - RJ (2009 - 2018)
Autor: Sarmento, Leandro Marins 
Primeiro orientador: Santos, Lincoln de Araújo
Primeiro membro da banca: Faria, Lia Ciomar Macedo de
Segundo membro da banca: Bezerra, Nielson Rosa
Terceiro membro da banca: Freixo, Adriano de
Resumo: A história da emancipação da educação como um direito se confunde com os (des)caminhos da democracia brasileira. Entendendo os movimentos sociais como manifestações explícitas da prática social da democracia, e que intensificaram transformações importantes no Brasil nos anos de 1980 e 2000, este trabalho traz os sujeitos e suas trajetórias como elementos centrais para interpretar as relações de poder que sustentaram as dinâmicas e contradições das Conferências Municipais de Educação do Município de Duque de Caxias (Confeducs), nos anos de 2009 até o ano de 2018. Os limites e contradições da democracia brasileira encontra, na experiência caxiense, similaridades que reproduziram as mesmas relações de poder, fundada sob a cultura do mandonismo, herança de um processo que enfrenta as interdições de uma tradição autoritária mesmo quando constrói um horizonte, a partir de um ineditismo, de práticas democráticas.
Abstract: La historia de laemancipación de laeducación como derecho está entrelazadaconlos (mal)camino de la democracia brasileña. Entendiendolosmovimientossociales como manifestaciones explícitas de lapráctica social de la democracia, y que intensificaron importantes transformacionesen Brasil enlas décadas de 1980 y 2000, este trabajotrae a lossujetos y sus trayectorias como elementos centrales para interpretar las relaciones de poder que sustentaronlasdinámicas y contradicciones de la Jornadas Municipales de EducacióndelMunicipio de Duque de Caxias (Confeducs), de 2009 a 2018. Los límites y lascontradicciones de la democracia brasileñaencuentran, enla experiencia de Caxias, semejanzas que reprodujeronlasmismas relaciones de poder, fundadas enla cultura del mandonismo, herencia de unproceso que enfrenta lasinterdicciones de una tradiciónautoritaria, auncuandoconstruyeun horizonte desde una originalidad de lasprácticas democráticas.
Palavras-chave: Educación
Planes Municipales de Educación
Democracia
Educação
Planos Municipais de Educação
Conferências educacionais
Planejamento educacional
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação da Baixada Fluminense
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação
Citação: SARMENTO, Leandro Marins. Limites e contradições da democracia brasileira: os espaços consultivos na construção do Plano Municipal de Educação de Duque de Caxias - RJ (2009 - 2018). 2022. 169 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação) - Faculdade de Educação da Baixada Fluminense, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/20327
Data de defesa: 17-Nov-2022
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação

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