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http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/20334
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Anjos arcabuzeiros: uma temática andina |
Título(s) alternativo(s): | Arquebusiers angels: an Andean subject |
Autor: | Perrett, André Luis da Rocha ![]() |
Primeiro orientador: | Quírico, Tamara |
Primeiro membro da banca: | Berbara, Maria Cristina Louro |
Segundo membro da banca: | Corrêa, Patricia Leal Azevedo |
Resumo: | A presente pesquisa se debruça sobre uma das temáticas mais importantes da produção artística andina: os anjos arcabuzeiros. Desenvolvida por artistas locais nos Andes, entre os séculos XVII e XVIII no Vice-Reino do Peru, esses seres foram representados segurando um dos armamentos mais utilizados no início do século XVII, o arcabuz, junto a uma indumentária rica em detalhes. Para analisar essas obras é necessário compreender o meio em que foram feitas. Elas são reflexo do processo de transculturação ocorrido nos Andes, em que reinterpretações se tornaram fruto das redefinições graduais de símbolos das culturas que foram suprimidas pela Conquista, as quais tiveram que se adaptar às forças homogeneizantes. A imagem do anjo segurando uma arma enfatiza a ideia de que a Igreja e o regime colonial espanhol estavam unidos em seu objetivo de cristianizar os povos originários andinos. Analisar essas questões permite chegar à conclusão de que os artistas locais traçaram caminhos próprios dentro dos reflexos das ações da Conquista |
Abstract: | This work focuses on one of the most important subject of Andean artistic production: the arquebusiers angels. Developed by local artists in the Andean region, between the 17th and 18th centuries in the Viceroyalty of Peru, these angels were represented holding one of the most common weapons in the early 17th century, the arquebus, along with a richly detailed outfit. It is important to understand the social environment in which they were made. They reflect the transculturation process that took place in the Andes, in which reinterpretations became the result of gradual redefinitions of symbols of cultures that were suppressed by the Conquest, which had to be adapted to homogenizing forces. The image of the angel holding a gun emphasizes the idea that the Church and the Spanish colonial regime were united in their goal of Christianizing the indigenous Andean population. Analyzing these issues leads to the conclusion that local artists traced their own paths within the consequences of the actions of the Conquest |
Palavras-chave: | Arquebusier angels Transculturation Andean theme Anjos arcabuzeiros Transculturação Temática andina Anjos na arte Arte peruana – Séc. XVII Arte peruana – Séc. XVIII Aculturação Indígenas da América do Sul – Peru – História Arte e religião – História |
Área(s) do CNPq: | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Artes |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em História da Arte |
Citação: | PERRETT, André Luis da Rocha. Anjos arcabuzeiros: uma temática andina. 2023. 94 f. Dissertação (Mestrado em História da Arte) – Instituto de Artes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/20334 |
Data de defesa: | 22-Ago-2023 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em História da Arte |
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