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Tipo do documento: Dissertação
Título: Corpo-tecelão: Urdume aberto às tramas experimentais
Título(s) alternativo(s): Corpo-tecelão: open warp to experimental wefts
Autor: Souza, Alexandre Heberte Mendes de 
Primeiro orientador: Fatorelli, Maria Luiza
Primeiro membro da banca: Mendes, Eloisa Brantes Bacellar
Segundo membro da banca: Guimarães, Mariana de Souza
Resumo: O objetivo desta dissertação é apresentar a pesquisa, os desenvolvimentos e as experiências do Corpo-tecelão e seu vocabulário inventado, para ficcionar a tearlogia, ciência ficcional de quem trama a si. 1. Fazer reflexotramas. 2. Investigar as camadas do tecido, as provocações e atravessamentos que acontecem na mente denominados de tecitarmentos. 3. O tramarbolismo dentro de nós, que se fixam. 4. Se repetem e se renovam nas molecucituras. 5. Das torções se constituem a espessura dos enerfios ao passar dos anos. Novas palavras, tecituras, ferramentas da linguagem têxtil para dar conta da investigação do que pode o fio no contemporâneo e em dialogo com outros campos. O trabalho é dividido em três momentos: urdir, tecer, dar acabamentos. Assim como na tecelagem, começamos com a apresentação das palavras obras, inspirado pela artista Grada Kilomba. Além do vocabulário inventado, são convocados para montar o urdume da pesquisa, os artistas brasileiros: Cildo Meireles, Edith Derdyk, Janaina Melo, Hélio Oiticica, Lygia Clarck, Ernesto Neto e Ana Maria Maiolino. Obras dos artistas são selecionadas para explicar e exemplificar a ideia do urdume aberto às tramas experimentais. O passo seguinte da trama se desenvolve com os autores Michel de Certeau, Emanuele Coccia, Renato Cohen, Guiles Deleuze e Félix Guattari, Vilém Flusser, Michel Foucault, Merlin Sheldrake, Tim Ingold, Rosane Preciosa, Richard Schechner, Diana Taylor, e Mariana Guimarães. Artistas e referências colaboram na fundamentação e na materialidade tecida dos conceitos propostos a partir do corpo que tece em performance, documenta a tecelagem de dentro do oficio. Tece a si e a outro, na mesma tecitura
Abstract: The objective of this dissertation is to present the research, developments and experiences of Corpo-tecelão and its invented vocabulary, to fictionalize tearlogia, the fictional science of those who weave themselves. 1. Make reflexotrama. 2. Investigate the layers of the tissue, the provocations and crossings that happen in the mind called tecitarmento. 3. The tramarbolismo within us, which settle. 4. They are repeated and renewed in molecitura. 5. From the torsions are constituted the thickness of the enerfios over the years. New words, textures, tools of the textile language to carry out the investigation of what the thread can do in the contemporary world and in dialogue with other fields. The work is divided into three stages: weaving, weaving, finishing. As with weaving, we begin with the presentation of the words works, inspired by the artist Grada Kilomba. In addition to the invented vocabulary, Brazilian artists are invited to assemble the research warp: Cildo Meireles, Edith Derdyk, Janaina Melo, Hélio Oiticica, Lygia Clarck, Ernesto Neto and Ana Maria Maiolino. Artists' works are selected to explain and exemplify the idea of an open warp to experimental plots. The next step of the plot develops with the authors Michel de Certeau, Emanuele Coccia, Renato Cohen, Guiles Deleuze e Félix Guattari, Vilém Flusser, Michel Foucault, Merlin Sheldrake, Tim Ingold, Rosane Preciosa, Richard Schechner, Diana Taylor, and Mariana Guimarães. Artists and references collaborate in the foundation and woven materiality of the proposed concepts from the body that weaves in performance, documenting the weaving from within the craft. It weaves itself and the other, in the same fabric
Palavras-chave: Weaving
Weaver body
Open warp
Experimental wefts
Yarn
Tecelagem
Corpo-tecelão
Urdume aberto
Tramas experimentais
Fio
Tecelagem - Brasil
Vocabulário
Artes plásticas – Brasil
Aculturação
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::ARTES PLASTICAS::TECELAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Artes
Programa: Programa de Pós-Graduação em Artes
Citação: SOUZA, Alexandre Heberte Mendes de. Corpo-tecelão: urdume aberto às tramas experimentais. 2023. 86 f. Dissertação (Mestrado em Artes) – Instituto de Artes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/20341
Data de defesa: 28-Abr-2023
Aparece nas coleções:Mestrado em Artes

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