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http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/20344
Tipo do documento: | Tese |
Título: | Filosofia descolonial do Candomblé nagô |
Título(s) alternativo(s): | Decolonial philosophy of nagô Candomblé |
Autor: | Mendes, Márcio Dodds Righetti |
Primeiro orientador: | Cabral, Alexandre Marques |
Primeiro membro da banca: | Guedes, Maristela Gomes de Souza |
Segundo membro da banca: | Cabral, Jimmy Sudário |
Terceiro membro da banca: | Mattar, Cristine Monteiro |
Quarto membro da banca: | Bocayuva, Izabela Aquino |
Resumo: | Esta pesquisa faz uma análise decolonial da filosofia do Candomblé nagô do Brasil, a partir das trocas culturais e ressignificações teológicas decorrentes do sincretismo. Neste diapasão, analisam-se as influências sincréticas afro-islâmicas, afrocatólicas, interafricanas e afro-indígenas, pré e pós-diaspóricas, bem como os efeitos da colonialidade nas formas como os próprios adeptos do Candomblé pensam seu sagrado e suas práticas. Destaca-se como o preconceito racial e o etnocentrismo influíram gravemente em distorções sobre a religiosidade e sobre as culturas afro e afro-brasileira. Apresentam-se, ainda, os processos de dessincretização e reafricanização do Candomblé como experiências sociais estratégicas de resistência ao apagamento imposto pelas religiões hegemônicas. A partir de uma análise hermenêutica da cultura ioruba, o Autor propõe reflexões e apresenta suas considerações acerca de questões como: Criador, Èṣù, a noção de pessoa, tempo, vida, morte, espírito, espiritualidade, fé, busca existencial, transcendência, destino e transe. Nesse sentido, discute-se, ainda, a importância da grafia correta da língua ioruba como estratégia contra-hegemônica de reterritorialização epistemológica e cultural. |
Abstract: | This research does a decolonial analysis of the nagô Candomblé philosophy in Brazil, based on the cultural exchanges and theological resignifications resulting from syncretism. In this context, the syncretic Afro-Islamic, Afro-Catholic, inter-African and Afro-Indigenous influences, pre- and post-diasporic, are analysed as well as the effects of coloniality on the ways in which Candomblé members themselves think about their own sacredness and practices. It highlights how racial prejudice and ethnocentrism have seriously influenced distortions on religiosity and on Afro and Afro-Brazilian cultures. It also presents the processes of disrupting syncretism and the re-Africanization of Candomblé as social experiences of a strategy of resistance to the erasure imposed by the hegemonic/normative religions. Based on a hermeneutic analysis of Yoruba culture, the Author proposes reflections and presents his considerations on issues such as: the Creator, Èṣù, the notion of person, time, life, death, spirit, spirituality, faith, existential search, transcendence, destiny and trance. In this sense, it is also discussed the importance of the correct spelling of the Yoruba language as a counter-hegemonic strategy of epistemological and cultural reterritorialization. |
Palavras-chave: | Decoloniality Philosophy Syncretism Yoruba Decolonialidade Filosofia Candomblé Sincretismo Ioruba |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Ciências Sociais::Instituto de Filosofia e Ciências Humanas |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Filosofia |
Citação: | MENDES, M. D. R. (Márcio de Jagun). Filosofia descolonial do Candomblé nagô. 2023. 381 f. Tese (Doutorado em Filosofia) – Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/20344 |
Data de defesa: | 10-Mar-2023 |
Aparece nas coleções: | Doutorado em Filosofia |
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