Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/20359
Tipo do documento: Dissertação
Título: Avaliação de Usabilidade e Aprendizagem de Algoritmos com o uso do TuPy Online
Título(s) alternativo(s): Usability Assessment and Algorithm Learning Using TuPy Online
Autor: Goulart, Jorge Luiz de Jesus 
Primeiro orientador: Oliveira, Fabiano de Souza
Segundo orientador: Pinto, Paulo Eustáquio Duarte
Primeiro membro da banca: Werneck, Vera Maria Benjamim
Segundo membro da banca: Coelho, Igor Machado
Terceiro membro da banca: Castro, Antonio Orestes de Salvo
Quarto membro da banca: Rocha, Danilo Artigas da
Resumo: Este estudo tem como objetivo avaliar a usabilidade e a eficácia da ferramenta TuPy Online na aprendizagem de disciplinas do curso de Ciência da Computação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). O TuPy Online foi idealizado como uma ferramenta para visualização de execução de algoritmos, com ênfase na exibição de estruturas de dados em diferentes níveis de abstração. Este trabalho é o resultado da avaliação da aplicação sistemática da ferramenta em diversas turmas de Graduação e Pós-graduação. Utilizando a metodologia de Savi et al. para avaliação de aprendizagem, verificamos que a introdução da ferramenta produziu impacto positivo e, considerando o aspecto de percepção dos alunos, um impacto ainda mais expressivo. Ambas análises foram validadas com significância estatística. Foi também avaliada a usabilidade da ferramenta utilizando o questionário SUS. Além disso, aplicou-se um questionário em busca de um retorno específico referente às funcionalidades do TuPy Online. Ambos resultados foram positivos e propiciaram o mapeamento de possíveis melhorias do software.
Abstract: This study aims to evaluate the usability and the effectiveness of the TuPy Online tool in the learning of Computer Science courses lectured at the State University of Rio de Janeiro (UERJ). TuPy was conceived as a tool for visualizing execution of algorithms, with an emphasis on displaying data structures at different levels of abstraction. This work is the result of the evaluation of the systematic application of the tool in several undergraduation and graduation classes. Using the methodology of Savi et al. for evaluation of learning, we verified that the introduction of the tool produced a positive impact and, if considered the perception aspect of the students, an even more expressive impact. Both analysis were validated with statistical significance. It was also done an usability evaluation of the tool. A usability evaluation of the tool was also made using the SUS questionnaire. In addition, a questionnaire was applied in search of a specific return regarding the functionality of TuPy Online. Both results were positive and provided the mapping of possible software improvements.
Palavras-chave: Algorithms
Complexity of Algorithms
Empirical Analysis of Algorithms
Automatic Analysis of Algorithms
Algoritmos
Estatística não paramétrica
Aprendizagem
TuPy Online
Estatística Não-Paramétrica
Área(s) do CNPq: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Tecnologia e Ciências::Instituto de Matemática e Estatística
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciências Computacionais
Citação: GOULART, Jorge Luiz de Jesus. Avaliação de Usabilidade e Aprendizagem de Algoritmos com o uso do TuPy Online. 2019. Dissertação (Mestrado em Ciências Computacionais) – Instituto de Matemática e Estatística, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/20359
Data de defesa: 16-Dez-2019
Aparece nas coleções:Mestrado em Ciências Computacionais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Jorge Luiz de Jesus Goulart - 2019 -Completa.pdfDissertação completa3,31 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.