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http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/20380
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | As representações sociais do tratamento religioso e suas repercussões na qualidade de vida para adeptos da nação Jeje Mahí |
Título(s) alternativo(s): | Social representations of religious treatment and its repercussions on the quality of life of followers of the Jeje Mahí nation |
Autor: | Pereira, França Helena Elias ![]() |
Primeiro orientador: | Gomes, Antonio Marcos Tosoli |
Primeiro membro da banca: | Marques, Sérgio Correa |
Segundo membro da banca: | Fleury, Luis Felipe de Oliveira |
Resumo: | O estudo teve como objetivo analisar as representações sociais do tratamento religioso e as repercussões deste na qualidade de vida para adeptos do candomblé da nação Jeje Mahí. Estudo exploratório e descritivo de abordagem mista, alicerçado na teoria das representações sociais. Na primeira etapa, cem adeptos responderam a formulários de dados sociodemográficos, de práticas religiosas, de práticas de saúde e de coleta de evocações livres aos termos indutores, tratamento religioso, qualidade de vida, bem-estar, saúde e doença. Utilizaram-se, ainda, os instrumentos WHOQOL (Bref e SRPB) e a escala de religiosidade de Duke. Na segunda etapa, 25 adeptos participaram da entrevista. Os dados quantitativos foram analisados pela estatística descritiva e pelo coeficiente de correlação de Pearson; as evocações livres, pela análise prototípica; e as entrevistas, análise lexical, por meio do software IRaMuTeQ. Verificou-se que idade, sexo e nível de instrução não influenciaram a qualidade de vida e que a correlação entre qualidade de vida, espiritualidade e religiosidade foi positiva. A escala de Duke evidenciou alta religiosidade intrínseca. Na análise estrutural da qualidade de vida, os léxicos saúde, paz, fé e felicidade possivelmente fazem parte do núcleo central da representação, enquanto bem-estar, saúde, paz, felicidade e tranquilidade tiveram maiores probabilidades de ser centrais. Para tratamento religioso, foram apontados os termos fé, respeito, hierarquia, cuidado, ancestralidade e ebó como prováveis elementos centrais. O amor, apesar de estar na primeira periferia, apresentou características de elemento central. A representação do tratamento religioso para o grupo tem uma dimensão transcendente, reforçada pelo elemento ancestralidade, estando associada às dimensões prática, afetiva e de crença através da palavra fé. Na análise processual, foram gerados dois eixos e quatro classes: eixo 1, intitulado o preparo religioso em diferentes dimensões: corpo humano, processo saúde-doença, comportamentos e práticas de cuidado e de educação, compreendendo as classes 4 e 1, e o 2, denominado o candomblé como espaço de potência e cuidado religioso e biomédico, abarcando as classes 2 e 3. O estudo mostrou que as intervenções por meio do tratamento religioso ligam-se a diversas áreas da vida humana, precipitando fatores que incentivam mudanças de hábitos que modificam a vida cotidiana e espiritual em aspectos subjetivos que repercutem a qualidade de vida. As representações do tratamento religioso são expressões da realidade prática da relação do indivíduo com o divino e suas crenças. As práticas religiosas apresentam-se assentadas em um sistema cultural com significativa ligação entre religião e apoio social que influencia outras em uma relação envolvendo fé, afeto, cuidado e saúde, de forma a promover sentido e propósito para lidar com os desafios do adoecimento e do cotidiano. Considerando a multiculturalidade presente nos ambientes de saúde, percebe-se que os princípios da teoria transcultural poderão auxiliar o planejamento da assistência de enfermagem. |
Abstract: | The study aimed to analyze the social representations of religious treatment and its repercussions on the quality of life for candomblé followers of the Jeje Mahí nation. Exploratory and descriptive study with a mixed approach, based on the theory of social representations. In the first stage, 100 supporters answered forms with sociodemographic data, religious practices, health practices and collection of free evocations to the inducing terms, religious treatment, quality of life, well-being, health and illness. The WHOQOL instruments (Bref and SRPB) and the Duke religiosity scale were also used. In the second stage, 25 supporters participated in the interview. Quantitative data were analyzed using descriptive statistics and Pearson correlation coefficient, free evocations using prototypical analysis and interviews, lexical analysis using the IRaMuTeQ software. It was found that age, gender and level of education did not influence quality of life and that the correlation between quality of life, spirituality and religiosity were positive. The Duke scale showed high intrinsic religiosity. In the structural analysis of quality of life, the lexicons health, peace, faith and happiness possibly form part of the central nucleus of the representation, while for well-being, health, peace, happiness and tranquility were more likely to be central. For religious treatment, the terms faith, respect, hierarchy, care, ancestry and ebó were pointed out as likely central elements. Love, despite being in the first periphery, presented characteristics of a central element. The representation of religious treatment for the group has a transcendent dimension, reinforced by the ancestry element, being associated with practical, affective and belief dimensions through the word faith. In the procedural analysis, two axes and four classes were generated: axis 1, entitled religious preparation in different dimensions: human body, health-disease process, behaviors and care and education practices, comprising classes 4 and 1, and 2, denominated candomblé as a space of power and religious and biomedical care, covering classes 2 and 3. The study showed that interventions through religious treatment are linked to several areas of human life, precipitating factors that encourage changes in habits that modify life everyday and spiritual in subjective aspects that affect the quality of life. Representations of religious treatment are expressions of the practical reality of the individuals relationship with the divine and their beliefs. Religious practices are based on a cultural system with a significant connection between religion and social support, which influences others in a relationship involving faith, affection, care and health, in order to promote meaning and purpose to deal with the challenges of illness and death. daily. Considering the multiculturalism present in health environments, it is clear that the principles of transcultural theory can help planning nursing care. |
Palavras-chave: | Social Representations Religious Treatment Quality of life Health Representações Sociais Tratamento Religioso Qualidade de Vida Saúde |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro Biomédico::Faculdade de Enfermagem |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Enfermagem |
Citação: | PEREIRA, França Helena Elias. As representações sociais do tratamento religioso e suas repercussões na qualidade de vida para adeptos da nação Jeje Mahí. 2023. 183 f. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) – Faculdade de Enfermagem, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/20380 |
Data de defesa: | 28-Jun-2023 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Enfermagem |
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Dissertação - França Helena Elias Pereira - 2023 - Completa.pdf | 2,59 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
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