Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/20396
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Alimentos e TikTok: uma proposta de aprendizagem significativa e interdisciplinar para o ensino de ciências da natureza e matemática |
Título(s) alternativo(s): | Food and TikTok: a proposal for meaningful and interdisciplinary learning in the teaching of natural sciences and mathematics |
Autor: | Souza, Rayane Silva de |
Primeiro orientador: | Almeida, Lidiane Aparecida de |
Primeiro membro da banca: | Rocha, Angela Sanches |
Segundo membro da banca: | Kindel, Dora Soraia |
Resumo: | Estudos relacionados ao Ensino de Matemática e de Ciências da Natureza mostram que os estudantes apresentam dificuldades nestas disciplinas não somente com relação aos conteúdos curriculares, mas também com a conexão entre estas disciplinas e suas aplicabilidades no cotidiano. Sendo assim, esta Dissertação apresenta uma pesquisa voltada para o ensino do tema Alimentos para os alunos do 1º ano do Ensino Médio. Tal pesquisa envolve metodologias interdisciplinares e investigativas para incentivar um ensino de Matemática e Ciências da Natureza mais atrativo e significante. A pesquisa foi realizada em duas escolas localizadas na cidade de Nilópolis, no Estado do Rio de Janeiro, sendo uma da rede privada de ensino e outra da rede pública estadual, em turmas do 1º ano do Ensino Médio, no contra turno e com a participação voluntária dos alunos. A metodologia da pesquisa foi de caráter qualitativo, com enfoque metodológico na pesquisa-ação. O objetivo deste trabalho foi explorar a efetividade de metodologias, como a Etnomatemática e a Modelagem Matemática, como práticas pedagógicas interdisciplinares para aproximar fenômenos presentes no cotidiano, no contexto alimentação, aos conhecimentos de Matemática e Ciências da Natureza. Esta Dissertação apresenta a aplicação e análise de uma sequência didática de Ciências da Natureza com Matemática para trabalhar o tema Alimentos e TikTok e a partir destas análises, a elaboração de um produto educacional composto por sequências didáticas que objetivam proporcionar aos docentes reflexões e estratégias de ensino que facilitem a interdisciplinaridade entre Ciências da Natureza e Matemática. A maneira como essa pesquisa foi desenvolvida, através do resgate de subsunçores e vivências cotidianas dos alunos no contexto alimentação, da construção coletiva de novos conceitos, da realização do experimento, além da participação da pesquisadora como mediadora e dos alunos como sujeitos ativos desse processo interdisciplinar, possibilitaram um elo entre os conceitos que já existiam para os alunos e os novos conceitos adquiridos. Assim permitindo conscientizar os estudantes participantes sobre a adoção de hábitos alimentares saudáveis para o equilíbrio da saúde física, como também auxiliou na conexão entre os conceitos matemáticos e de Ciências da Natureza, de forma autônoma e significativa. |
Abstract: | There are many reports of students who have difficulties in Mathematics and Natural Sciences not only with the curricular contents, but also with the connection between the subjects and their applicability in daily life. Thus, this dissertation presents a research project focused on the teaching of Food to first year high school students. Such research involves interdisciplinary and investigative methodologies to encourage a more attractive and meaningful Mathematics and Natural Sciences teaching. The research was carried out in two schools located in the city of Nilópolis, in the state of Rio de Janeiro, one of them being a private school and the other a public school, in 1st year high school classes, during the extra shift and with the voluntary participation of the students. The research methodology was qualitative, with a methodological focus on action research. The objective of this work was to explore the effectiveness of methodologies, such as Ethnomathematics and Mathematical Modeling, as interdisciplinary pedagogical practices to bring together phenomena present in everyday life, in the food context, with knowledge of Mathematics and Natural Sciences. This dissertation presents the application and analysis of a didactic sequence of Nature Science with Mathematics to work on the theme Food and TikTok and, based on these analyses, the elaboration of an educational product composed of didactic sequences that aim to provide teachers with reflections and teaching strategies that facilitate interdisciplinarity between Nature Science and Mathematics. The way this research was developed, through the rescue of subsumptions and daily experiences of the students in the food context, the collective construction of new concepts, the realization of the experiment, as well as the participation of the researcher as a mediator and the students as active subjects of this interdisciplinary process, enabled a link between the concepts that already existed for the students and the new concepts acquired. This allowed the participating students to become aware of the adoption of healthy eating habits for the balance of physical health, and also helped to connect mathematical and natural science concepts in an autonomous and meaningful way. |
Palavras-chave: | Science teaching Mathematics teaching Meaningful learning Ensino de ciências Ensino de matemática Aprendizagem significativa |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira |
Programa: | Programa de Pós-Graduação de Ensino em Educação Básica - CAp UERJ |
Citação: | SOUZA, Rayane. Alimentos e TikTok: uma proposta de aprendizagem significativa e interdisciplinar para o ensino de Ciências da Natureza e Matemática. 2022. 86 f. Dissertação. (Mestrado Profissional em Ensino em Educação Básica) – Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/20396 |
Data de defesa: | 13-Dez-2022 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional de Ensino em Educação Básica - CAp UERJ |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação - Rayane Silva de Souza - 2022 - Completa.pdf | 1,09 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.