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Tipo do documento: Tese
Título: Estudo da força de preensão manual em escolares: correlação com variáveis antropométricas e descrição de valores de referência
Título(s) alternativo(s): Study of handgrip strength in schoolchildren: correlation with anthropometric variables and description of reference values
Autor: Barroca, Marcia Ramos 
Primeiro orientador: Batista, Luiz Alberto
Primeiro membro da banca: Pinto, Sérgio Medeiros
Segundo membro da banca: Carvalho, Igor da Silveira
Terceiro membro da banca: Gama, Dirceu Ribeiro Nogueira da
Quarto membro da banca: Oliveira, Tainá de Sousa
Resumo: A força muscular (FM) é um importante aspecto da aptidão física e da condição de saúde. A sua diminuição está associada a doenças, agravos à saúde e mortalidade em diferentes populações. Dentre os testes que mensuram a capacidade de gerar força dos grupos musculares, o de força de preensão manual (FPM) é o que melhor afere a habilidade de produzir FM de forma geral. Informações dinamométricas e antropométricas têm importância reconhecida em pesquisas científicas, na clínica médica e para indústria, porém poucos estudos investigaram a relação entre antropometria e FPM em crianças e adolescentes. O objetivo do presente estudo é produzir informações acerca do grau de relacionamento entre variáveis antropométricas da mão e graus de FPM, em crianças e adolescentes brasileiros matriculados no ensino fundamental de escola pública do município do Rio de Janeiro, assim como organizar um quadro síntese dos valores de referência da capacidade de gerar FPM por crianças e adolescentes hígidos. Para cumprir o objetivo descrito, foram realizados dois estudos. O primeiro, coletou dados de 583 indivíduos (278 meninas e 305 meninos) de 11 a 17 anos de uma escola pública da cidade do Rio de Janeiro. A amostra foi estratificada por idade e sexo. Foram mensuradas as medidas antropométricas de massa corporal total, estatura, largura da palma das mãos (LPM), comprimento longitudinal das mãos (CTM) e tamanho do palmo das mãos (TPM) dominante e não dominante dos escolares. O dinamômetro hidráulico Jamar® foi utilizado para mensurar a capacidade de gerar FPM. Os dados foram tratados utilizando-se os testes test-t de Student, U de Mann-Whitney, Pearson e Spearman. No segundo estudo, foi realizada uma revisão sistemática, que incluiu artigos completos revisados por pares, sem restrição de idioma ou data de publicação, em que foi utilizada a dinamometria manual para avaliar a capacidade de gerar força de crianças e adolescentes hígidos com desenvolvimento típico. A avaliação quantitativa foi realizada por meio de metanálise. Os resultados do primeiro estudo mostraram um aumento da capacidade de gerar FPM na adolescência e uma diferença significativa entre os sexos a partir dos 13 anos, onde os meninos produziram maiores valores de FPM. A capacidade de gerar FPM se correlacionou com todas as variáveis antropométricas estudadas, porém as correlações com a massa e com a LPM se destacaram em ambos os sexos. No segundo estudo foram identificados 133 artigos nas bases de dados e usados 10 artigos para a metanálise gerando um quadro síntese dos valores de referência da capacidade de gerar FPM de crianças e adolescentes de 4 a 17 anos
Abstract: Muscle strength is an important aspect of physical health and fitness. Its decrease is associated with diseases, health problems and mortality in different diseases. Among the tests that measure the ability to generate force in muscle groups, the hand grip strength (HGS) is the one that best measures the ability to produce muscle strength in general. Dynamometric and anthropometric information have recognized importance in scientific research, in the medical clinic and in the industry, but few studies investigate the relationship between anthropometry and HGS in children and adolescents. The aim of the present study is to produce information on the relationship between anthropometry and HGS in Brazilian children and adolescents enrolled in elementary public school in the city of Rio de Janeiro, as well as to organize a summary table of the reference values of the ability to generate HGS for healthy children and adolescents. To fulfill the objective described, two studies are being carried out. The first, collected data from 583 students (278 girls and 305 boys) aged 11–17 years from a public school in the city of Rio de Janeiro. Sampling stratification was carried out according to age and sex. The students’ anthropometrics, height, hand width, hand length and hand span were measured. The Jamar® hydraulic dynamometer was used to measure the ability to generate HGS. Statistical analysis was carried using Student's t test, Mann-Whitney U test, Pearson and Spearman test. In the second study, a systematic review was carried out, which included complete peer-reviewed articles, with no restriction on language or publication date, in which hand dynamometry was used to assess the ability to generate force in healthy children and adolescents with typical development. Quantitative assessment was performed through meta-analysis. The results of the first study showed an increase in the ability to generate HGS in adolescence and a significant difference between the sexes from the age of 13, where boys produced higher HGS values. The ability to generate HGS was correlated with all anthropometric variables studied, but the correlations with body mass and hand width stood out in both sexes. In the second study, 133 articles were identified in the databases and 10 articles were used for the meta-analysis, generating a summary table of the reference values of the ability to generate HGS of children and adolescents aged 4 to 17 years
Palavras-chave: Handgrip strength
Adolescent
Child
Hand anthropometrics
Reference values
Força de preensão
Adolescentes
Crianças
Antropometria da mão
Valores de referência
Força muscular
Força da mão
Aptidão física em crianças
Aptidão física em adolescentes
Valores de referência
Crianças – Antropometria
Adolescentes – Antropometria
Área(s) do CNPq: CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Educação Física e Desporto
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciências do Exercício e do Esporte
Citação: BARROCA, Marcia Ramos. Estudo da força de preensão manual em escolares: correlação com variáveis antropométricas e descrição de valores de referência. 2023. 205f. Tese (Doutorado em Ciências do Exercício e do Esporte) – Instituto de Educação Física e Desportos, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/20399
Data de defesa: 27-Jun-2023
Aparece nas coleções:Doutorado em Ciências do Exercício e do Esporte

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