Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/20406
Tipo do documento: Dissertação
Título: Otimização como recurso de aprendizagem aplicado ao Ensino Médio e Superior
Título(s) alternativo(s): Optimization as a learning resource applied to Secondary and Higher Education
Autor: Nunes, Carla de Azevedo Paes 
Primeiro orientador: Villapouca, Mariana Gesualdi
Primeiro coorientador: Oliveira, Rogério Luiz Quintino de
Primeiro membro da banca: Pinheiro, Eduardo Barbosa
Segundo membro da banca: Crippa, Helvecio Rubens
Resumo: Este trabalho foi desenvolvido com o propósito de apresentar e discutir problemas de otimização, aplicáveis tanto no Ensino Médio, quanto no ensino superior, para serem utilizados em sala de aula de forma motivacional, a fim de introduzir as ideias do cálculo nos últimos anos do Ensino Médio, ou mesmo aplicar os conhecimentos já adquiridos, dentro dos cursos de nível superior. Resolver problemas de otimização pode despertar a curiosidade, pois a busca pela solução ótima é algo presente em nossas vidas, por isso acreditamos que os alunos sejam capazes de produzir e apresentar outros problemas dentro dessas aulas. Propomos a resolução de problemas em sala de aula de forma que se promova a interação e participação. Discutimos a importância do ensino de Cálculo, propomos os problemas apresentados, seguidos das possibilidades que estes podem proporcionar. Introduzimos ainda problemas aplicados à outras áreas de conhecimento favorecem o aspecto motivacional e a interdisciplinaridade, visando um aprendizado significativo
Abstract: This paper was developed with the purpose of present and discuss optimization problems, applicable to high school students or university students, to be used in the classroom in a motivational way, in order to introduce the ideas of the calculus in the last years of the high school, or apply acquired knowledge in university courses. Solve optimization problems can arouse curiosity, because seach for the great is something present in our lives, for this we believe that students are able to produce and present other problems. We propose problem solving in the classroom in order to promote interaction and participation. We will discuss the importance of teaching Calculus, and we will propose the problems presented, and the possibilities that they can provide. We also introduced problems applied to other areas of knowledge, to favor again the motivational aspect and interdisciplinarity, aiming a significant learning
Palavras-chave: Optimization
Maximums and minimums
Calculus in the high school
Otimização matemática
Matemática - Estudo e ensino (Ensino médio)
Matemática - Estudo e ensino (Superior)
Otimização
Máximos e Mínimos
Cálculo no Ensino Médio
Área(s) do CNPq: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA::ANALISE
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Tecnologia e Ciências::Instituto de Matemática e Estatística
Programa: Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT)
Citação: NUNES, Carla de Azevedo Paes. Otimização como recurso de aprendizagem aplicado ao Ensino Médio e Superior. 2022. 94 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional- PROFMAT) - Instituto de Matemática e Estatística, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/20406
Data de defesa: 11-Fev-2022
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Rede Nacional em Matemática (PROFMAT)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Carla de Azevedo Paes Nunes - 2022 - Completa.pdfDissertação completa1,16 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.