Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/20406
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Otimização como recurso de aprendizagem aplicado ao Ensino Médio e Superior |
Título(s) alternativo(s): | Optimization as a learning resource applied to Secondary and Higher Education |
Autor: | Nunes, Carla de Azevedo Paes |
Primeiro orientador: | Villapouca, Mariana Gesualdi |
Primeiro coorientador: | Oliveira, Rogério Luiz Quintino de |
Primeiro membro da banca: | Pinheiro, Eduardo Barbosa |
Segundo membro da banca: | Crippa, Helvecio Rubens |
Resumo: | Este trabalho foi desenvolvido com o propósito de apresentar e discutir problemas de otimização, aplicáveis tanto no Ensino Médio, quanto no ensino superior, para serem utilizados em sala de aula de forma motivacional, a fim de introduzir as ideias do cálculo nos últimos anos do Ensino Médio, ou mesmo aplicar os conhecimentos já adquiridos, dentro dos cursos de nível superior. Resolver problemas de otimização pode despertar a curiosidade, pois a busca pela solução ótima é algo presente em nossas vidas, por isso acreditamos que os alunos sejam capazes de produzir e apresentar outros problemas dentro dessas aulas. Propomos a resolução de problemas em sala de aula de forma que se promova a interação e participação. Discutimos a importância do ensino de Cálculo, propomos os problemas apresentados, seguidos das possibilidades que estes podem proporcionar. Introduzimos ainda problemas aplicados à outras áreas de conhecimento favorecem o aspecto motivacional e a interdisciplinaridade, visando um aprendizado significativo |
Abstract: | This paper was developed with the purpose of present and discuss optimization problems, applicable to high school students or university students, to be used in the classroom in a motivational way, in order to introduce the ideas of the calculus in the last years of the high school, or apply acquired knowledge in university courses. Solve optimization problems can arouse curiosity, because seach for the great is something present in our lives, for this we believe that students are able to produce and present other problems. We propose problem solving in the classroom in order to promote interaction and participation. We will discuss the importance of teaching Calculus, and we will propose the problems presented, and the possibilities that they can provide. We also introduced problems applied to other areas of knowledge, to favor again the motivational aspect and interdisciplinarity, aiming a significant learning |
Palavras-chave: | Optimization Maximums and minimums Calculus in the high school Otimização matemática Matemática - Estudo e ensino (Ensino médio) Matemática - Estudo e ensino (Superior) Otimização Máximos e Mínimos Cálculo no Ensino Médio |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA::ANALISE |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Tecnologia e Ciências::Instituto de Matemática e Estatística |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT) |
Citação: | NUNES, Carla de Azevedo Paes. Otimização como recurso de aprendizagem aplicado ao Ensino Médio e Superior. 2022. 94 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional- PROFMAT) - Instituto de Matemática e Estatística, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/20406 |
Data de defesa: | 11-Fev-2022 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Rede Nacional em Matemática (PROFMAT) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação - Carla de Azevedo Paes Nunes - 2022 - Completa.pdf | Dissertação completa | 1,16 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.