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Tipo do documento: Dissertação
Título: Desafios do dia a dia escolar do professor de matemática com alunos com Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade e uma breve passagem pela pandemia de Covid-19
Título(s) alternativo(s): Challenges of the daily school life of the math teacher with students with Attention Deficit and Hyperactivity Disorder and a brief passage through the Covid-19
Autor: Caruso, Carolina de Oliveira 
Primeiro orientador: Barros, Jeanne Denise Bezerra de
Primeiro membro da banca: Barbosa, Gabriela dos Santos
Segundo membro da banca: Leal, Marisa Beatriz Bezerra
Resumo: Esta pesquisa objetiva mostrar a dificuldade do professor de matemática no estado do Rio de Janeiro em relação à educação inclusiva durante seu dia a dia em sala de aula e sua formação acadêmica. Como fontes para produção de dados, foi analisada uma pesquisa bibliográfica e esclarecimento de leis sobre o Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), além de duas entrevistas realizadas em dois momentos distintos. Essas entrevistas têm um total de 18 perguntas para analisar o cotidiano escolar e a vivência do professor em sala de aula. A primeira entrevista teve como base o dia a dia em sala de aula, as dificuldades encontradas pelos professores e sua formação acadêmica dentro da educação inclusiva. Essa pesquisa teve uma adesão de 303 professores e continha 12 perguntas objetivas. Porém, em 2020, início do trabalho de pesquisa, deparamo-nos com a pandemia do Covid-19, e, com isso, houve um segundo momento na pesquisa em que passamos por uma breve discussão sobre como se deu o ensino durante esse período e o que está sendo feito para auxiliar as crianças com TDAH a continuarem tendo acesso a uma educação inclusiva. O segundo questionário aplicado, com 6 perguntas, em sua maioria discursivas, foi analisado segundo a teoria de Bardin com o uso do software IRAMUTEQ. A partir dessa pesquisa, foi possível perceber que se deve promover uma educação continuada nas universidades e nas escolas visando uma melhor capacitação dos professores. Faz-se necessário refletir que, se nada mudar na formação do professor, não se conseguirá melhorar o ambiente escolar inclusivo e o ensino-aprendizagem de matemática será diretamente afetado.
Abstract: This research aimed to show the difficulty of mathematics teachers in the state of Rio de Janeiro in relation to inclusive education during their day-to-day in the classroom and their academic training. As sources for data production, bibliographic research, and the clarification of laws on Attention Deficit and/or Hyperactivity Disorder (ADHD) were analyzed, in addition to two surveys carried out at two different times. These surveys have a total of 18 questions to analyze the school routine and the teacher's experience in the classroom. The first research was based on the day-to-day in the classroom, the difficulties encountered by teachers and their academic training within inclusive education. This survey had a membership of 303 teachers and had 12 objective questions. However, in 2020, in the beginning of this research, we were faced with the Covid-19 pandemic, leading us to a second moment in this work, which made us go through a brief discussion of how education is doing during this period and what is being done to help children with ADHD continue to have access to inclusive education. In addition to looking at teaching during the pandemic as a whole and its adversities, the second survey had 6 questions, mostly open-ended questions, and its results were analyzed according to Bardin's theory, using the IRAMUTEQ software. From the present research, it was possible to perceive that there must be a continuing education in universities and schools, aiming at a better qualification for teachers. It is necessary to reflect that if nothing changes in teacher training, it will not be possible to improve the inclusive school environment, and, as a result, mathematics education is directly influenced.
Palavras-chave: Mathematics
Inclusion
ADHD
Educação inclusiva
Professores - Formação
Distúrbio do déficit de atenção com hiperatividade
Matemática
Inclusão
TDAH
IRAMUTEQ
Área(s) do CNPq: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Tecnologia e Ciências::Instituto de Matemática e Estatística
Programa: Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT)
Citação: CARUSO, Carolina de Oliveira. Desafios do dia a dia escolar do professor de matemática com alunos com Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade e uma breve passagem pela pandemia de Covid-19. 2022. 65f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/20409
Data de defesa: 22-Mar-2022
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Rede Nacional em Matemática (PROFMAT)

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