Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/20410
Tipo do documento: Dissertação
Título: Torre de Hanói no estudo de recorrência e indução finita para o Ensino Médio
Título(s) alternativo(s): Tower of Hanoi in the study of recurrence and finite induction for high school students
Autor: Silva, Fabrício Santos 
Primeiro orientador: Concordido, Cláudia Ferreira Reis
Primeiro membro da banca: Almeida, Moisés Ceni de
Segundo membro da banca: García Márquez, Rosa
Resumo: Este trabalho tem por finalidade apresentar aos docentes do nível médio da educação básica uma perspectiva moderna sobre jogos, com o objetivo de abordar alguns conceitos trabalhados no nível superior que poderiam ser aplicados no ensino básico. Tópicos como Princípio da indução finita e recorrências lineares podem ser tratadas no Ensino Médio pelo auxílio de jogos, com o propósito de diminuir o abismo das abordagens conceituais existentes entre o ensino médio e o ensino superior. Para isso, foram elaboradas questões baseadas nas regras de um jogo famoso conhecido como “Torre de Hanói”, criado pelo francês Édouard Lucas. São introduzidos os conceitos de indução matemática e relação de recorrência a partir dos padrões observados no jogo, isto é, como cada jogada se constitui em relação à jogada anterior. Tais assuntos são usados para demonstração de propriedades elementares da matemática, que são relevantes para o ensino médio. Este método consiste na apresentação histórica da “Torre de Hanói”, em seguida, o início do jogo. É apresentada uma proposta de ensino detalhada para aplicação em sala de aula. A proposta tem por finalidade trabalhar com o professor de matemática possíveis caminhos para aplicação do estudo de recorrências e indução finita no ensino médio. Queremos levar o professor juntamente com seus alunos a construir um modelo para determinar o menor número de jogadas necessárias para conclusão do jogo, aplicando os conceitos de indução e recorrência em outros problemas. Tudo o que é tratado neste trabalho tem o auxílio de abordagens lúdicas. Os resultados obtidos devem estar mais próximos às resoluções ideais do quebra-cabeça para chegar à percepção se o conceito do princípio da indução finita e relação de recorrência foram bem absorvidos. Com isso, o trabalho aqui apresentado tem por compromisso visionar a forma que podem ser tratados os conceitos na graduação, percebendo que a ferramenta lúdica facilita o aluno da educação básica a compreender os conteúdos matemáticos e resolver problemas, além de procurar estabelecer um diálogo entre as abordagens feitas no ensino superior e básico
Abstract: The purpose of this work is to present a modern perspective on games to secondary level teachers in basic education, with the aim of approaching some concepts worked on at higher education that could be applied in basic education. Topics such as the principle of finite induction and linear recurrences can be treated in high school with the aid of games, with the purpose of reducing the gap of existing conceptual approaches between high school and higher education. In this regard, questions were elaborated based on the rule of a famous game known as “Tower of Hanoi”, created by the Frenchman Édouard Lucas. The concepts of mathematical induction and the recurrence relation are introduced from the patterns observed in the game, that is, how each move is constituted in relation to the previous move. Such subjects are used to demonstrate elementary properties of mathematics that are relevant to high school. This method consists in the historical presentation of the “Tower of Hanoi” and then the beginning of the game. A detailed teaching proposal is presented for application in the classroom. The goal of the proposal is to work with the mathematics teacher on possible ways to apply the study of recurrences and finite induction in high school. We want to take teachers along with their students to build a model to determine the smallest number of moves necessary to complete the game, applying the concepts of induction and recurrence in other problems. Everything that will be dealt with in this work will have the assistance of ludic approaches. The results obtained should be closer to the ideal puzzle resolutions to reach the perception if the concept of the principle of finite induction and the recurrence relation were well absorbed. So, the work presented here is committed to envisioning the way in which concepts can be treated in graduation, realizing that the ludic tool facilitates basic education students to understand mathematical content and solve problems, in addition to criticizing the approaches taken in higher and basic teaching.
Palavras-chave: Tower of Hanoi
High school
Linear Recurrences
Finite Induction
Logical Reasoning Olympiad
Jogos em educação matemática
Indução (Matemática)
Matemática - Estudo e ensino
Torre de Hanói
Ensino Médio
Recorrências Lineares
Indução Finita
Olimpíada de Raciocínio Lógico
Área(s) do CNPq: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Tecnologia e Ciências::Instituto de Matemática e Estatística
Programa: Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT)
Citação: SILVA, Fabrício Santos. Torre de Hanói no estudo de recorrência e indução finita para o Ensino Médio. 2022. 74f. Dissertação( Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/20410
Data de defesa: 16-Dez-2022
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Rede Nacional em Matemática (PROFMAT)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Fabrício Santos Silva - 2022 - Completa.pdfDissertação completa1,48 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.