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Tipo do documento: Tese
Título: Residências Multiprofissionais em Saúde como cenários de implementação da educação interprofissional
Título(s) alternativo(s): Multiprofessional Residencies in Health as scenarios for the implementation of interprofessional education
Autor: Sarmento, Lidiane de Freitas 
Primeiro orientador: França, Tania
Primeiro coorientador: Magnago, Carinne
Primeiro membro da banca: Oliveira, Fabiano Saldanha Gomes de
Segundo membro da banca: Watanabe, Helena Akemi Wada
Terceiro membro da banca: Freire Filho, José Rodrigues
Quarto membro da banca: Medeiros, Katia Rejane de
Resumo: As complexas demandas de saúde da sociedade contemporânea exigem a construção de um perfil profissional e uma força de trabalho em saúde mais integrada. A Educação Interprofissional em Saúde (EIP) para a prática colaborativa centrada no paciente vem sendo globalmente reconhecida como estratégia capaz de fomentar mudanças na formação e melhorar os resultados em saúde. Pautada pela integração ensino-serviço-comunidade e pela formação para o trabalho em equipe, buscando superar a tendência da atuação profissional isolada e fragmentada, a Residência Multiprofissional em Saúde (RMS) constitui-se modalidade de educação em serviço favorável ao desenvolvimento de competências colaborativas interprofissionais. Nesta compreensão, esta tese objetivou analisar o contexto educacional de programas de RMS na perspectiva da EIP e das práticas colaborativas em saúde. Para isso, realizou-se um estudo de casos múltiplos, multimétodo, exploratório e descritivo, entre março e novembro de 2020, com 86 atores de três programas de RMS do município do Rio de Janeiro. Os dados foram coletados por meio de pesquisa bibliográfica sobre o tema da EIP nas RMS; análise documental dos projetos político-pedagógicos (PPP) dos programas; survey online e aplicação da Escala Jefferson de Atitudes Relacionadas à Colaboração Interprofissional (EJARCI) aos residentes e preceptores; e entrevistas semiestruturadas online com os coordenadores dos cursos. A análise e a conjugação dos dados foram orientadas pelo referencial teórico-metodológico da EIP. As publicações encontradas na pesquisa bibliográfica são majoritariamente relatos de experiência que avaliaram os impactos da adoção de estratégias de EIP, estudos de percepção dos residentes sobre a atuação interprofissional, e análises de PPP. Neste estudo, a partir da análise documental, verificou-se que os PPP dos três programas de RMS se aproximam dos preceitos da EIP, porém não apresentam uma estruturação padronizada e orientada para o desenvolvimento de competências interprofissionais. A análise da EJARCI demonstrou atitude favorável para a colaboração interprofissional de todos os atores, sem diferenças estatísticas entre as variáveis estudadas. O survey e entrevistas indicaram que as RMS configuram-se como cenários educacionais potentes para a aquisição de competências colaborativas, uma vez que promovem a comunicação e trocas de conhecimentos entre diferentes profissionais a partir de atividades integradoras e metodologias de ensino contextuais que visam à integralidade do cuidado. As barreiras que limitam o sucesso da EIP nas RMS poderiam ser mitigadas por meio de qualificação de docentes e preceptores, reorganização da carga horária de trabalho dos residentes, aprofundamento do uso de metodologias interativas, maior interação com a residência médica, e diversificação dos cenários e atividades que propiciem a integração interprofissional.
Abstract: The complex health demands of contemporary society require the construction of a professional profile and a more integrated health workforce. Interprofessional Education (IPE) for patient-centered collaborative practice has been globally recognized as a strategy capable of fostering changes in training and improving health outcomes. Guided by the teaching-service-community integration and training for teamwork, seeking to overcome the trend of isolated and fragmented professional performance, the Multiprofessional Residency in Health (RMS) constitutes a modality of in-service education that favors the development of interprofessionals collaborative skills. This thesis aimed to analyze the educational context of RMS programs from the perspective of EIP and collaborative practices in health. For this, a multi-method, exploratory and descriptive study of multiple cases was carried out between March and November 2020, with 86 actors from three RMS programs in the city of Rio de Janeiro. Data were collected through bibliographic research on the theme of EIP in the RMS; documentary analysis of the political-pedagogical projects (PPP) of the programs; online survey and application of the Jefferson Scale of Attitudes Related to Interprofessional Collaboration (EJARCI) to residents and tutors; and semi-structured online interviews with course coordinators. The analysis and combination of data were guided by the theoretical-methodological framework of the EIP. The publications found in the bibliographic research are mostly experience reports that evaluated the impacts of adopting EIP strategies, studies on the perception of residents about interprofessional performance, and PPP analyses. From the documental analysis, it was verified that the PPP of the three RMS programs are close to the EIP precepts, but they do not present a standardized structure oriented to the development of interprofessional competences. The EJARCI analysis showed a favorable attitude towards the interprofessional collaboration of all actors, with no statistical differences between the studied variables. The survey and interviews indicated that the RMS are configured as powerful educational scenarios for the acquisition of collaborative skills, as they promote communication and knowledge exchange between different professionals from integrative activities and contextual teaching methodologies that aim care integrality. The barriers that limit the success of EIP in the RMS could be mitigated through the qualification of teachers and tutors, reorganization of the workload of residents, deepening the use of interactive methodologies, greater interaction with medical residency, and diversification of scenarios and activities that promote interprofessional integration.
Palavras-chave: Health professional Development
Human Resources Development
Internship and Residency
Multiprofessional Residency in Health
Interprofessional education
Formação profissional em saúde
Formação de recursos humanos
Internato e residência
Residência Multiprofissional em Saúde
Educação Interprofissional em Saúde
Capacitação de Recursos Humanos em Saúde
Pessoal de saúde
Área(s) do CNPq: CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro Biomédico::Instituto de Medicina Social Hesio Cordeiro
Programa: Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva
Citação: SARMENTO, Lidiane de Freitas. Residências Multiprofissionais em Saúde como cenários de implementação da educação interprofissional. 2022.172 f. Tese (Doutorado em Saúde Coletiva) - Instituto de Medicina Social Hesio Cordeiro, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/20411
Data de defesa: 1-Fev-2022
Aparece nas coleções:Doutorado em Saúde Coletiva

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