Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/20412
Tipo do documento: Dissertação
Título: Ensino de arte e museus: diálogos entre práticas decoloniais
Título(s) alternativo(s): Teaching of art and museums: dialogues between decolonial practices
Autor: Pereira, Carolina Marques Garcia Fernandes 
Primeiro orientador: Arcuri, Christiane de Faria Pereira
Primeiro membro da banca: Costa, Ana Valéria De Figueiredo da
Segundo membro da banca: Nakamuta, Adriana Sanajotti
Resumo: Atualmente, o processo educacional ocorre nos mais diferentes espaços, dentre outros nos patrimônios culturais das cidades, como nos museus do Rio de Janeiro, em especial, o Museu Nacional de Belas Artes/MNBA; o Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro/MAM; e o Museu de Arte do Rio/MAR. O objetivo principal deste estudo é compreender como as práticas educativas no ensino de Arte na educação básica – como em uma escola no bairro de Ramos, Zona Norte carioca, - relacionam-se com as narrativas imagéticas dos acervos museais de tais instituições. Como hipóteses, procura-se constatar como compreendem-se as possibilidades metodológicas de uma educação decolonial no ensino das Artes considerando os acervos museais como espaços de diálogos curriculares? Em que medida os acervos dos museus de Arte podem ser considerados para a formação crítica do imaginário cultural dos estudantes? Como justificativa, a pesquisa contribui para (outras) novas estratégias metodológicas de modo que o ensino de Arte e os museus da cidade favoreçam diálogos com perspectivas decoloniais (MIGNOLO, 2018; WALSH, 2019); de pertencimento e de ecologia de saberes (SANTOS, 2018). Como decorrência da pesquisa, o Produto Educacional “Ensino e os museus de Arte: saberes entre instituições” foi voltado aos estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental, entre os anos de 2022 e 2023, e composto por dois Artefatos: uma Oficina (com quatro Encontros extraclasse) que propôs um processo reflexivo crítico acerca da constituição dos acervos de cada um dos museus de Arte citados e um Catálogo virtual de um Museu Imaginário composto com obras de arte selecionadas pelos estudantes e reorganizadas de acordo com as temáticas enfatizadas por tais obras em detrimento da valorização das narrativas nacionais. Como metodologia, foi utilizada a abordagem de pesquisa qualitativa com o desenvolvimento de oficinas temáticas e a revisão de literatura. No primeiro capítulo, a pesquisa aborda a formação do currículo de Arte na educação escolar considerando das leis educacionais vigentes à abordagem triangular (BARBOSA, 2012); assim como considera os acervos museais (SUANO, 1986) e as recorrências das narrativas europeizantes no ensino de Artes (RIBEIRO, 2021). No capítulo dois, há a pesquisa dos processos metodológicos nos livros didáticos do PNLD (2020-2023) e de Produtos educacionais sobre o tema a fim de que haja o mapeamento das possibilidades de conexões entre os museus de Arte e a educação escolar; os demais capítulos que se seguem, ficaram voltados a aplicação do Produto educacional (MALRAUX, 2015) e análise dos dados obtidos no questionário aplicado, além da Oficina e do Catálogo virtual de Artes, propriamente ditos.
Abstract: Currently, the educational process takes place in the most different spaces, among others in the cultural heritage of cities, such as in the museums of Rio de Janeiro, in particular, the National Museum of Fine Arts/MNBA; the Museum of Modern Art of Rio de Janeiro/MAM; and the Museu de Arte do Rio/MAR. The main objective of this study is to understand how the educational practices in the teaching of Art in basic education – as in a school in the neighborhood of Ramos, in the North Zone of Rio de Janeiro, - are related to the imagery narratives of the museum collections of such institutions. As hypotheses, we try to find out how to understand the methodological possibilities of a decolonial education in the teaching of the Arts, considering museum collections as spaces for curricular dialogues? To what extent can the collections of art museums be considered for the critical formation of students' cultural imagination? As justification, the research contributes to (other) new methodological strategies so that Art teaching and the city's museums favor dialogues with decolonial perspectives (MIGNOLO, 2018; WALSH, 2019); of belonging and ecology of knowledge (SANTOS, 2018). As a result of the research, the Educational Product “Teaching and Art museums: knowledge between institutions'' was aimed at students in the final years of Elementary School, between the years 2022 and 2023, and consisted of two Artifacts: a Workshop (with four Extraclass Meetings) which proposed a critical reflective process about the constitution of the collections of each of the cited Art museums and a virtual Catalog of an Imaginary Museum composed with works of art selected by the students and reorganized according to the themes emphasized by such works to the detriment of valuing national narratives. As a methodology, a qualitative research approach was used with the development of thematic workshops and a literature review. In the first chapter, the research addresses the formation of the Art curriculum in school education considering the current educational laws to the triangular approach (BARBOSA, 2012); just as it considers museum collections (SUANO, 1986) and the recurrences of Europeanizing narratives in the teaching of Arts (RIBEIRO, 2021). In chapter two, there is the research of the methodological processes in the PNLD textbooks (2020-2023) and in Educational Products on the subject in order to map the possibilities of connections between art museums and school education; the other chapters that follow are focused on the application of the Educational Product (MALRAUX, 2015) and analysis of the data obtained in the applied questionnaire, in addition to the Workshop and the Virtual Arts Catalog, themselves.
Palavras-chave: Visual arts curriculum
Basic education
Methodological practices
Currículo de artes visuais
Educação básica
Práticas metodológicas
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira
Programa: Programa de Pós-Graduação de Ensino em Educação Básica - CAp UERJ
Citação: PEREIRA, Carolina Marques Garcia Fernandes. Ensino de Arte e museus: diálogos entre práticas decoloniais. Rio de Janeiro, 2023. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino em Educação Básica) – Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/20412
Data de defesa: 21-Jun-2023
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional de Ensino em Educação Básica - CAp UERJ

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Carolina Marques Garcia Fernandes Pereira - 2023 - Completa.pdf2,09 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.