Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/20414
Tipo do documento: Dissertação
Título: Divisão por frações: compreensão profunda da matemática fundamental de futuros professores de matemática
Título(s) alternativo(s): Division by fractions: deep understanding of fundamental mathematics of future mathematics teachers
Autor: Branquinho, Lorena Rosa 
Primeiro orientador: Brião, Gabriela Félix
Primeiro membro da banca: Cunha, Sueli Ferreira da
Segundo membro da banca: Gonçalves Júnior, Marcos Antonio
Resumo: O ensino de frações é um tema bastante complexo na Educação Básica, situa-se numa fase de transição entre os anos iniciais e finais do Ensino Fundamental, nos quais a rotina e contexto escolar são diferentes. À medida em que o ensino de frações avança demanda bases sólidas para se desenvolver. A chegada da divisão por frações, uma operação que engloba os números fracionários e a divisão, muitas vezes, se torna um grande desafio não apenas para alunos, mas também para os professores. Esta pesquisa dá sequência a uma investigação sobre o ensino de frações que consistiu na análise de seis coleções de livros didáticos aprovados pelo PNLD 2019-2022 para o quarto e o quinto anos do Ensino Fundamental, acerca do conceito por frações. Como principal referencial teórico utiliza-se uma pesquisa de Liping Ma na qual ela desenvolve o conceito de Compreensão Profunda da Matemática Fundamental (CPMF). Com foco no conhecimento do professor sobre o ensino da divisão por frações busca-se propiciar desafios (contribuir para) o conhecimento sobre divisão por frações a partir de uma investigação do que os futuros professores de matemática compreendem, possibilitando que eles conheçam um outro papel docente, o de um professor que tem um conhecimento profundo sobre o tema. Por se tratar de um Mestrado Profissional, um dos requisitos para titulação é a produção de um Produto Educacional (PE), neste caso, um curso destinado a (futuros) professores que ensinam matemática. Um protótipo deste PE foi realizado em uma turma da Licenciatura em Matemática da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) que forneceu apontamentos relevantes contribuindo para que se tornasse um curso de extensão. No contexto e condições (ensino remoto e período de pandemia) de realização dos encontros não foram encontrados indícios claros de CPMF no grupo de cursistas.
Abstract: The teaching of fractions is a very complex topic, it is located in a transition phase between the initial and final years of Elementary School, in which the routine and school context are different. As the teaching of fractions advances, it demands solid foundations to develop. The arrival of fraction division, an operation that encompasses fractional numbers and division, often becomes a major challenge not only for students but also for teachers. This research continues an investigation on the teaching of fractions that consists of the analysis of six collections of textbooks approved by the PNLD 2019-2022 for the fourth and fifth years of Elementary School, about the concept of fractions. As the main theoretical reference, a research by Liping Ma is used, in which she develops the concept of Deep Understanding of Fundamental Mathematics (CPMF). Focusing on the teacher's knowledge about the teaching of division of fractions, it seeks to provide challenges (contribute to) the knowledge about division by fractions from an investigation of what future mathematics teachers understand, allowing them to know another teaching role, that of a professor who has a deep knowledge of the subject. As it is a Professional Master's, one of the requirements for a degree is the production of an Educational Product (EP), in this case, a course intended for (future) teachers who teach mathematics. A prototype of this EP was carried out in a class of the Mathematics Degree at the University of the State of Rio de Janeiro (UERJ) that provided relevant notes for the course under construction. In the context and conditions (remote teaching and pandemic period) in which the meetings were held, no clear evidence of CPMF was found in the group of course participants.
Palavras-chave: Mathematics teaching
Fraction division
Educação matemática
Divisão por frações
Conhecimento do professor
Teacher knowledge
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira
Programa: Programa de Pós-Graduação de Ensino em Educação Básica - CAp UERJ
Citação: BRANQUINHO, L. R. Divisão por frações: compreensão profunda da matemática fundamental de futuros professores de matemática. 2023. 93 f. Dissertação (Mestrado em Ensino em Educação Básica) – Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/20414
Data de defesa: 16-Fev-2023
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional de Ensino em Educação Básica - CAp UERJ

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Lorena Rosa Branquinho - 2023 - Completa.pdf906,77 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.