Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/20416
Tipo do documento: Dissertação
Título: Projeto de Correção de Fluxo no Rio de Janeiro: Reflexões de uma professora de História, de sua atuação em turmas de aceleração
Título(s) alternativo(s): Flow Correction Project in Rio de Janeiro: reflections of a history teacher on her role in acceleration classes
Autor: Mourão, Rebeca Pimentel 
Primeiro orientador: Cabral, Maria Aparecida da Silva
Primeiro membro da banca: Rocha, Helenice Aparecida Bastos
Segundo membro da banca: Sanches, Maria Cecilia
Resumo: Esta dissertação versa sobre os projetos de correção de fluxo instituídos, no município do Rio de Janeiro, a partir da minha experiência como professora de História em tais projetos. Esses projetos fazem parte de uma política pública educacional voltada à garantia da permanência de crianças e adolescentes que apresentam a distorção idade e ano de escolaridade, sendo uma realidade em diversos municípios brasileiros em atendimento às determinações da LDB de 1996. A investigação que realizamos analisa a sua finalidade como projeto, seus significados políticos e sociais, bem como sua metodologia pedagógica, a partir de dados da sétima CRE. Focaliza ainda, a questão da atuação dos professores como mediadores da implementação de um currículo de aceleração, considerando a óptica interdisciplinar ao abordar os temas transversais das disciplinas básicas do ensino fundamental. Para isso, mobiliza-se autores do campo do currículo, visando o entendimento da construção das políticas públicas educacionais e do campo da história das disciplinas escolares, que problematizam a relação entre a configuração do conhecimento disciplinar e suas finalidades na educação. A legislação educacional, os materiais produzidos no âmbito da SME, os cadernos pedagógicos e as conversas com os professores que atuam em classes de aceleração nesse projeto foram usados como fontes documentais. Como resultado desta investigação, constata-se a produção de novos sentidos para os fazeres docentes no âmbito do referido projeto.
Abstract: This dissertation deals with the flow correction projects instituted in the city of Rio de Janeiro, based on my experience as a History teacher in such projects. Such projects are part of an educational public policy aimed at guaranteeing the permanence of children and adolescents who present the age and schooling distortion, being a reality in several Brazilian municipalities in compliance with the determinations of the 1996 LDB. its purpose as a project, its political and social meanings, as well as its pedagogical methodology, based on data from the seventh CRE. It also focuses on the issue of teachers' role as mediators in the implementation of an acceleration curriculum, considering an interdisciplinary perspective when addressing the transversal themes of the basic disciplines of fundamental education. For this, authors from the curriculum field are mobilized, aiming at understanding the construction of educational public policies and the field of the history of school subjects, which problematize the relationship between the configuration of disciplinary knowledge and its purposes in education. Educational legislation, materials produced within the scope of the SME, pedagogical notebooks and conversations with teachers who work in acceleration classes in this project were used as documentary sources. As a result of this investigation, the production of new meanings for the teaching activities within the scope of the referred project can be verified.
Palavras-chave: Flow correction projects
Educational public policies in RJ
History teaching
Interdisciplinarity
Resume
Projetos de correção de fluxo
Políticas públicas educacionais no RJ
Ensino de história
Interdisciplinaridade
Currículo
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino de História (PROFHISTORIA)
Citação: MOURÃO, Rebeca Pimentel. Projeto de Correção de Fluxo no Rio de Janeiro: reflexões de uma professora de História sobre sua atuação em turmas de aceleração. 2022. 78 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Rede Nacional PROFHISTORIA) – Faculdade de Formação de Professores, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/20416
Data de defesa: 19-Dez-2022
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Ensino de História (PROFHISTORIA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Rebeca Pimentel Mourão - 2022 - Completa.pdfDocumento principal1,58 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.