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Tipo do documento: Dissertação
Título: A Universal como ator político: a relação entre o pragmatismo da IURD e a retórica online de Crivella nas eleições do Rio de 2014 e 2016
Título(s) alternativo(s): The Universal as a political player: the relationship between the IURD pragmatism and Marcelo Crivella’s campaing rhetoric, in 2014 and 2016 Rio de Janeiro’s elections
Autor: Cunha, Vanessa Cristine Cardozo 
Primeiro orientador: Aldé, Alessandra
Primeiro membro da banca: Matheus, Leticia Cantarela
Segundo membro da banca: Vasconcellos, Fábio Souza
Terceiro membro da banca: Figueredo Filho, Valdemar
Resumo: Esta dissertação tem por objetivo investigar a relação entre a atuação política da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) e a retórica online de Marcelo Crivella (PRB), nos pleitos cariocas de 2014 e 2016. Em outras palavras, este trabalho procura responder à seguinte questão: até que ponto o pragmatismo da IURD, ilustrado pela retórica online de Crivella nessas eleições, reflete uma estratégia política e a caracteriza como príncipe? Com base nessa reflexão, ao utilizar como revisão bibliográfica as obras de Mariano (1999), Maquiavel (2003), Santos & Aires (2017) e Vital da Cunha et al. (2016), pretende-se: i) investigar a atuação dessa hidra a partir de suas cabeças política e midiática; ii) analisar a relação entre a IURD e o personalismo de seus candidatos em campanhas eleitorais; iii)identificar as estratégias de persuasão empregadas pela Universal, através da retórica online de Crivella nas referidas disputas eleitorais; iv) a partir da análise empírica das estratégias comunicacionais, teorizar sobre o pragmatismo iurdiano e a construção da imagem pública desse político ao longo do tempo. Para tanto, desenvolve-se uma metodologia baseada na análise quanti-qualitativa (CERVI, 2008) das estratégias de persuasão empregadas pelo candidato, no Facebook, durante o segundo turno dessas disputas eleitorais, nos períodos de 05 a 25 de outubro de 2014 e de 05 a 25 de outubro de 2016. Como conclusão, infere-se que IURD atua como um partido-príncipe, valendo-se de seus meios comunicacionais e político-partidários para viabilizar o seu plano de poder.
Abstract: This study aims to comprehend the Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) role as a political player, taking into account Marcelo Crivella’s campaing rhetoric, in 2014 and 2016 Rio de Janeiro’s elections. This work intends to answer the following question: to which extent the IURD’s political strategy, illustrated by Crivella’s online campaign rhetoric, along Rio´s 2014 and 2016 elections, reflect a political strategy that can characterize the IURD as prince? In this context, based on Mariano (1999), Maquiavel (2003), Santos & Aires (2017) and Vital da Cunha et al. (2003) works, it was intended: i) to investigate the IURD’s performance from the political and media heads of this hydra; ii)to analyse the relationship between the IURD and the personalism of their politics; iii) to identify the online persuasion strategies used by this organization to boast its political power; iv)from that empirical analysis to think about the IURD pragmatic usage as a ways of conquering and maintaining power. In order to do that, a methodology based on quanti-qualitative analysis (CERVI, 2009) was developed, combining the campaign-used expressions’ mapping and monitoring with the online tool Wordle to the candidate’s persuasion strategies qualitative analysis. The candidate’s Facebook persuasion campaigns in Rio’s 2014 and 2016 runoffs were studied in that matter. As a central hypothesis, it can be said the IURD acts as a prince party, using its own communication and political party influence to carry on its power plan.
Palavras-chave: Neopentecostalism
Rhetoric online
Political player
Campaing online
Political strategies
Neopentecostalismo
Gestão das aparências online
Políticas de resultado
Pragmatismo
Retórica online
Ator político
Eleições 2014 e 2016
Área(s) do CNPq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Comunicação Social
Programa: Programa de Pós-Graduação em Comunicação
Citação: CUNHA, Vanessa Cristine Cardozo. A Universal como ator político: a relação entre o pragmatismo da IURD e a retórica online de Crivella nas eleições do Rio de 2014 e 2016. 2018. 201 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Faculdade de Comunicação Social, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 2018.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/20420
Data de defesa: 15-Mai-2018
Aparece nas coleções:Mestrado em Comunicação

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