Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/20422
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Conectando Palavras, Transformando o Mundo: O podcast como Ferramenta educacional para a Autoexpressão |
Título(s) alternativo(s): | Connecting Words, Transforming the World: The Podcast as an Educational Tool for Self-Expression |
Autor: | Mattos, Érica Machado ![]() |
Primeiro orientador: | Oliveira, Marcia Lisboa Costa de |
Primeiro membro da banca: | Sampaio, Thais Fernandes |
Segundo membro da banca: | Pereira, Maria Betânia Almeida |
Resumo: | Neste trabalho, pretende-se enfatizar a importância do trabalho com gêneros orais, especialmente através da mídia podcast, (LUIZ, 2010, 2014; PRIMO, 2005) no ensino de língua portuguesa, tendo em vista o desenvolvimento de capacidades e conhecimentos que favoreçam sua inserção como produtores de conteúdos nas culturas digitais (SANTAELLA, 2014). Os podcasts demonstraram ser uma ótima ferramenta para pensar a educação, podendo ser explorado para além dos espaços escolares, haja vista que difunde os mais variados assuntos em uma diversidade de programas. Assim, à luz das contribuições teóricas de Mikhail Bakhtin, Luiz Antônio Marcuschi, Schneuwly e Dolz, entre outros, intenta-se refletir sobre as novas formas de construção de sentido possibilitadas pelas Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (MORAN, 1999) e os multiletramentos (KALANTZIS, COPE, PINHEIRO, 2020), pensando-se a relevância de sua inserção nos processos de ensino-aprendizagem. A proposta teórico-metodológica apresentada, materializada em um caderno pedagógico para estudantes do segundo segmento do ensino fundamental, propõe a reflexão acerca de temáticas abordadas em podcasts de real circulação social, bem como a análise de sua composição e estilo. As atividades formuladas no caderno pedagógico “Podcasts: conectando palavras, transformando o mundo – atividades pedagógicas para ouvir e criar” buscam favorecer a autoexpressão na modalidade oral, propiciando formas de apropriação discursiva nas diferentes situações de uso da língua. Sendo assim, como parte dos resultados gerados por esta pesquisa, espera-se contribuir para desenvolvimentos da oralidade, articulada aos multiletramentos, proporcionando uma experiência de produção de podcasts, através de gêneros digitais orais de grande circulação no contexto cultural contemporâneo. |
Abstract: | In this work, the intention is to emphasize the importance of working with oral genres, especially through podcast media, (LUIZ, 2010, 2014; PRIMO, 2005) in Portuguese language teaching, in view of developing skills and knowledge that favor its insertion as content producers in digital cultures (SANTAELLA, 2014). Podcasts have proved to be a great tool for thinking about education, and can be explored beyond school spaces, given they broadcast the most varied subjects in a variety of programs. Thus, in the light of the theoretical contributions of Mikhail Bakhtin, Luiz Antônio Marcuschi, Schneuwly and Dolz, among others, we intend to reflect on new ways of meaning making which were made possible by the Digital Technologies of Information and Communication (MORAN, 1999) and the multiliteracies. (KALANTZIS, COPE, PINHEIRO, 2020), considering the relevance of their insertion in the teaching-learning processes. The theoretical-methodological proposal presented, materialized in a pedagogical notebook for students of the second segment of elementary school, proposes a reflection on themes addressed in podcasts of real social circulation, as well as the analysis of their composition and style. The activities formulated in the pedagogical notebook “Podcasts: Connecting Words, Transforming the World – Pedagogical Activities to Listen and Create” seek to favor self-expression in the oral modality, providing forms of discursive appropriation in different situations of language use. Therefore, as part of the results generated by this research, it is expected to contribute to the development of orality, articulated to multiliteracies, providing an experience of producing podcasts, through oral digital genres of wide circulation in the contemporary cultural context. |
Palavras-chave: | Multiliteracies Oral genres Digital culture Podcasts Multiletramentos Gêneros orais Cultura digital Podcasts |
Área(s) do CNPq: | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Letras, Mestrado Profissional em Rede Nacional (PROFLETRAS) - FFP |
Citação: | MATTOS, Érica Machado. Conectando Palavras, Transformando o Mundo: O podcast como Ferramenta educacional para a Autoexpressão. 2022. 123 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) – Faculdade de Formação de Professores, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2022. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/20422 |
Data de defesa: | 24-Nov-2022 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional (PROFLETRAS) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação - Érica Machado Mattos - 2022 - Completa.pdf | Documento principal | 3,26 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.