Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/20431
Tipo do documento: Dissertação
Título: Xadrez e o aprendizado da matemática
Título(s) alternativo(s): Chess and mathematical learning
Autor: Santos, Thiago Lopes Verbicário dos 
Primeiro orientador: Carneiro, Fernando Araújo
Primeiro membro da banca: Silva, Jaime Velasco Câmara da
Segundo membro da banca: Menezes, Mauro Benayon
Resumo: O xadrez é visto como um esporte da mente, um jogo que utiliza muito do raciocínio. Sob esse olhar, vamos investigar em que se relaciona com a matemática e ao processo ensino-aprendizagem de maneira geral, e vislumbrar se o xadrez pode ser utilizado para ajudar no aprendizado da matemática de alguma maneira, procurando verificar se a criatividade e lógica trabalhada no xadrez é aplicada nos exercícios de matemática, através do uso de uma pesquisa qualificativa com jogadores da área, tanto matemáticos quanto não-matemáticos, como também de uma pesquisa descritiva e bibliográfica de assuntos relacionados, tanto feitas através de publicações de dissertações e teses na área de educação e educação matemática, quanto em publicações de jogadores de referência do esporte. Buscando entender a viabilidade financeira do uso desse jogo como ferramenta educacional, tanto para o ensino particular, como também para o público. Feito devidamente esse link, pudemos identificar se o xadrez pode ser uma ferramenta para ser utilizada a fim de facilitar a aprendizagem do aluno.
Abstract: Chess is seen as a sport of the mind, a game that uses a lot of reasoning. From this perspective, let's investigate where it relates to mathematics and the teaching-learning process in general and to see if chess can be used to help in learning math in some way trying to verify if creativity and logic worked in chess is applied in math exercises through the use of a qualifying survey with players in the field, both mathematicians and non-mathematicians as well as a descriptive and bibliographic research of related subjects both done through of dissertations and theses in the area of education and mathematics education and in publications by reference players in the sport. Seeking to understand the financial feasibility of using this game as an educational tool, both for private and public education. Once this link is done properly, we can identify if chess can be a tool to be used to facilitate student learning.
Palavras-chave: Chess
Mathematics Education
Board Game
Jogos em Educação matemática
Xadrez
Matemática recreativa
Educação Matemática
Jogo de tabuleiro
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Tecnologia e Ciências::Instituto de Matemática e Estatística
Programa: Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT)
Citação: SANTOS, Thiago Lopes Verbicário dos. Xadrez e o aprendizado da matemática. 2022. 97 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT) - Instituto de Matemática e Estatística, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/20431
Data de defesa: 28-Set-2022
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Rede Nacional em Matemática (PROFMAT)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Thiago Lopes Verbicário dos Santos - 2022 - Completa.pdfDissertação completa5,75 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.