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Tipo do documento: Dissertação
Título: De boca a ouvido, Nei Lopes: performances da escrita do griot do Irajá
Título(s) alternativo(s): De bouche à oreille, Nei Lopes: performances de l’écriture du griot de Irajá
Autor: Carvalho, Rachel Marques 
Primeiro orientador: Rocha, João Cezar de Castro
Primeiro membro da banca: Samyn, Henrique Marques
Segundo membro da banca: Silva, Fernanda Felisberto da
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo discutir a estética da escrita de Nei Lopes tanto como griot e tradicionalista brasileiro quanto como sinônimo da estética literária da Literatura Negro-brasileira. Sob a luz de Cuti, busca-se compreender as performances das escritas negro-brasileiras e suas características. Aqui, essas são representadas pelo romance Rio Negro, 50 e devem ser recebidas e classificadas como manifestações culturais das identidades afro-diaspóricas. Nesse sentido, revisitam-se os ensinamentos de Amadou Hampaté Bâ, ressaltando as características dos griots tradicionalistas, dos griots dielis e dos tradicionalistas-doma. A partir de Molefi Keté Asante, interpreta-se a linguagem literária de Nei Lopes como afrocentrada, na medida em que se compromete com a construção de subjetividades e com a perpetuação da ancestralidade afro-diaspórica. Em Leda Maria Martins, está o arcabouço teórico que possibilitou compreender que as performances literárias do griot do Irajá representam manifestações genuinamente afro-diaspóricas. Desta maneira, busca-se, em especial, evidenciar que as análises eurocentradas não dão conta de teorizar as escritas afro-diaspóricas
Abstract: Ce projet a le but de discuter à propos de l’esthétique littéraire de l’écriture de Nei Lopes en le reconnaissant comme griot et tradicionaliste Brésilien et comme synonyme de l’eshétique littéraire de la Littérature Afro-brésilienne. D’après les enseignements de Cuti à propos de la Littérature Afro-brésilienne, on essaye de comprendre l’eshtétique de Nei Lopes et ses caractéristiques en analysant Rio Negro, 50 et en suggerant que cettes caractéristiques doivent être lues et classifiées comme des manifestations culturelles des identités afro-descendantes. On a repris aussi les enseignements d’Amadou Hampaté Bâ en remarquant les caractéristiques des griots traditionalistes, des griots dielis et des traditionalistes-doma. À partir de la théorie de Molefi Keté Asante, on a compris le language littéraire de Nei Lopes comme afrocentré, au point que nous y identifions l’engagement de construire des subjectivités et de perpétuer les traditions des ancêtres afro-diasporiques. Dans les écrits de Leda Maria Martins, on a trouvé des références théoriques qui ont permis qu’on comprenne que les performances littéraires du griot de Irajá sont des vraies répresentations des cultures afro-diasporiques. Ainsi, on a essayé, en particulier, de faire évident que les analyses eurocentrées ne sont pas suffisantes dans les études des écritures afro-brésiliennes
Palavras-chave: Littérature Afro-brésilienne.
Esthétique Afro-brésilienne
Literatura Negro-Brasileira
Nei Lopes
Performance
Estética Negro-Brasileira
Lopes, Nei, 1942- – Crítica e interpretação
Lopes, Nei, 1942-. Rio negro, 50
Cultura afro-brasileira
Escritores negros
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA BRASILEIRA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Citação: CARVALHO, Rachel Marques. De boca a ouvido, Nei Lopes: performances da escrita do griot do Irajá. 2021. 104 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Instituto de Letras, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/20446
Data de defesa: 14-Jun-2021
Aparece nas coleções:Mestrado em Letras

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